Claro que há muito outros fatores neste mundo da ME, mas aqui estamos a falar de infraestruturas/preços e não de VEs em circulação, se calhar os espanhois são adeptos daquela corrente que diz que antes de haver VEs é preciso uma rede de carregamento "abundante".....BrunoAlves Escreveu: ↑07 mai 2021, 21:26Não só isso. O facto de Espanha ser muito maior pode não querer dizer nada. O ano passado a Tesla vendia mais em Portugal (valores absolutos) que em Espanha
Não há grandes dúvidas que o nosso mercado está mais dinâmico que em Espanha.
Só falta dizer que isso é mérito do modelo. Da MobiE!
Custos de carregamento em PCR Espanha
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Falar em complexidade é deixar-se levar pelo aspecto mais evidente que é a dificuldade em perceber o preço.mjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 13:15A complexidade é apenas porque a maior parte dos CEMEs deixa que assim seja. Há CEMEs onde não existe essa complexidade, fica escondida do UVE. Por exemplo os CEMEs Miio e DCS apresentam um preço único por carregamento, seja por tempo ou por energia. Achar que é o modelo que impõe essa complexidade é mais um equívoco, os CEMEs são livres de estruturar os seus preços como bem entenderem.
Mas não me queria desviar do tópico principal, que são os custos do carregamento em Espanha.
Não perceber o preço a pagar no momento, é um problema "colateral" e quem se foca apenas nesse aspecto não está a ver problema na sua essência.
A essência do problema está no facto do preço final de carregamento ser determinado por 2 entidades que procuram o lucro! O resultado final só levará a um preço mais elevado do que o devido.
A 2ª consequência é a de que quem determina a politica de preços começa a ser o CEME, entidade que não tem nada a haver com a exploração dos postos, mas poderá influênciar a actividade do OPC.
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Os CEME não podem discriminar postos, tornando excessivamente onerosa a sua utilização. O que isso significa, é tarefa dos tribunais...
O facto de o preço final ser dado por 2 entidades por si não implica preços mais altos, num mercado eficiente. Os OPC têm concorrência de outros OPC e os CEME têm concorrência de outros CEME. A prova, para já, é a semelhança de preços entre PT e Espanha.
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Sim, é ridículo não saber que a EDP tem um tarifário simples, sem distinguir entre vazio e fora de vazio.jfr2006 Escreveu: ↑09 mai 2021, 15:35Chega a ser ridículo ao ponto que se vai para defender um modelo que não tem a mínima defesa possível
Portanto, agora a culpa da complexidade do modelo é dos CEME, não é do modelo!
Quanto a tentativas para arranjar preços mais baratos que Espanha, recorrendo a casos especiais, pontuais em situações que ocorrem em alturas especificas (horário vazio) também é ridículo....
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Para entrar em comparações internacionais qual seria o CEME que mais justamente reflecte os preços médios que as pessoas pagam em Portugal ?
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Tarifário simples que fica mais caro que os outros todos, excepto mais uma vez em situações particularesmjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 21:25Sim, é ridículo não saber que a EDP tem um tarifário simples, sem distinguir entre vazio e fora de vazio.jfr2006 Escreveu: ↑09 mai 2021, 15:35Chega a ser ridículo ao ponto que se vai para defender um modelo que não tem a mínima defesa possível
Portanto, agora a culpa da complexidade do modelo é dos CEME, não é do modelo!
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Pergunta de difícil resposta. A eVaz já teve preços mais interessantes, mas agora parece ter preços muito elevados. Gostava que fosse a Miio, mas não existe um preço definido para a parte CEME deles, eles apresentam um preço único por posto, sem discriminar a sua parte. Ou seja, seria necessário muito trabalho para obter esses preços todos. Os que têm mais clientes devem ser a EDP, Galp e Prio, talvez por esta ordem. Só acho que os 0,235€/kW.h fora de vazio da Evaz são muito elevados.
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Por exemplo na situação particular durante o dia em BT, fora de vazio, para clientes de energia em casa, onde sempre foi dos mais competitivos. É só a situação com mais horas e mais postos em Portugal, mas para quê vir com factos quando podemos ficar com uma boa narrativa.jfr2006 Escreveu: ↑09 mai 2021, 23:22Tarifário simples que fica mais caro que os outros todos, excepto mais uma vez em situações particularesmjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 21:25Sim, é ridículo não saber que a EDP tem um tarifário simples, sem distinguir entre vazio e fora de vazio.jfr2006 Escreveu: ↑09 mai 2021, 15:35Chega a ser ridículo ao ponto que se vai para defender um modelo que não tem a mínima defesa possível
Portanto, agora a culpa da complexidade do modelo é dos CEME, não é do modelo!
Quanto a tentativas para arranjar preços mais baratos que Espanha, recorrendo a casos especiais, pontuais em situações que ocorrem em alturas especificas (horário vazio) também é ridículo....
Mas se quiseres podes usar o tarifário Miio, que é ainda mais barato, especialmente para postos em MT. Neste momento em que estou a escrever, no tal posto PRT-00001 (que por acaso é o posto dos concessionados mais perto de minha casa) está a 0,194€/min, ou seja abaixo de 0,24€/kW.h... Com o CEME Prio ficava ainda mais barato.
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Por acaso reparei numa diferença gritante nas comparações Miio/eVAZ e até comentei no grupo da Miio.
Mas isso não é exactamente verdade, deve ser mais percepção porque os preços da Miio são sempre consideravelmente inferiores nas simulações.
Fui procurar o meu contrato da eVAZ e estão lá os "mesmos" preços de hoje. Apenas o FV subiu 1 cêntimo por causa do aumento da TAR, já este ano. Actualmente são 19cts FV e 14cts Vazio. + IVA claro.
O preço da Miio são 0,232€/kWh (é simular o carregamento num posto com OPC zero) ou seja basicamente a mesma coisa.
Edit: valor da Miio corrigido, também deve ter subido com a TAR
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Custos de carregamento em PCR Espanha
Não será tornando excessivamente onorosa a sua utilização, mas dando descontos em determinados postos, como será o caso da Ionity, ou por exemplo, quem decidir usar o cartão/aplicação da BMW charging não ter todos os postos da rede disponiveis na plataforma o que poderá encaminhar para os OPC que estão na aplicação.mjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 21:23Os CEME não podem discriminar postos, tornando excessivamente onerosa a sua utilização. O que isso significa, é tarefa dos tribunais...
O facto de o preço final ser dado por 2 entidades por si não implica preços mais altos, num mercado eficiente. Os OPC têm concorrência de outros OPC e os CEME têm concorrência de outros CEME. A prova, para já, é a semelhança de preços entre PT e Espanha.
Se o facto de o preço final ser composto por 2 entidades não implica preços altos, também não implicará preços mais baixos de certeza, alías como é prova em Portugal.
Num mundo perfeito até se poderiam atingir valores aceitáveis, mas como não há mundos perfeitos, os OPC foram praticamente todos obrigados a cobrar PCNs ao minuto de forma a garantir uma rentabilidade minina e por essa razão quem sofre são os utilizadores que não têm VEs eficientes, com carregador interno com maior potência ou VEs de 1ª geração.