Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Nonnus » 25 mai 2021, 01:20

Na área de serviço os postos estão na área de serviço. Fora das áreas de serviço, os postos estão espalhados por vários locais onde não há forma de te dirigires a um balcão e fazer o pagamento. Acho que era isto que o mjr queria dizer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 25 mai 2021, 08:53

Sim, era isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1765
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 25 mai 2021, 12:36

Não daria para ter um terminal multibanco no PCN/PCR para pagar no fim da sessão? Para que é preciso o balcão?

Só estou a perguntar porque não entendi bem. Pessoalmente não faço questão de ter multibanco num posto de carregamento. Porém podia ser um processo mais simples, sem débitos diretos. Eu sei que a miio já tem alternativas, mas a nível de pós-pagamento acho que só têm o débito direto ou já têm outros?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por mjr » 25 mai 2021, 14:00

No fim da sessão no caso de não ter balcão como é que se garante que a pessoa não vai embora sem pagar? Mesmo com balcão acontecem essas situações, imagino se fosse completamente "voluntário" o pagamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ruramos
Mensagens: 579
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por ruramos » 25 mai 2021, 14:37

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... um-qr-code

Facilmente replicam isto para qualquer carregador..

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Nonnus » 25 mai 2021, 14:53

Agora fiquei confuso :?

Então numa ultima entrevista (não sei se era a mesma pessoa) alguém da Miio dizia que o nosso modelo era cobiçado (um cartão e toda uma rede de oportunidades) e agora podemos ler isto:
"O nosso objetivo é continuar a inovar no setor da mobilidade elétrica em Portugal, permitindo que qualquer condutor, independentemente de residir ou não em Portugal, consiga fazer o carregamento do seu veículo elétrico de forma cada vez mais simples e sem burocracias. Esta parceria com a Ionity é mais um passo nesse sentido, permitindo que qualquer utilizador que não saiba como carregar, saiba como proceder assim que chegar ao posto", diz Daniela Simões, CEO da Miio.
Afinal parece que o nosso modelo esta cheio de burocracias! Eu já tinha notado algumas, mas pensava que era só eu. :mrgreen: Conforme é o vento assim é o discurso... :naughty:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

cfvp
Mensagens: 1765
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por cfvp » 25 mai 2021, 15:02

mjr Escreveu:
25 mai 2021, 14:00
No fim da sessão no caso de não ter balcão como é que se garante que a pessoa não vai embora sem pagar? Mesmo com balcão acontecem essas situações, imagino se fosse completamente "voluntário" o pagamento.
O cabo não fica preso? Se não ficar então tudo bem, faz sentido como dizes, mas tinha ideia que o cabo ficava preso do lado do posto. Nos PCRs sei que prende a ficha, mas também não sei bem se se pode destrancar do lado do carro ou não.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Gameiro101
Mensagens: 335
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por Gameiro101 » 25 mai 2021, 16:01

mjr Escreveu:
25 mai 2021, 14:00
No fim da sessão no caso de não ter balcão como é que se garante que a pessoa não vai embora sem pagar? Mesmo com balcão acontecem essas situações, imagino se fosse completamente "voluntário" o pagamento.
Como é que fazem mas bombas? Não existe o mesmo risco?

Já tive um caso caricato numas bombas, ia com o meu patrão e para abastecer utilizei o cartão MB da empresa (por norma pago e recebo no fim do mês), ao passar o cartão saio um recibo de um abastecimento, pensei que fosse algum erro da maquina e não olhei logo para o papel, lá passei o cartão abasteci, voltei a passar o cartão e la trouxe o recibo, mais tarde a olhar para o recibo vi que tinham sido os dois pagos no mesmo cartão, assim que consegui fui as bombas questionar, conclusão o meu patrão tinha lá passado, abasteceu e foi embora sem se lembrar de passar novamente o cartão para confirmar o pagamento.

Resumo o problema de não fazer, como chamas, o pagamento "voluntário" já se põe actualmente, não sei qual seria o procedimento das bombas caso não la voltássemos, mas nos carregamentos de VE seriam os mesmos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6472
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2021, 17:20

Nos terminais de pagamento automático nas bombas (e não só) o pagamento é a 2 tempos. Passa-se o cartão no inicio e a sessão é terminada e o cartão debitado no fim do abastecimento. Não há aqui nenhuma reinvenção da roda.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito

Mensagem por rimsilva » 25 mai 2021, 17:32

Nonnus Escreveu:
25 mai 2021, 14:53
Agora fiquei confuso :?

Então numa ultima entrevista (não sei se era a mesma pessoa) alguém da Miio dizia que o nosso modelo era cobiçado (um cartão e toda uma rede de oportunidades) e agora podemos ler isto:
"O nosso objetivo é continuar a inovar no setor da mobilidade elétrica em Portugal, permitindo que qualquer condutor, independentemente de residir ou não em Portugal, consiga fazer o carregamento do seu veículo elétrico de forma cada vez mais simples e sem burocracias. Esta parceria com a Ionity é mais um passo nesse sentido, permitindo que qualquer utilizador que não saiba como carregar, saiba como proceder assim que chegar ao posto", diz Daniela Simões, CEO da Miio.
Afinal parece que o nosso modelo esta cheio de burocracias! Eu já tinha notado algumas, mas pensava que era só eu. :mrgreen: Conforme é o vento assim é o discurso... :naughty:
:lol:

Ele é tão pouco burocrático que chega ao ponto da sua "salvação" estar dependente de uma aplicação... Toda a logica está invertida e até parece que não havia hipotese para evitar termos chegado a este ponto, mais de 2 anos depois, de se começar a pagar os carregamentos :evil:. Estou convencido que o problema disto tudo foram os 2 anos de atraso no inicio da fase comercial, 2 anos é pouco.... :lol:

Relativamente a esta discussão eu até percebo a necessidade que há de servir todos e da grande falhas que ainda hoje se procura resolver, mas continuo a achar que o caminho é o da desmaterialização e não ao contrário, quem usa um cartão MB também usa outro cartão qualquer.

O problema é a burocracia para obter esse cartão e a falta de plano contiguência no caso de algum imprevisto, algo que hoje não existe, porque caso o cartão/app não funcione, o risco de ficar apeado é enorme!

Responder

Voltar para “Carregamento”