Carregar e andar, carregar e andar, o nosso "querido" Leaf não passa disto, e ainda bem!
Na quadra de natal perdeu + de 1% em 2 ou 3 dias no SOH, e o consumo nos últimos 1000km disparou para os 17,60 kWh. Como não tenho sido simpático com o pedal em situações de atraso, não me chateia: Se anda, tem de consumir.
Nestes últimos dias no entanto o ritmo baixou, sendo que apesar do SOH estar em mínimos desde a compra o carro inicia o dia sempre com 160km+ no GOM (carrego sempre até 100%) e está estacionado agora mesmo com 147 feitos e 16% / 28 km no display ainda.
No entanto, apesar do valor ser simpático para o inverno, o que me deixou mais feliz foi este vídeo que me apareceu no feed ontem, que me deixa bastante tranquilo quanto à longevidade do LEAF:
https://www.youtube.com/watch?v=FVxEOETTWnQ
Já deverá ser vosso conhecido, mas deixo só aqui os dados que me ficaram na cabeça:
212 libras em material de desgaste nos primeiros 10 anos de vida, quase sem avarias, e 65000 milhas do Leaf (bastante otimista, e então a suspensão será original??).
4000 libras por um pack novo de bateria. (40 kWh?)
115 milhas de autonomia estimada em Auto Estrada em ambiente de inverno, 140 milhas de autonomia estimada em ambiente misto de inverno segundo o autor, o que é bem mais do que a nossa necessidade presente e futura.
O carro já poderá ter um feeling de "antique car" tal como é descrito face aos mais recentes EV, mas um pack a este preço que dure mais uns 10 anos (segundo o autor, optimista de novo?) fará todo o sentido em termos económicos para quem não precisa de mais alcance, é um preço que não me fará muita confusão em caso de necessidade daqui a alguns (muitos, espero) anos.
Nonnus Escreveu: ↑08 dez 2021, 08:01
Hoje temos exactamente o oposto. Tem baterias maiores, carregam em menos tempo com QC, e tem uma longevidade superior ao equipamento.
Para bom entendedor as coisas evoluem. O que era um dado adquirido em 2010 hoje se calhar já não é assim.
Curiosamente no video o autor refere isso face aos VE modernos: A bateria continuará operacional quando o resto do carro já necessitar de troca.