Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

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zeuz
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 12:08

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 11:56
Está em todo o lado. Não há nada a fazer, é deixar andar. Se possível confirmar que é caríssimo e não devem optar pelo VE
BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 00:13
Já estou como num comentário que li hoje no FB: sim os eléctricos são uma porcaria, caros e não dão para ir a lado nenhum. Não comprem que é para podermos continuar a ter isenção de IUC, carregamento barato em casa e outras benesses :lol:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Essa técnica não resultou com o GPL... ou melhor, foi impeditivo de a rede de abastecimento ser mais alargada...
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 11:56
O rnlcarlov falou disso recentemente: a malta parece que nunca olhou para as facturas em casa e reparou em quanto daquilo é taxas e impostos.
A diferença é que em casa não há volta a dar! Precisamos de gastar electricidade para fazer a nossa Vida!

O carro, seja ou não eléctrico, não é um bem essencial.
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 11:56
De qualquer forma, não querendo escamotear, há de facto preços quase pornográficos e é o facto de não haver preço final afixado no posto que permite que estas notícias apareçam. O título é "condutores surpreendidos com facturas". São surpreendidos porque o preço não está lá, à vista.
Aparentemente isso não é problema... quantos vês a reclamar disso? :roll:
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cfvp
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 03 nov 2021, 12:39

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 11:56
De qualquer forma, não querendo escamotear, há de facto preços quase pornográficos e é o facto de não haver preço final afixado no posto que permite que estas notícias apareçam. O título é "condutores surpreendidos com facturas". São surpreendidos porque o preço não está lá, à vista.
Normalmente está afixado o preço do OPC, o que de certa forma ainda é pior, porque as pessoas pensam que só vão pagar aquilo. De facto isto assim não está bem.
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rjspedition
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rjspedition » 03 nov 2021, 13:06

Em 2021 onde qualquer lâmpada ou electrodoméstico se controla do outro lado do mundo por qualquer dispositivo ligado à Internet se for necessário, acho incrível que se faça um carregamento e em casos normais no início não se indique preço por unidade de tempo e kwh indicativos e não se informe no final, nem que seja para o email associado ao cartão utilizado, do valor total a cobrar.

Poderia ser faturado daqui a um mês, mas o valor era indicado na hora.

Não percebo mesmo a dificuldade neste último ponto.

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Nonnus
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 13:16

A dificuldade vem de dois intervenientes (CEME + OPC) cobrarem pelo mesmo serviço, mas com grandezas diferentes, um por tempo outro por kWh. Há casos, os dois por kWh e casos de os dois por tempo. Uma salganhada.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 13:18

rjspedition Escreveu:
03 nov 2021, 13:06
Poderia ser faturado daqui a um mês, mas o valor era indicado na hora.
Isso na Miio acaba por acontecer. No fim do carregamento, regra geral, tens o preço na app.

Só que isto tem 3 problemas:
- nem toda a gente usa a app frequentemente ou está avisado para o fazer
- a Miio, por muito que se desejasse, não é a rede pública e era há pouco tempo o 3º CEME mais usado (agora com os novos preços provavelmente menos), ou seja sobra muita gente - a maioria? - que nem isso tem.
- e mais importante: isso é à posteriori. O fundamental era ter o preço à frente dos olhos antes de começar. Como disse atrás, se o senhor da Turbo tivesse à frente, antes de carregar, aquele preço brutal podia ter pensado "olá.... tenho autonomia deixa-me é ir a outro lado". Ou seja, não era surpreendido...
zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 12:08
Essa técnica não resultou com o GPL... ou melhor, foi impeditivo de a rede de abastecimento ser mais alargada...
Espero que fosse óbvio que estava a reinar :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rjspedition » 03 nov 2021, 13:22

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 13:16
A dificuldade vem de dois intervenientes (CEME + OPC) cobrarem pelo mesmo serviço, mas com grandezas diferentes, um por tempo outro por kWh. Há casos, os dois por kWh e casos de os dois por tempo. Uma salganhada.
Certo, mas se eu activar o posto com o cartão Galp, por ex, qual o impedimento para no ecrã antes de inicio aparecer uma indicação com:
  • Preço minuto OPC
    Preço kWh CEME que contratei
    Outras taxas
Para confirmação antes de escolher tomada?

