Branquinho
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Re: Branquinho
Viva,
Este fim de semana já tive finalmente um tempinho para ver como funciona a OBDII e então cá vai um screenshot das pilhinhas:
É normal as pilhinhas estarem com temperaturas assim baixinhas ?
Este fim de semana já tive finalmente um tempinho para ver como funciona a OBDII e então cá vai um screenshot das pilhinhas:
É normal as pilhinhas estarem com temperaturas assim baixinhas ?
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Re: Branquinho
Com este tempo sim é normal, uma coisa que acho que vais ter que trocar é a Bateria de 12v, vai deitando sentido, mas a malta mais expert já te diz algo sobre isso, é um valor baixo na minha opinião.
Sobre a bateria, está melhor que a minha ligeiramente.
Cumps,
Fiwi.
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1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
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- BrunoAlves
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Re: Branquinho
O verdadeiro RX tira-se com o carro a desligar-se e totalmente carregado, mas pelo menos as células estão bem equilibradas nesse SOC.
Se ainda tiveres as 12 barras, a primeira está a despedir-se Se já fores na 11a, então acabou de cair.
Em relação à bateria de 12V, não acho que esteja mal, ligeiramente abaixo de 12V não é anormal, experimenta deixar o carro ligado sem tracção (ligar sem carregar no pedal) e vê se esse valor baixa, mas não acho preocupante.
Isso quer é kms
Depois do confinamento
Se ainda tiveres as 12 barras, a primeira está a despedir-se Se já fores na 11a, então acabou de cair.
Em relação à bateria de 12V, não acho que esteja mal, ligeiramente abaixo de 12V não é anormal, experimenta deixar o carro ligado sem tracção (ligar sem carregar no pedal) e vê se esse valor baixa, mas não acho preocupante.
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Branquinho
Talvez porque tenho estado algum tempo a explorar com ele em ON ou ACC, deve consumir alguma coisitaFiwiPITO Escreveu: ↑18 jan 2021, 16:19Com este tempo sim é normal, uma coisa que acho que vais ter que trocar é a Bateria de 12v, vai deitando sentido, mas a malta mais expert já te diz algo sobre isso, é um valor baixo na minha opinião.
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Re: Branquinho
Totalmente carregado nesta altura não vai acontecer, no dia/dia faz pouquíssimos kms, quando podia fazer mais, levando uma carga total, seria aos fins de semana mas agora devido ao vírus chinês é pouco viávelBrunoAlves Escreveu: ↑18 jan 2021, 22:15O verdadeiro RX tira-se com o carro a desligar-se e totalmente carregado, mas pelo menos as células estão bem equilibradas nesse SOC.
Ainda cá está, mas não deve ser por muito tempoBrunoAlves Escreveu: ↑18 jan 2021, 22:15
Se ainda tiveres as 12 barras, a primeira está a despedir-se Se já fores na 11a, então acabou de cair.
Esperemos que para breveBrunoAlves Escreveu: ↑18 jan 2021, 22:15
Em relação à bateria de 12V, não acho que esteja mal, ligeiramente abaixo de 12V não é anormal, experimenta deixar o carro ligado sem tracção (ligar sem carregar no pedal) e vê se esse valor baixa, mas não acho preocupante.
Isso quer é kms
Depois do confinamento
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Re: Branquinho
Boas,
foram já inúmeras as vezes que encontrei escrito que devemos evitar cargas acima dos 80% SOC e, outras tantas vezes encontrei também escrito que o ideal é evitar deixar o veículo algum tempo parado tendo as células uma tensão acima dos 4v.
Ora desta leitura, de alguma forma, se relaciona que as células com uma percentagem de SOC superior a 80% estarão com uma tensão superior a 4v.
Agora a minha questão:
Observei nas 2 últimas cargas que fiz já acompanhado do LeafSpy que por volta dos 66.5%/67% de SOC já tenho todas as células com uma tensão superior a 4v.
- Isto é normal ?
A ser normal, significa que se fizer cargas até os 70% SOC facilmente mantenho as células abaixo do 4v, atingindo assim os 2 objectivos.
Que diz a vossa experiência?
foram já inúmeras as vezes que encontrei escrito que devemos evitar cargas acima dos 80% SOC e, outras tantas vezes encontrei também escrito que o ideal é evitar deixar o veículo algum tempo parado tendo as células uma tensão acima dos 4v.
