Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rnlcarlov » 01 jan 2021, 20:33

mjr Escreveu:
01 jan 2021, 19:54
A minha opinião é que se a solução encontrada pelo Continente para indicar espaço de acesso privado for declarada ilegal por um tribunal, basta colocar uma cancela sim.
Agora lembro-me que na Easy Charger de Salamanca, segundo o que li pode-se colocar um código indicado na app para abrir os portões da instalação. Se a sonae anda a tirar notas, se calhar pode por algo parecido numa cancela, se for necessário chegar a esse ponto.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por anolsi » 01 jan 2021, 20:48

rnlcarlov Escreveu:
01 jan 2021, 20:33
Agora lembro-me que na Easy Charger de Salamanca, segundo o que li pode-se colocar um código indicado na app para abrir os portões da instalação. Se a sonae anda a tirar notas, se calhar pode por algo parecido numa cancela, se for necessário chegar a esse ponto.
Não basta ir mais perto ao exemplos da Power dot para frotas? Ou estou a confundir? A única diferença é que se pode dizer que o espaço é mais privado, mas supostamente era o mesmo conceito: com a app abrias a "garagem", e depois carregavas lá dentro... E sim a Power dot é um OPC noutros espaço abertos e interage com a Mobie.e, mas duvido que nestes eles aceitem cartões de outros CEMEs nestes espaço privados (honestamente como devem imaginar nunca experimentei nenhum).
A própria EDP não chegou a lançar um serviço semelhante? É verdade que ambos eram destinados a frotas/empresas, mas mesmo assim... A menos que isso seja a exceção que lhes permita fazer tal distinção...

De resto lá está, e a questão da definição de espaço público que já aqui foi mais do que debatida, e que infelizmente os legisladores estão-se nas tintas para clarificar, ou até perceber qual seria a melhor maneira de melhorar a lei... :(
Até porque muitos dos membros do governos podem andar em leafs e zoes nas cidades, mas não são eles que os carregam ou que se preocupam com isso... E provavelmente nem com o valor gasto...

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 01 jan 2021, 21:30

mjr Escreveu:
01 jan 2021, 19:54
A minha opinião é que se a solução encontrada pelo Continente para indicar espaço de acesso privado for declarada ilegal por um tribunal, basta colocar uma cancela sim.
Se realmente andam aqui a tirar notas, e o objetivo é contribuir para a mobilidade elétrica, estes cenários alternativos não são úteis para a mobilidade eléctrica e para o setor energético em Portugal.

Para o investimento privado, esta ação acaba por trazer incerteza e adia o investimento em novos pontos de carregamento na mobilidade elétrica.

O cenário alternativo para um mercado saudável, e continuar o investimento privado, seria sem dúvida o que já foi mencionado em cima:
- Roaming na Mobi.e, conforme a lei
- CEME (e OPC) Elargone aplicar os descontos
- O tarifário atual de operação seria o já afixado
- Os Hubs Continente estão cheios de marketing Continente, duvido que haja sequer perda de Brand awareness
- Podiam voltar os descontos Galp :?:

Neste cenário é muito provável que:
- O Continente ganhe mais clientes e volume de negócios
- O roaming vai permitir atrair mais clientes que até agora desconhecem sequer os pontos e reduz a barreira à entrada

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 01 jan 2021, 22:41

Essa é uma opção do Continente, aqui só estamos a discutir cenários. Eles andaram muito tempo a adiar a entrada porque não se reviam no modelo, e só entraram quando consideraram que estavam “seguros” do ponto de vista legal. A não ser que lhes sejam apresentados argumentos muito sólidos (como o Rafael tem feito) para mudarem de ideias, a estratégia será continuar a evitar a rede pública. Isto IMHO...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Gameiro101 » 03 jan 2021, 12:07

Nonnus Escreveu:
01 jan 2021, 15:08
cfvp Escreveu:
31 dez 2020, 23:43
Na minha opinião o melhor para todos seria deixar as redes privadas e pública seguirem os seus rumos, depois logo veríamos quais é que os utilizadores preferem. ;)
O problema passa sempre pelo mesmo a legislação que temos. Não podemos ter sistemas que funcionem a violar a lei. A lei não é adequada a nova realidade que é a venda de energia na ME, mas é a lei que temos e tem de ser cumprida. Isto não pode ser um faroeste onde cada um faz o que quer e como quer. Isso é coisa que país de terceiro mundo.

Todos tem de estar no mercado da ME da mesma forma pelas mesmas regras para depois não haver estes "comunicados" que mais nada são que remendos para tentar que casos como o Continente e a Tesla que conseguiram encontrar uma forma de contornar aquilo que foi imposto sejam considerados ilegais.

Eu acho que muitos de nós confundem o que é a Mobi.E com a legislação que temos de venda de energia. Reparem que muitos de nós dizem que concordam com o modelo que temos mas com certos ajustes. A Mobi.E é só uma entidade publica que gere a plataforma onde esta tudo centrado, ok, funciona mal e passamos os anos ouvir promessas dos seus responsáveis que levam uma eternidade a ser implementadas.

A venda de energia que compete ao CEME são outros quinhentos e depois ainda adicionamos os OPC´s. Conclusão, uma salganhada onde uns interferem no negocio dos outros.

