Range extender - bateria extra na mala

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Range extender - bateria extra na mala

Mensagem por Nonnus »

Eu também acho que é, mas não tenho a certeza. Quando o carro fica naqueles rolos que servem para ver se a direcção esta alinhada, e o poder da travagem acho que pesa o carro. Alguém que confirme.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Range extender - bateria extra na mala

Mensagem por mjr »

Sim, é verificado o peso por eixo.

Se depois verificam que esse peso está de acordo com o homologado para o veículo é outra coisa, mas uma vez que mesmo com mais 200kg de bateria o peso sem condutor e passageiros fica abaixo do peso bruto do veículo, penso que não será levantado qualquer problema na inspeção. Isto é apenas especulação, se alguém souber como funcionam as inspeções que corrija.

Seja como for, para o que se vê a "passar" nas inspeções era muito irónico andarem a pegar por isto...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2218
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Range extender - bateria extra na mala

Mensagem por civic »

Se é um power bank deve ser facilmente removível, ou seja, posso usá-lo para acumulador estático em casa no dia a dia e coloca-lo no carro para alguma viagem maior, não poderá ser usado assim?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Range extender - bateria extra na mala

Mensagem por Nonnus »

mjr Escreveu: 19 nov 2020, 08:45 Sim, é verificado o peso por eixo.

Se depois verificam que esse peso está de acordo com o homologado para o veículo é outra coisa, mas uma vez que mesmo com mais 200kg de bateria o peso sem condutor e passageiros fica abaixo do peso bruto do veículo, penso que não será levantado qualquer problema na inspeção. Isto é apenas especulação, se alguém souber como funcionam as inspeções que corrija.

Seja como for, para o que se vê a "passar" nas inspeções era muito irónico andarem a pegar por isto...
Eu tinha essa ideia porque eu tive um Renault Megane comercial e a certa altura da vida do carro, o carro chumbou na inspeção. Havia qualquer coisa com peso bruto do carro não batia certo com o livrete. Tive que pedir uma alteração de livrete a Renault Portugal para o carro passar na inspeção. Isto aconteceu com todos os Megane daquele modelo (o carro era um brutamontes, podia carregar 650kg), a Renault teve de notificar todos os proprietários. Leva-me a querer que é verificado.

Em relação a esta alteração ser aceite nas inspeções na volta até passava despercebido. Numa das vezes que fui com o meu fumarolas a inspeção perguntei:

- Então como é que funciona a inspeção dos elétricos? É igual?
- Não sei, nunca fizemos a nenhum.

Por esta altura se calhar já fizeram alguns, mas ainda deve haver muitas dúvidas.

Também é verdade que as inspeções vão passar a ser mais rigorosas para o fumarolas, carros sem catalisador (parece que é o novo negocio dos amigos do alheio), e sem filtro de partículas ficam pelo caminho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”