Provavelmente já foi discutido, mas... eu carrego sempre o meu 24kw com 80% e chego com 20 a 25% depois de 75km, mas hoje fiz 100km e o carro chegou ao ponto de desaparecer a %, penso que a 5%...
entretanto com o leafspy apresentava 14%
O carro é possível de conduzir até ao ZERO do leafspy? ou a tartaruga aparece antes?
Provavelmente já foi discutido, mas... eu carrego sempre o meu 24kw com 80% e chego com 20 a 25% depois de 75km, mas hoje fiz 100km e o carro chegou ao ponto de desaparecer a %, penso que a 5%...
entretanto com o leafspy apresentava 14%
O carro é possível de conduzir até ao ZERO do leafspy? ou a tartaruga aparece antes?
O melhor mesmo é acompanhantes a voltagem da célula mais fraca. É ela que determina quando o carro pára. Pela voltagem quer me parecer que tens um leaf de 24kwh kwh e não tendo a certeza absoluta, o carro pára quando a voltagem da célula mais fraca ronda os 2.9V.
Outra alternativa é te orientares pelos GIDS que surgem noutra página do leafspy. Aos 5 GIDS surge a tartaruga e daí até parar é um ápice.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
Hoje foi uma exceção... Ainda andei a fazer piscinas... Queria ver até onde ia... No quadrante desapareceu a percentagem...
E eu tinha a ideia de me dizerem que iria até zero no leafspy..
Daí a minha pergunta
O carro pára quando a célula mais fraca tocar nos 2,75V. É preciso notar que isso pode acontecer com alguns GIDs de sobra numa subida mais vigorosa ou já totalmente "nas lonas" se for uma condução tranquila em plano.
A tartaruga aparece por energia remanescente (não me recordo quantos GIDs) é por isso que algumas pessoas fazem mais de 1-2km na tartaruga, outras apenas poucos metros até parar. Depende do equilíbrio das células
Já fiz à vontade 15km desde que fiquei sem indicação no display (os tais "---") mas vinha estável na estrada e a controlar com o LS.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
São, mais ou menos. Mas é preciso ter presente que são energia remanescente média e que (acho eu) o LS - nem o carro - estima correctamente acima e abaixo dos joelhos, considera tudo como se fosse linear.
Objectivamente não terias 14% da capacidade da bateria. Como estás à volta do joelho inferior, a partir daí a tensão das células cai muito rapidamente. É esse comportamento que é necessário perceber, depois fica mais fácil
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Ok
Mas naquela situação e com os tais 14% de soc e 3.54v de voltagem mínima na célula e 11 gids
Em plano o que poderia esperar? 5? 10km?
O soc no LS chegar a zero?
Os GIDs a zero?
Pelo que percebi a tartaruga e dependente da voltagem, certo?
Acontece quando chega aos tais 2,75 ou aí para mesmo?
Claro que estás minhas (muitas) questões é no sentido de perceber o funcionamento e não de andar a espremer, até porque a saúde da bateria não deve gostar de % abaixo dos 10... Digo eu...
No fundo devo me guiar por quê? LS, mas o que voltagem? Gids soc? Um misto dos 3...
Eu diria que para estares mais "à vontade", podes considerar como zero os 3.2V da célula mais fraca ou 7 gids, o que aparecer primeiro. Neste ponto tens ainda uma pequena folga de cerca de 1-2km de autonomia (pode ser mais caso a bateria esteja quente).
De notar que a tensão cai cada vez mais rapidamente. De 3.5V a 3.4V tem praticamente tanta energia como de 3.4V a 3.2V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt