Pois, desculpa.Muitos anos no estrangeiro, misturo com frequencia os termos.Nerusonu Escreveu: ↑08 jul 2021, 10:02Eu percebi que te referias aos PCN(postos de carga normal) e não ao "sabonete"(EVSE) para carregar nas tomadas de casa, estava a brincar.pedroribeiro Escreveu: ↑08 jul 2021, 07:51Viva
digo isso por seram talvez os mais básicos e como tal onde provávelmente se encontrarão mais depressa potenciais problemas. Uma estação ABB ou Efacec das novas tem uma gestão diferente, penso eu de que....
BMW iX3
- pedroribeiro
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Re: BMW iX3
- BrunoAlves
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Re: BMW iX3
Podes verificar isso com o EVSE caseiro. É normal a carga interromper momentaneamente quando destrancas o carro. Mas se não puxares a ficha, deve continuar passado alguns segundos.pedroribeiro Escreveu: ↑08 jul 2021, 07:49em AC ao destrancar pára mas vou verificar é o tema do carro estar destrancado e apenas entrares e saires. Mas o meu problema é que me quis parecer que ele parou o carregamento quando tranquei o carro. Isso é que não é aceitavel....
O meu ioniq também fazia isso. Os Leaf antigos e outros carros com type1 têm um "gatilho" na ficha, que o carro e EVSE interpretam e, com ele pressionado, cortam o consumo de energia para que quando a ficha sai não aconteça arco eléctrico.
Os carros com type2 não têm esse "gatilho". Assim, quando o carro está a carregar e se destrancam as portas, o carro interrompe a carga porque podes querer parar o carregamento. Se não tirares a ficha passados uns segundos, o carregamento recomeça. Se voltares a destrancar as portas, o tempo que o carro vai esperar até recomeçar o carregamento aumenta.
O que pode acontecer é, numa destas interrupções (sobretudo acima da primeira, que começam a ser mais prolongadas), o posto decidir que o carro está há demasiado tempo sem puxar energia e, por isso, dá o carregamento por terminado.
Abrir e fechar portas (com o carro destrancado) não deve ter interferência no carregamento.
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Re: BMW iX3
Obrigado, Bruno!
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Re: BMW iX3
Os primeiros i-pace tem esse problema, cada vez que abres uma porta desliga o carregamento.BrunoAlves Escreveu: ↑08 jul 2021, 12:17Abrir e fechar portas (com o carro destrancado) não deve ter interferência no carregamento.
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Re: BMW iX3
Nos Leafs com Tipo 2 isso não acontece. Ele tem um botão específico na chave para abrir a porta de carga e é esse que faz parar o carregamento momentaneamente (uns 60s) caso premido. Durante esse tempo a ficha fica livre para ser retirada.
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Re: BMW iX3
Sim, existem também bastantes que têm botão dedicado para destrancar o cabo de carregamento, estava só a situar os casos em que aquilo (pausar o carregamento ao destrancar as portas) acontece
Eia que chatice
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Re: BMW iX3
Apanhei um em Grândola no PCR a carregar em AC enquanto eu carregava em DC. Sai o primeiro filho pimba, volta a por a carregar. Sai a mulher, volta a por a carregar. Sai o segundo filho, volta a por a carregar. O gajo abre a porta para ir ao carro pimba, volta a por a carregar. Foi um fartote, até comentei com ele, que em alguns postos onde se paga taxa de activação era melhor ter cuidado com o entra e sai. Não sei o carro trancava as portas auto, porque até com as portas de trás acontecia.
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Re: BMW iX3
Estupidamente (não encontro outra palavra) parece existirem variadíssimos carros com esse problema.
Só mostra que as marcas não sabem o que é o VE nem como se usa.
O gajo que desenvolve a tomada Type 2 lê a especificação que diz, "sempre que destrancar a ficha tem de parar a carga por segurança", pimba implementa.
O gajo que desenvolve o fecho central pensa, fixe era a tomada de carga destrancar sempre que se destranca o carro ou até quando se sai do carro, pimba implementa.
Não haveria uma alma caridosa que testasse a coisa e visse que era uma estupidez o resultado final?
Sendo a marca que é, quanto tempo acham que vai passar entre as queixas do utilizador e a actualização de software para corrigir?
Eu apostava numa data do tipo "infinito", ou seja, nunca vão corrigir. O que é pena em pleno 2021 onde até a pia do cão já é conectada!
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Re: BMW iX3
As situações, mesmo dentro da marca, vão evoluindo e mudando (se calhar o i-pace já corrigiu essa situação)
Não esquecer que a conversa começou pelo carregamento AC num posto e nesse caso também vai depender dos requisitos do posto em termos de autenticação.
Como disse, lembro-me de ainda na fse piloto, no Mar Shopping eu conseguir retomar a carga remotamente, enquanto que nos postos efacec se tivesse problema, tinha de lá voltar para iniciar a carga de novo.
Em casa será diferente (com o EVSE ou walbox) um i3 permite abrir e fechar portas sem interromper a carga, enquanto que se destrancar o carro a carga pára, no entanto, como não requer autenticação, passados uns segundos o carregamento é retomado.
No caso do iX3, não haverá razão para ser diferente, mas pode acontecer e poderá ser resolvido com uma actualização de software
Não esquecer que a conversa começou pelo carregamento AC num posto e nesse caso também vai depender dos requisitos do posto em termos de autenticação.
Como disse, lembro-me de ainda na fse piloto, no Mar Shopping eu conseguir retomar a carga remotamente, enquanto que nos postos efacec se tivesse problema, tinha de lá voltar para iniciar a carga de novo.
Em casa será diferente (com o EVSE ou walbox) um i3 permite abrir e fechar portas sem interromper a carga, enquanto que se destrancar o carro a carga pára, no entanto, como não requer autenticação, passados uns segundos o carregamento é retomado.
No caso do iX3, não haverá razão para ser diferente, mas pode acontecer e poderá ser resolvido com uma actualização de software
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Re: BMW iX3
No i-pace mais recente nos vídeos que vi já não acontece. Agora é com os 4 piscas ligados carrega mais depressa (dizem)
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