DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Ontem fiz mais uma viagem grande (para mim). A ideia inicial era ir ao Dino parque, almoçar e depois ir ao Buddha Eden, mas devido a vários contratempos acabei por só ir almoçar e a seguir ao Dino parque, na Lourinhã.
- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Temperatura após 2º carregamento:
Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.
Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa.
- Saí de Coimbra a 99% (problema de carregar fora de casa) com intenções de ir ao Dino parque em primeiro lugar.
- Cheguei ao PCR de Alcobaça (no posto da BP), com cerca de 50%, acho eu. Estava desligado, como já suspeitava pelos comentários, mas como o posto aparecia ligado na miio, pensei que poderia já estar operacional, mas não. Tive que optar pelo plano B.
- Segui para o PCR do Intermarché das Caldas da Rainha, CLD-00011. Cheguei com 45% e estava um e-golf a carregar. Felizmente a senhora do mesmo estava de saída e pude pôr logo a carregar. Carreguei até 84%. A temperatura da bateria estava a meio e não mexeu, estranho, mais sobre isto abaixo.
- Em seguida fui direto almoçar porque já estava muito atrasado, em grande parte por causa dumas obras que apanhei no IC2 (nunca quis tanto andar na autoestrada como ontem ). Almocei num pequeno café/restaurante que já tinha planeado, em Moledo, chamado "Xato". Cheguei lá com 72% de bateria e a barra de temperatura subiu 1 traço.
- Depois de almoço segui para o Dino parque e cheguei lá com 70% de bateria e a temperatura desceu e voltou a ficar a meio.
- Após ver o Dino parque arranquei em direção ao PCR de Leiria, LRA-00016, onde cheguei com 29%. Após algumas peripécias com o carregamento, lá consegui carregar até aos 57%, que chegava e sobrava. Mais sobre a temperatura da bateria abaixo.
- Por fim cheguei a casa com 27%, assim:
Sobre a temperatura da bateria, fiquei intrigado com a mesma, pois no 1º carregamento não subiu traço nenhum e carreguei 39% e no 2º carreguei 28% e subiu 2 traços!
Temperatura após 1º carregamento:
Temperatura após 2º carregamento:
Olhando as imagens dá para perceber uma maior temperatura no habitáculo, mas a diferença não é muita. Portanto isto mostra que carregar a partir dos 30% é suficiente para elevar muito a temperatura da bateria e que com 45% a elevação é muito mais moderada. Claro que isto é um bocado óbvio para quem já conhece o Leaf, mas é interessante ver que apenas 15% a menos pode ter um impacto drástico na temperatura da bateria.
Já agora, desta vez não tive limitação nenhuma de potência, derivado a estar menos calor e ter feito as cargas de forma mais inteligente.
Edit: Esqueci-me de falar nos gastos. Foram os seguintes:
Carregamento no PCN CBR-00009: €6,26
Carregamento no PCR CLD-00011: €5,90
Carregamento no PCR LRA-00016: €3,65
Dá um total de €15,81 para 319,7km, ou seja, €4,95/100km. Nada mau para quem carrega fora de casa.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
No domingo passado fui ao Porto visitar Serralves. Decidi ir até lá pela autoestrada. Saí de Coimbra com 97%, quase sempre a 120km/h e cheguei lá com 16%. De facto andar a 120km/h não é muito vantajoso com o Leaf. A certa altura na viagem reparei que o consumo era de 20,4kWh/100km.
Depois fui almoçar ao café/restaurante "Padoca Valadares" em Vila Nova de Gaia, onde cheguei com 13%.
Por fim, para voltar para casa decidi ir ao PCR mais perto, que era no Pingo Doce. Aí carreguei dos 11% (acho eu) aos 92%, em 45:37 e 25,96kWh carregados. A temperatura da bateria estava a meio e subiu 2 traços, ou seja, ficou a 2 traços do vermelho. No fim do carregamento voltei para casa, mas desta vez vim por nacionais.
As médias no fim ficaram assim:
Na chegada a temperatura da bateria estava igual aquando saí do PCR.