Deverá implicar comunicação entre o posto e uma BD da Galp, mas é impossível?
Não dá ideia do valor final e total mas os custos unitários estão lá a bem da transparência, depois entra a variável capacidade individual de receber energia do VE.

- e mais importante: isso é à posteriori. O fundamental era ter o preço à frente dos olhos antes de começar. Como disse atrás, se o senhor da Turbo tivesse à frente, antes de carregar, aquele preço brutal podia ter pensado "olá.... tenho autonomia deixa-me é ir a outro lado". Ou seja, não era surpreendido...
Certo!
Daí que, no mínimo, uma indicação no ecrã dos valores unitários após desbloqueio.
Não é tudo nem o valor total, mas ajudava.

EDIT: Sim, o preço está sempre no contrato e condições assinadas, mas quem se lembra de valores exactos após meses de assinar, ou, no pior dos casos, assumindo que é tarifa dinâmica à hora e por qualquer motivo a app está indisponível.
Última edição por rjspedition em 03 nov 2021, 14:00, editado 1 vez no total.

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 13:30

BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 13:18
zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 12:08
Essa técnica não resultou com o GPL... ou melhor, foi impeditivo de a rede de abastecimento ser mais alargada...
Espero que fosse óbvio que estava a reinar :mrgreen:
Sim, foi! ;)

Mas olha que a brincar a brincar se dizem as verdades! :mrgreen:
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 14:40

rjspedition Escreveu:
03 nov 2021, 13:22
Certo, mas se eu activar o posto com o cartão Galp, por ex, qual o impedimento para no ecrã antes de inicio aparecer uma indicação com:
  • Preço minuto OPC
    Preço kWh CEME que contratei
    Outras taxas
Para confirmação antes de escolher tomada?

Deverá implicar comunicação entre o posto e uma BD da Galp, mas é impossível?
Não dá ideia do valor final e total mas os custos unitários estão lá a bem da transparência, depois entra a variável capacidade individual de receber energia do VE.
Vamos complicar ainda mais. Por exemplo a EDP para a mobilidade electrica tem quantos descontos? A uns dá 10% a outros dá 20 e no meu caso dá 22%. O mesmo se passa com outros CEMES. Com bi horários e pacotes disto e daquilo.

Para ser certinho são precisos mais 5000000€ para a CEIIA ou a mobi.e conseguir fazer isso. :mrgreen:
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 14:48

zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 11:22
Condutores de carros elétricos estão a ser surpreendidos com faturas dos carregamentos
Screenshot from 2021-11-03 10-18-44.png


Podem continuar a desculpar o modelo, as taxas e tudo o mais que considerem dores de crescimento... no entanto a mensagem para as pessoas em geral está dada...
Agora já esta claro qual foi a intenção. Estive a ver a reportagem e a certa altura o senhor diz - "Carreguei em 40 minutos mais do que o necessário". E também diz, "para um consumidor menos avisado esperaria pagar na totalidade". Portanto, o carregamento de 57€ não foi surpresa nenhuma, foi feito propositadamente para mostrar o que ele quis mostrar.

Alguém consegue identificar qual o CEME que ele utilizou pela factura que aparece?
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 15:16

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 14:48
zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 11:22
Condutores de carros elétricos estão a ser surpreendidos com faturas dos carregamentos
Screenshot from 2021-11-03 10-18-44.png


Podem continuar a desculpar o modelo, as taxas e tudo o mais que considerem dores de crescimento... no entanto a mensagem para as pessoas em geral está dada...
Agora já esta claro qual foi a intenção. Estive a ver a reportagem e a certa altura o senhor diz - "Carreguei em 40 minutos mais do que o necessário". E também diz, "para um consumidor menos avisado esperaria pagar na totalidade". Portanto, o carregamento de 57€ não foi surpresa nenhuma, foi feito propositadamente para mostrar o que ele quis mostrar.

Alguém consegue identificar qual o CEME que ele utilizou pela factura que aparece?
Ele disse: "(...)mais do que desejava(...)".

No canto superior esquerdo, logo no início do vídeo, está MUVEXT ( Miio ).
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