Ora desta leitura, de alguma forma, se relaciona que as células com uma percentagem de SOC superior a 80% estarão com uma tensão superior a 4v.
Agora a minha questão:
Observei nas 2 últimas cargas que fiz já acompanhado do LeafSpy que por volta dos 66.5%/67% de SOC já tenho todas as células com uma tensão superior a 4v.
- Isto é normal ?
A ser normal, significa que se fizer cargas até os 70% SOC facilmente mantenho as células abaixo do 4v, atingindo assim os 2 objectivos.
Que diz a vossa experiência?
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Re: Branquinho
As voltagens superiores a 4V poderão ser especialmente problemáticas para a bateria se as temperaturas do pack forem altas e/ou se o carro estiver parado vários dias.FernandoSilva Escreveu: ↑22 jan 2021, 12:16Boas,
foram já inúmeras as vezes que encontrei escrito que devemos evitar cargas acima dos 80% SOC e, outras tantas vezes encontrei também escrito que o ideal é evitar deixar o veículo algum tempo parado tendo as células uma tensão acima dos 4v.
Ora desta leitura, de alguma forma, se relaciona que as células com uma percentagem de SOC superior a 80% estarão com uma tensão superior a 4v.
Agora a minha questão:
Observei nas 2 últimas cargas que fiz já acompanhado do LeafSpy que por volta dos 66.5%/67% de SOC já tenho todas as células com uma tensão superior a 4v.
- Isto é normal ?
A ser normal, significa que se fizer cargas até os 70% SOC facilmente mantenho as células abaixo do 4v, atingindo assim os 2 objectivos.
Que diz a vossa experiência?
Caso contrário, não stresses muito com isso. Se 70% de SOC é suficiente para o teu dia a dia, então carrega até 70%. Senão, podes carregar o carro todos os dias até 100% e sair para a estrada nas horas seguintes que não prejudicas em nada a bateria.
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Re: Branquinho
Ok, obrigado, é mais ou menos isso que faço, devido a fazer poucos kms/dia anda ali entre os 50/70% SOC.
Só estranhei as células passarem dos 4v com o SOC a rondar os 67%, pensei que esse valor (4v) seria atingido ai pelos 80% SOC.
Já uma carga a 100% só quando passar as limitações à circulação e puder então fazer mais uns kms ao fim de semana.
Só estranhei as células passarem dos 4v com o SOC a rondar os 67%, pensei que esse valor (4v) seria atingido ai pelos 80% SOC.
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Re: Branquinho
Pessoalmente recomendo fazer semanalmente uma descarga mais profunda (10-15%) seguida de um carregamento a 100% com balanceamento das células. Assim o carro "conhece" os seus limites, tanto inferior como superior, e o BMS agradece.FernandoSilva Escreveu: ↑23 jan 2021, 13:32Ok, obrigado, é mais ou menos isso que faço, devido a fazer poucos kms/dia anda ali entre os 50/70% SOC.
Só estranhei as células passarem dos 4v com o SOC a rondar os 67%, pensei que esse valor (4v) seria atingido ai pelos 80% SOC.
Já uma carga a 100% só quando passar as limitações à circulação e puder então fazer mais uns kms ao fim de semana.
Embora em termos teóricos seja bom para a bateria fazeres carregamentos parciais entre os 20 e os 70%, corres o risco de veres as barras de degradação caírem mais rapidamente em virtude desse procedimento confundir, se assim posso chamar, o BMS do carro. E se forem sempre a 10A ainda pior!
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Re: Branquinho
Teoricamente quanto menos SOC melhor. No entanto como não devemos viver em função do carro, devemos carregar até um SOC que nos deixe à vontade. Se ainda por cima depois de carregar até um SOC elevado, mesmo que seja 100%, sair logo de seguida então nem vale a pena preocupar-se muito com isso. O único "problema" é que se, por exemplo, gastar só 20%, pode andar com SOCs entre 100%-80%, quando seria preferível andar entre 60%-40% ou até menos, mas lá está, já se pode tornar um pouco perigoso, por causa do risco de ficar sem carga. Também não se deve ir a níveis muito baixos, mas acredito que até 10% ou até um pouco menos seja saudável. No Leaf de 40kWh até tem uns 10% de reserva no zero, por isso nesse dá para ir a 0%.
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