Pelos vistos em La La Land o regulador da California já começou a sugerir taxa para que as casas com autoconsumo mas que estejam ligadas à rede seja cobrada uma taxa por kW que a casa tenha de paineis solares!!! 8$ por kW
Impressionante o capitalismo!!!!!!
https://twitter.com/WholeMarsBlog/statu ... 5614264322
O custo da taxa é para "suportar a manutenção da rede"
Taxa Solar (Futuro hoje)
Re: Taxa Solar (Futuro hoje)
O estranho é ser a California; Ainde se fosse o Texas...
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Re: Taxa Solar (Futuro hoje)
Nos EUA já se paga taxa pela chuva.
Seja diretamente para subsidiar a rede de água pluviais, como aqui: https://www.forbes.com/sites/travisbrow ... n-maryland
Seja proibindo a captura de água da chuva que tem que se deixar escorrer para o concessionário das águas para depois lha comprar: https://www.washingtonpost.com/blogs/go ... your-home/
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- BrunoAlves
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Re: Taxa Solar (Futuro hoje)
Eu não me sinto chocado com isso (desde que no nosso caso por exemplo houvesse o contraponto da redução da TAR e não só criar um novo imposto).
Uma rede com uma quantidade cada vez maior de renováveis - particularmente solar - vai apresentar desafios cada vez mais brutais na estabilidade da alimentação, desafios esses que vão ser pagos pela rede e não (directamente) pelos particulares com renováveis.
Coisas como intermitência, estabilização da frequência e nível de tensão (inércia), compensação de energia reactiva, excesso pontual e localizado de produção (as redes estão desenhadas para fornecer energia aos "extremos", não andar com ela para trás), etc, são coisas que mais cedo ou mais tarde vão entrar na ordem do dia. Tudo isso vai exigir tecnologia que alguém tem de pagar (para alguns dos problemas, se calhar até desenvolver ainda).
Uma rede com uma quantidade cada vez maior de renováveis - particularmente solar - vai apresentar desafios cada vez mais brutais na estabilidade da alimentação, desafios esses que vão ser pagos pela rede e não (directamente) pelos particulares com renováveis.
Coisas como intermitência, estabilização da frequência e nível de tensão (inércia), compensação de energia reactiva, excesso pontual e localizado de produção (as redes estão desenhadas para fornecer energia aos "extremos", não andar com ela para trás), etc, são coisas que mais cedo ou mais tarde vão entrar na ordem do dia. Tudo isso vai exigir tecnologia que alguém tem de pagar (para alguns dos problemas, se calhar até desenvolver ainda).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Taxa Solar (Futuro hoje)
Nada de novo, embora o Brasil não seja exemplo para nada, também lá já se paga uma taxa.
https://amazonasatual.com.br/camara-apr ... gia-solar/
Agora é só os nossos governantes olharem para isso e fazerem o mesmo. E vai ser mais uma galinha dos ovos de ouro. Basta ver o crescimento que o Fotovoltaico residencial teve no nosso país desde que há o Fundo Ambiental.
https://amazonasatual.com.br/camara-apr ... gia-solar/
Agora é só os nossos governantes olharem para isso e fazerem o mesmo. E vai ser mais uma galinha dos ovos de ouro. Basta ver o crescimento que o Fotovoltaico residencial teve no nosso país desde que há o Fundo Ambiental.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
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Re: Taxa Solar (Futuro hoje)
Pelo que me lembro aqui ao lado em Espanha fizeram exatamente o contrário há coisa de 2 ou 3 anos, eliminaram a "taxa do sol" e fizeram garantir (penso até que na constituição lá do sítio) que o autoconsumo é e vai ser sempre livre de impostos e taxas.
Claro que há uma grande diferença entre autoconsumo sem injeção, com injeção, e com baterias!
Talvez se chegue a conclusão que quem quer a versão mais "barata" e flexível, que é com injeção e utilização da rede como uma "bateria", não tenha benefícios e que quem tem baterias (e certamente menos picos da rede) tenha algum benefício.
É um assunto difícil, se por um lado todos queremos energia limpa (e intermitente) também todos queremos zero cortes e problemas no fornecimento, como de resto estamos perfeitamente habituados em Portugal.
Claro que há uma grande diferença entre autoconsumo sem injeção, com injeção, e com baterias!
Talvez se chegue a conclusão que quem quer a versão mais "barata" e flexível, que é com injeção e utilização da rede como uma "bateria", não tenha benefícios e que quem tem baterias (e certamente menos picos da rede) tenha algum benefício.
É um assunto difícil, se por um lado todos queremos energia limpa (e intermitente) também todos queremos zero cortes e problemas no fornecimento, como de resto estamos perfeitamente habituados em Portugal.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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