Como esse SOH desceu vertiginosamente nos últimos meses! Perder 14% num ano é realmente impressionante. Os leafs de 30kwh de 2017 tiveram direito a baterias de qualidade medíocre.Nonnus Escreveu: ↑16 set 2020, 15:07Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
O meu leaf 30 de 2016 (está mesmo a fazer os 100k km) ainda se mantém nos 80% (pelo menos a ultima vez que vi).corrisi Escreveu: ↑17 set 2020, 03:23Como esse SOH desceu vertiginosamente nos últimos meses! Perder 14% num ano é realmente impressionante. Os leafs de 30kwh de 2017 tiveram direito a baterias de qualidade medíocre.Nonnus Escreveu: ↑16 set 2020, 15:07Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Mas tenho um colega com um de 2017 (finais mesmo quase 2018) com menos de 80k km e já perdeu a 2 barra.
Este posso dizer que nunca esteve nem perto do vermelho porque tem 0 (zero) cargas rapidas. O dono nunca lhe ligou uma chademo desde que o comprou novo. (talvez tenha 1, dos testes na Nissan ).
Portanto, confirma-se, as baterias (pelo menos as da Nissan) têm uma personalidade própria, e bem forte
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
O meu com 114k km, está com 83~85% de SOH
E não tem levado com nenhuns carinhos...
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Eui acho que a degradação reportada pelos carros não é real, façam um teste da tomada para aferir com certezas.
O carro do Nonnus fazia 200km/dia e mantinha SOH invejavelmente alto. A partir do momento que passou a fazer poucos km/dia o SOH caiu a pique. Não faz sentido, é o algoritmo do BMS que não gosta de andar pouco.
Em relação aos danos por sobreaquecimento, nos 30kWh é incrível como é que não se verificam muitos casos destes dada a curva de carregamento muito mais "violenta" que nos 40kWh.
O carro do Nonnus fazia 200km/dia e mantinha SOH invejavelmente alto. A partir do momento que passou a fazer poucos km/dia o SOH caiu a pique. Não faz sentido, é o algoritmo do BMS que não gosta de andar pouco.
Em relação aos danos por sobreaquecimento, nos 30kWh é incrível como é que não se verificam muitos casos destes dada a curva de carregamento muito mais "violenta" que nos 40kWh.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Não sei não Bruno. O meu de 30kwh de Março de 2017 atingiu hoje os 58 mil kms e não faz mais do que 140kms com uma carga completa e com médias de 13kw/100 (Ilha da Madeira). Da última vez que vi o SOH rondava os 70% e tem naturalmente 9 barras.BrunoAlves Escreveu: ↑17 set 2020, 11:37Eui acho que a degradação reportada pelos carros não é real, façam um teste da tomada para aferir com certezas.
O carro do Nonnus fazia 200km/dia e mantinha SOH invejavelmente alto. A partir do momento que passou a fazer poucos km/dia o SOH caiu a pique. Não faz sentido, é o algoritmo do BMS que não gosta de andar pouco.
Em relação aos danos por sobreaquecimento, nos 30kWh é incrível como é que não se verificam muitos casos destes dada a curva de carregamento muito mais "violenta" que nos 40kWh.
São inúmeros os relatos de Leafs 30 de 2017 com degradação acima da média. Não acredito que seja apenas coincidência!
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Só um teste de tomada poderá aferir isso.
À excepção de carros em TVDE e imensas CR (que podem até ter danos físicos como reportado aqui), o que eu acho é que os carros que andam pouco têm o SOH muito sub-avaliado pelo BMS. Depois claro vês pouca autonomia restante no quadrante e acabas por achar (e bem) que não podes fazer mais kms. Se andares com o LeafSpy ligado a controlar a tensão das células provavelmente conseguirás fazer muito mais kms.
Isto claro, sou eu a supor. Poderão existir casos de degradação efectiva.
À excepção de carros em TVDE e imensas CR (que podem até ter danos físicos como reportado aqui), o que eu acho é que os carros que andam pouco têm o SOH muito sub-avaliado pelo BMS. Depois claro vês pouca autonomia restante no quadrante e acabas por achar (e bem) que não podes fazer mais kms. Se andares com o LeafSpy ligado a controlar a tensão das células provavelmente conseguirás fazer muito mais kms.
Isto claro, sou eu a supor. Poderão existir casos de degradação efectiva.
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Para aferir a autonomia têm mesmo de ir até ao carro parar ou muito perto disso controlando a tensão nas células, o Leaf é conhecido por esconder MUITA capacidade abaixo do aviso de bateria fraca.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Teste de tomada verdadeiramente dito nunca realizei. Mas já fui dos 8.4% de SOC no leaf Spy até 98.1%. Os kws que aparentemente estão na bateria não são nada animadores.BrunoAlves Escreveu: ↑17 set 2020, 12:11Só um teste de tomada poderá aferir isso.
À excepção de carros em TVDE e imensas CR (que podem até ter danos físicos como reportado aqui), o que eu acho é que os carros que andam pouco têm o SOH muito sub-avaliado pelo BMS. Depois claro vês pouca autonomia restante no quadrante e acabas por achar (e bem) que não podes fazer mais kms. Se andares com o LeafSpy ligado a controlar a tensão das células provavelmente conseguirás fazer muito mais kms.
Isto claro, sou eu a supor. Poderão existir casos de degradação efectiva.
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Não existe uma medida para se tirar facilmente dos kWh restantes, pelo que o BMS pode achar que tem 0.7kWh e afinal ten 2 ou 3.
A tensão das células será o valor mais indicativo, a par da medição da energia que é carregada no carro (retiradndo uns 10% para a eficiencia do carregador e aquecimento).
Nunca fiz efectivamente um teste de tomada no meu, mas vou pensar em fazer um dia destes.
A tensão das células será o valor mais indicativo, a par da medição da energia que é carregada no carro (retiradndo uns 10% para a eficiencia do carregador e aquecimento).
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
2.5% de Gids para 8.4% de SOC não é nada normal... terá alguma célula desiquilibrada?
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