Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
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raquelbanha
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Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por raquelbanha »

Bom dia!

Venho aqui partilhar convosco e solicitar opiniões construtivas.

Tenho o meu Nissan Leaf Tekna 24kw há cerca de 1 mês nas minhas mãos. Com média de 80km por dia, carregamentos diários em casa, 1 carregamento rápido e comprei-o com pouco mais de 20mil km.
Atualmente já tem 22mil km e hoje perdeu uma das barras (vinha com 12 barras)

Do que tenho lido, parece-me demasiado cedo para perder a barra, apesar do carro já ser de 2016.
Que leitura poderei fazer deste facto e que cuidados deverei ter apartir de agora?

Obrigada
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BrunoAlves
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por BrunoAlves »

Diria que o estranho era ainda ter as 12 barras, dessa idade ;)

Na minha opinião há uma de 3 coisas que podem ter acontecido:
1 - já estava prontinha a cair e pronto, foi uma questão de tempo. Tudo normal daqui para a frente. Diria que será esta a hipótese mais provável num carro com apenas 20kkm.
2 - (e não comeces já a suar :mrgreen: ) há alguns casos conhecidos de carros que "levaram uma martelada", ou seja a degradação da bateria é muito maior do que o carro mostra porque fizeram um reset às 12 barras, mas o controlador da bateria está a reaprender a capacidade efectiva e por isso vai acabar por mostrar o número de barras real. Se for este o caso (provavelmente não é) o número de barras vai continuar a cair demasiado depressa e, se isso acontecer, terás de falar com quem te vendeu o carro. Mas, repito, é pouco provável que seja este o caso.
3 - é mais ou menos consensual que o Leaf é pessimista na estimativa da capacidade, por isso a capacidade real pode estar a ter subavaliada pelo carro. Só um teste de tomada pode esclarecer isso.

Eu diria que é a opção 1. O que não é habitual é teres um carro com 5 anos e SOH > 85%. OBD e LeafSpy são a única forma de podermos verificar melhor o que se passa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
raquelbanha
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por raquelbanha »

Realmente só tenho a dizer bem deste grupo, sempre respostas sérias, construtivas e super informadas!
Parabéns para quem mantém este fórum assim e muito obrigada Bruno Alves pela resposta esclarecedora até para mim que sou novata na coisa :)
BrunoAlves Escreveu: 27 out 2021, 09:50 Diria que o estranho era ainda ter as 12 barras, dessa idade ;)

Na minha opinião há uma de 3 coisas que podem ter acontecido:
1 - já estava prontinha a cair e pronto, foi uma questão de tempo. Tudo normal daqui para a frente. Diria que será esta a hipótese mais provável num carro com apenas 20kkm.
2 - (e não comeces já a suar :mrgreen: ) há alguns casos conhecidos de carros que "levaram uma martelada", ou seja a degradação da bateria é muito maior do que o carro mostra porque fizeram um reset às 12 barras, mas o controlador da bateria está a reaprender a capacidade efectiva e por isso vai acabar por mostrar o número de barras real. Se for este o caso (provavelmente não é) o número de barras vai continuar a cair demasiado depressa e, se isso acontecer, terás de falar com quem te vendeu o carro. Mas, repito, é pouco provável que seja este o caso.
3 - é mais ou menos consensual que o Leaf é pessimista na estimativa da capacidade, por isso a capacidade real pode estar a ter subavaliada pelo carro. Só um teste de tomada pode esclarecer isso.

Eu diria que é a opção 1. O que não é habitual é teres um carro com 5 anos e SOH > 85%. OBD e LeafSpy são a única forma de podermos verificar melhor o que se passa.
FiwiPITO
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por FiwiPITO »

BrunoAlves Escreveu: 27 out 2021, 09:50 Diria que o estranho era ainda ter as 12 barras, dessa idade ;)

Na minha opinião há uma de 3 coisas que podem ter acontecido:
1 - já estava prontinha a cair e pronto, foi uma questão de tempo. Tudo normal daqui para a frente. Diria que será esta a hipótese mais provável num carro com apenas 20kkm.


Eu diria que é a opção 1. O que não é habitual é teres um carro com 5 anos e SOH > 85%. OBD e LeafSpy são a única forma de podermos verificar melhor o que se passa.
Tendo em conta que o Meu Leaf era de 2015, e oscilava entre os 81% e os 83%, diria que Sim é muito provável que esse carro se tudo tiver como disseram os meus colegas, diria que se tudo estiver normal, sim poderá ter/tinha + de 85% e estivesse agora a cair a barra, diria que será normal, o ideal é mesmo confirmar no Leafspy, existe sempre alguém de perto para a poder ajudar nisso.

Cumps,

Fiwi.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
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75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
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Ftomas
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por Ftomas »

FiwiPITO Escreveu: 28 out 2021, 13:55
Tendo em conta que o Meu Leaf era de 2015, e oscilava entre os 81% e os 83%, diria que Sim é muito provável que esse carro se tudo tiver como disseram os meus colegas, diria que se tudo estiver normal, sim poderá ter/tinha + de 85% e estivesse agora a cair a barra, diria que será normal, o ideal é mesmo confirmar no Leafspy, existe sempre alguém de perto para a poder ajudar nisso.

Cumps,

Fiwi.
Fiwipito: Agora oscila entre os 82 e 83, são os ares da serra :D

Se fores da zona de coimbra ou cá passares tenho o Leaf spy e OBD, mas tb parece tudo normal
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BrunoAlves
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por BrunoAlves »

Esse Leaf já está em novos poisos, ele fez um upgrade :)
viewtopic.php?f=56&t=7234&start=290#p143627
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Ftomas
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por Ftomas »

BrunoAlves Escreveu: 19 nov 2021, 15:22 Esse Leaf já está em novos poisos, ele fez um upgrade :)
viewtopic.php?f=56&t=7234&start=290#p143627
Eu sei... o novo dono sou eu ;)
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BrunoAlves
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Re: Perca da 1ª barra TEKNA 24KW

Mensagem por BrunoAlves »

:doh: oh que totó :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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