Filipe Escreveu:Se calhar estão a pensar deixar de ser Benfiquistas ( tambem com os ùltimos resultados obtidos ,não era de admirar )
Não vamos falar de coisas tristes...
As barras vermelhas supostamente indicariam as células em que os shunts de balanceamento estão ativos, mas será certamente outra coisa pois já me aconteceu ver células com menos tensão a vermelho. Deveriam ser as com mais tensão a ser descarregadas para que se equilibrem com as outras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
A célula 4 é a que limita a energia do meu pack. Para SOC mais baixos o fosso entre essa célula e as restantes vai aumentando.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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mjr, seria interessante comparar o estado das baterias dos diversos Leaf's deste Forum com este instrumento; Que tal imaginares um conjunto de medições
com várias percentagens de carga, a diferentes temperaturas para diferentes quilometragens ( já que a Nissan não nos fornece essa informação )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
A capacidade reportada pelo BMS não é estável. Com temperaturas mais baixas costuma dar mais capacidade e vice-versa. Não me estou a referir à temperatura da bateria mas sim da temperatura ambiente durante as viagens e a carga. O sensor de corrente parece ter uma forte dependência da temperatura, reportando mais corrente a frio e menos corrente a quente. Ao integrar a corrente o BMS vai ajustando a capacidade da bateria. Estes últimos dias mais frios podem ter contribuído para o "aumentar" da capacidade do jfreire. A mim aconteceu o mesmo, tive um mínimo de 211gids há uns dias, mas agora voltou aos 213 gids (a 80% de SOC).
Os testes interessantes que acho que se devem fazer são:
-Tensões das células após carga a 100%. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria muito fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-OPCIONAL - tensão das células em tartaruga. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição. Este penso que só deve ser realizado se, por acaso, atingirem a tartaruga.
O objetivo é verificar se há alguma célula a limitar a capacidade do pack e "prever" uma eventual avaria da bateria. Uma célula com significativamente menos capacidade terá ciclos mais profundos que as outras e irá degradar-se mais, portanto feedback positivo.
Também acho interessante irem monitorizando a evolução da capacidade da bateria, tipo uma vez por mês. A forma da curva pode dar uma ideia de como evolui a degradação com o tempo e mais uma vez prever como estará a bateria daqui a alguns ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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