Depois fui almoçar ao café/restaurante "Padoca Valadares" em Vila Nova de Gaia, onde cheguei com 13%.
Por fim, para voltar para casa decidi ir ao PCR mais perto, que era no Pingo Doce. Aí carreguei dos 11% (acho eu) aos 92%, em 45:37 e 25,96kWh carregados. A temperatura da bateria estava a meio e subiu 2 traços, ou seja, ficou a 2 traços do vermelho. No fim do carregamento voltei para casa, mas desta vez vim por nacionais.
As médias no fim ficaram assim:
Na chegada a temperatura da bateria estava igual aquando saí do PCR.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Bom ano a todos!
Hoje, com o carro com pouco mais de 10mil kms (eu sei, não gozem ), decidi ver quanto é que gastei em carregamentos desde que o tenho. Nos carregamentos públicos cheguei ao valor arredondado de €160. Em casa fiz poucos carregamentos, mas não sei qual foi o custo, talvez mais uns €10, se tanto. Então vamos assumir €170. Ora fazendo as contas por 100km dá €1,70. Muito bom para quem carrega fora de casa regularmente.
Claro que é preciso ter em atenção alguns detalhes. Eu quando comprei o carro os carregamentos em PCN ainda eram gratuitos. Portanto neste período, que ainda foi um ano e pouco, carreguei quase sempre gratuitamente. Depois com os pagamentos, ainda houve um período de uns alguns meses, penso eu, em que alguns postos ainda não cobravam tarifa OPC e muito menos a tarifa EGME. Portanto os carregamentos até saíam bastante baratos, especialmente em horário de vazio, que era o habitual para mim, ficando quase ao preço de casa (tarifa simples). Porém com a entrada do pagamento do OPC e mais tarde da EGME, o custo subiu um bocado. No entanto um dos PCNs aqui ao pé de casa continua sem cobrar a tarifa OPC, por isso ainda me vou safando com carregamentos a um custo bastante acessível, a uma potência de 6,6kW. Este posto tem uma suposta tarifa OPC de €0,007/min, o que para um posto de 7,2kW é muito bom. No fim de contas o custo por 100km ficaria entre €4 e €5.
Resumindo: Tive sorte.
Hoje, com o carro com pouco mais de 10mil kms (eu sei, não gozem ), decidi ver quanto é que gastei em carregamentos desde que o tenho. Nos carregamentos públicos cheguei ao valor arredondado de €160. Em casa fiz poucos carregamentos, mas não sei qual foi o custo, talvez mais uns €10, se tanto. Então vamos assumir €170. Ora fazendo as contas por 100km dá €1,70. Muito bom para quem carrega fora de casa regularmente.
Claro que é preciso ter em atenção alguns detalhes. Eu quando comprei o carro os carregamentos em PCN ainda eram gratuitos. Portanto neste período, que ainda foi um ano e pouco, carreguei quase sempre gratuitamente. Depois com os pagamentos, ainda houve um período de uns alguns meses, penso eu, em que alguns postos ainda não cobravam tarifa OPC e muito menos a tarifa EGME. Portanto os carregamentos até saíam bastante baratos, especialmente em horário de vazio, que era o habitual para mim, ficando quase ao preço de casa (tarifa simples). Porém com a entrada do pagamento do OPC e mais tarde da EGME, o custo subiu um bocado. No entanto um dos PCNs aqui ao pé de casa continua sem cobrar a tarifa OPC, por isso ainda me vou safando com carregamentos a um custo bastante acessível, a uma potência de 6,6kW. Este posto tem uma suposta tarifa OPC de €0,007/min, o que para um posto de 7,2kW é muito bom. No fim de contas o custo por 100km ficaria entre €4 e €5.
Resumindo: Tive sorte.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Senão lá vai a opção 3 do primeiro post. Extensão pela janela
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Tchi, isso já é tão velhinho.
