pbaptista Escreveu: 01 abr 2021, 15:25
Arad79 Escreveu: 01 abr 2021, 13:14
Não é a mesma, mas qualquer ICE de 150cv tem 4 discos.
Não são os cv mas sim a velocidade e neste caso são 160 km, a velocidade máxima. Quantos ICE em que a velocidade máxima é de 160 km e têm travões de disco às 4 rodas ou de tambor atrás?
Presumo que já tenhas percebido que eu tenho um ID.3, até agora tenho 1300km feitos e não senti em nenhum momento qualquer insegurança ou deficiência nas travagens
Dizer que a VW optou por tambores devido ao menor custo não é uma crítica. A VW fez um compromisso entre custo e benefício, é simples. Todas as marcas fazem compromissos na conceção dos seus produtos, de qualquer natureza, para serem rentáveis.
É óbvio que, numa utilização corrente e normal, dentro dos limites legais e com o material todo novo, não sentirás nenhuma instabilidade. Nenhum cliente vai notar qualquer problema no sistema em novo. Mas, por alguma razão, a VW sentiu necessidade de justificar a sua escolha com motivos diferentes dos óbvios.
Também já tive carros com tambores atrás, o mais potente tinha 90cv e até era um VW. Se isso me causou problemas? Não. É uma tecnologia inferior? Claramente, e nota-se bastante no menor controlo do desgaste dos componentes e consequentes desequilíbrios quando o material já não for novo e não estiver todo "justo".
O que é tolerável num carro velho, ou num carro novo de 15000€ e 100cv/1000kg, já não é tão aceitável num carro de mais de 40000€, com mais de 150cv/1500kg. A estética é irrelevante, as jantes dos VE são bastante fechadas, os tambores mal se vêem.