Muitos dizem acabem com a Mobi.E, como se a extinção da Mobi.E resolve-se a totalidade do problema. Continuava tudo na mesma no que diz respeito a venda de energia. O operador não podia começar a espalhar carregadores a sua vontade e a praticar o preço que quer porque teria sempre que haver um CEME a cobrar essa energia, e é aqui que o Continente e a Tesla são vistos como incumpridores do que esta imposto. O que causa comichão, é a parte de não haver um CEME escolhido pelo cliente (nós), mas sim um CEME escolhido pelo operador, ou na pior das hipóteses haver um parque fotovoltaico instalado pelo operador que garantisse grande parte de energia de borla para que ele depois possa vender ao preço que quer.
Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 03 jan 2021, 12:35

Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.

Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.

Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc... :?:

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por jfr2006 » 03 jan 2021, 13:06

rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 12:35
Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.

Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.

Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc... :?:
Se nos outros países é possível chegar a um posto e ter um preço fixo por kWh (Espanha, por exemplo), sem complicações, esquemas, taxinhas e afins e subscrições mensais, porque é que cá não é possível? Porque é que cá tenho de ter n entidades a quererem ganhar e enriquecer à custa disto?

Se o problema não é do modelo, nem da lei, então é do quê? Queres ver que o problema é meu, do utilizador final? :roll: :twisted:

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rafaelferreirapt » 03 jan 2021, 14:29

jfr2006 Escreveu:
03 jan 2021, 13:06
rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 12:35
Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.

Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.

Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc... :?:
Se nos outros países é possível chegar a um posto e ter um preço fixo por kWh (Espanha, por exemplo), sem complicações, esquemas, taxinhas e afins e subscrições mensais, porque é que cá não é possível? Porque é que cá tenho de ter n entidades a quererem ganhar e enriquecer à custa disto?

Se o problema não é do modelo, nem da lei, então é do quê? Queres ver que o problema é meu, do utilizador final? :roll: :twisted:
O problema é da iniciativa privada. Mas lá chegaremos!

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por beme83 » 03 jan 2021, 17:50

rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 14:29
jfr2006 Escreveu:
03 jan 2021, 13:06
rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 12:35
Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.

Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.

Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc... :?:
Se nos outros países é possível chegar a um posto e ter um preço fixo por kWh (Espanha, por exemplo), sem complicações, esquemas, taxinhas e afins e subscrições mensais, porque é que cá não é possível? Porque é que cá tenho de ter n entidades a quererem ganhar e enriquecer à custa disto?

Se o problema não é do modelo, nem da lei, então é do quê? Queres ver que o problema é meu, do utilizador final? :roll: :twisted:
O problema é da iniciativa privada. Mas lá chegaremos!
O problema é da lei ora leia com atenção a lei e depois diga que esta legislação do tipo cebola em que se junta camadas de intermediários sem necessidade e depois um "SER" supremo a MOBIe que na realidade tem a informação de todos e nem sequer se digna a responder aos seus clientes que são os CEMES.
mesmo portal.
3 — Os comercializadores de electricidade para a mobilidade eléctrica devem ser pessoas colectivas autónomas em relação às entidades que exerçam, directamente ou através de sociedades coligadas, as actividades previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 5.º
4 — No exercício da sua actividade, o comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica contrata o fornecimento de energia eléctrica com os utilizadores de veículos que o requeiram e estabelece com os operadores de pontos de carregamento as relações jurídicas necessárias para assegurar o acesso pelos respectivos utilizadores aos pontos de carregamento, mediante o pagamento de um preço que incorpore o valor da remuneração devida aos operadores daqueles pontos.

Logo CEME e OPC nunca podem ser o mesmo, algo estúpido e que faz os preços aumentarem consideravelmente além disso os Pontos de carregamento em local privado de acesso público
1 — Os pontos de carregamento situados em locais privados destinados ao acesso público de utilizadores de veículos eléctricos são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador licenciado nos termos do artigo 15.º, o qual pode ser o titular do local de instalação
do ponto de carregamento.
Logo por este número 1 tem de ser OPC quem explora pontos em local privado de acesso público, logo tem de estar ao abrigo da Mobi.e e dos CEME....mais uma estupidez. Só se safa mesmo o acesso privado mas para isso como já aqui referido tem de se colocar barreiras de acesso para se diferenciar. E depois não me venha dizer ai e tal não é preciso mudar a lei. É preciso mudar e liberalizar ficando a Mobi.e como uma entidade opcional. Quem quiser instala os pontos de carregamento onde quer e possa e explora, tendo o Estado apenas o dever de fiscalizar se as instalações cumprem os requisitos legais nada mais.
Eu costumo dar esta imagem, imagina que és o dono das bombas de combustível ma não podes vender combustível, quem vende são as marcas via os seus cartões.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 18:07

beme83 Escreveu:
03 jan 2021, 17:50
Eu costumo dar esta imagem, imagina que és o dono das bombas de combustível ma não podes vender combustível, quem vende são as marcas via os seus cartões.
Boa analogia!

Realmente faz todo o sentido ter uma entidade que instala e dá manutenção às bombas de combustível (OPC), outra que abastece (TAR), outra que recebe pelo combustível consumido (CEME) e ainda outra que gere o que é consumido e a operacionalidade das bombas de combustível (Mobi.e) ... :doh:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Carregamento”