Como referi no último comentário, eu fiz isso algumas vezes desde que tenho o carro. Porém, em princípio, não irei precisar de o fazer regularmente, visto que o posto que referi, mesmo com OPC, fica a €4/100km, basicamente. O que para mim já é bom, até porque não faço muitos kms, portanto o impacto é pequeno.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Esqueci-me de dizer também que, já na altura dos pagamentos, vários dos carregamentos que fiz não me foram cobrados. Talvez por defeito dos postos, por não estarem a comunicar com a rede. Aqui também poupei algum dinheiro. Por exemplo, tenho aqui 3 carregamentos a rondar 30kWh cada um, que ficaram a €0. Eu ainda avisei os CEMEs que os carregamentos não tinham sido cobrados, mas acabaram por ficar mesmo assim, sem ser cobrados.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Boascfvp Escreveu: ↑09 jan 2022, 21:56Esqueci-me de dizer também que, já na altura dos pagamentos, vários dos carregamentos que fiz não me foram cobrados. Talvez por defeito dos postos, por não estarem a comunicar com a rede. Aqui também poupei algum dinheiro. Por exemplo, tenho aqui 3 carregamentos a rondar 30kWh cada um, que ficaram a €0. Eu ainda avisei os CEMEs que os carregamentos não tinham sido cobrados, mas acabaram por ficar mesmo assim, sem ser cobrados.
Tenho lido este DB e gostei muito das experiências partilhaas, tenho uma questão, estou a ver alguns leafs n conecta e gostaria de saber como posso saber o estado da bateria já que pretendo comprar usado com 2/3 anos. A minha ideia é ver o carro e pedir para ver o estado da bateria julgo que isso se faz com uma app para iPhone/andróide.
Obrigado pela partilha das experiências
Obrigado
Andar a electrões é outro nivel
Kia E-Niro 64Kwh desde julho de 2021
Hyundai ioniq 28 Kwh desde março 2022
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Obrigado pelas palavras de apreço.sweatmania Escreveu: ↑06 mar 2022, 03:57Boas
Tenho lido este DB e gostei muito das experiências partilhaas, tenho uma questão, estou a ver alguns leafs n conecta e gostaria de saber como posso saber o estado da bateria já que pretendo comprar usado com 2/3 anos. A minha ideia é ver o carro e pedir para ver o estado da bateria julgo que isso se faz com uma app para iPhone/andróide.
Obrigado pela partilha das experiências
Obrigado
É possível ver o estado da bateria diretamente no carro, aqui: https://cleantechnica.com/files/2019/01 ... -range.jpg
Mas claro que com um aparelho OBD e a app LeafSpy é possível obter mais informação, que também vale a pena ver.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Hoje reparei que aquele PCN perto de minha casa passou a cobrar o OPC, mas ainda assim continua a um preço atrativo, com o kWh a custar entre €0.28 e €0.33.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
No Domingo passado fiz novamente Coimbra-Porto-Coimbra, mas desta vez fui e vim pela autoestrada. Andei quase sempre entre 100 e 120km/h. Tentei aplicar uma técnica que é a subir andar a 100km/h, em plano a 110km/h e a descer 120km/h. Parece-me que resulta bem, ou seja, consegui ir a uma boa velocidade e não estragar muito os consumos.
Saí com 98% de Coimbra e cheguei ao Porto com 31%.
Na vinda tive que carregar em PCR quase 40min, dos 31% aos 90%. Cheguei a Coimbra com 18%. A temperatura da bateria ficou a 2 traços do 1º traço vermelho, com o aumento causado pelo carregamento rápido. No fim da viagem de regresso a barra da temperatura não se mexeu, mas acredito que a temperatura possa ter subido um pouco com o andamento.
Início do carregamento em PCR na FEUP:
Fim da viagem de regresso:
Saí com 98% de Coimbra e cheguei ao Porto com 31%.
Na vinda tive que carregar em PCR quase 40min, dos 31% aos 90%. Cheguei a Coimbra com 18%. A temperatura da bateria ficou a 2 traços do 1º traço vermelho, com o aumento causado pelo carregamento rápido. No fim da viagem de regresso a barra da temperatura não se mexeu, mas acredito que a temperatura possa ter subido um pouco com o andamento.
Início do carregamento em PCR na FEUP:
Fim da viagem de regresso:
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