Postos de carga rápida
- VETL
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Re: Postos de carga rápida
Disseste muito bem 
"Energia é matéria prima".
E ainda bem, para sorte de todos nós, que foi esse o entendimento do legislador.
Quanto a mim não podia ter outro entendimento, mas cheguei a temer que alguma alma "iluminada" se lembrasse um dia que isso pudesse ser uma mercadoria.
Aí sim, estaríamos tramados.
			
									
									"Energia é matéria prima".
E ainda bem, para sorte de todos nós, que foi esse o entendimento do legislador.
Quanto a mim não podia ter outro entendimento, mas cheguei a temer que alguma alma "iluminada" se lembrasse um dia que isso pudesse ser uma mercadoria.
Aí sim, estaríamos tramados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- rimsilva
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Re: Postos de carga rápida
Pode ter faltado as "aspas" na questão da "matéria-prima" mas acho que a mensagem foi percebida.
Mesmo não se sabendo todos os detalhes do contrato entre a Power dot e a UBER, não deve andar muito longe do modelo que a Power dot divulga no suite e que seguramente inclui algum retorno.
Para mim continua a ser claro que há regras diferentes no "Jogo" de ser OPC, num caso e noutro e que no final o utilizador sai prejudicado porque o OPC da rede mobi.e não tem o poder de procurar ganhar margem na compra de energia (ou até usar a energia que produz) e reflectir esse ganho no preço final do carregamento, essa margem fica do lado do CEME.
Estamos a assistir ao surgimento de cada vez mais CEME que não tinham qualquer ligação directa à ME, são apenas partes interessadas.
Mesmo esquecendo a confusão que CEME e OPC provocam a quem adere à ME, que carregam o seu VE compeltamente perdidos em relação a quanto custa um carregamento, se não vemos este tipo de modelo noutros paises europeus, com economias com outra dimensão é porque, se calhar, não existe essa necessidade e o mercado funciona sem complicar.
			
									
									
						Mesmo não se sabendo todos os detalhes do contrato entre a Power dot e a UBER, não deve andar muito longe do modelo que a Power dot divulga no suite e que seguramente inclui algum retorno.
Para mim continua a ser claro que há regras diferentes no "Jogo" de ser OPC, num caso e noutro e que no final o utilizador sai prejudicado porque o OPC da rede mobi.e não tem o poder de procurar ganhar margem na compra de energia (ou até usar a energia que produz) e reflectir esse ganho no preço final do carregamento, essa margem fica do lado do CEME.
Estamos a assistir ao surgimento de cada vez mais CEME que não tinham qualquer ligação directa à ME, são apenas partes interessadas.
Mesmo esquecendo a confusão que CEME e OPC provocam a quem adere à ME, que carregam o seu VE compeltamente perdidos em relação a quanto custa um carregamento, se não vemos este tipo de modelo noutros paises europeus, com economias com outra dimensão é porque, se calhar, não existe essa necessidade e o mercado funciona sem complicar.
- BrunoFonseca
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Re: Postos de carga rápida
https://www.youtube.com/watch?v=EmuIolKO0qo
(ver a partir do minuto 17:23)
Gosto destes postos da Kempower (fabricante)
Como refere o Bjorn, mais interessantes do que os ABB ou Efacec
O pormenor do replicar a info do posto no smartphone com o QR Code mostra que as coisas simples são as mais úteis.
Também a forma como o cabo fica "suspenso" está muito bem pensada.
@Efacec: vamos lá actualizar o desing e funcionalidades dos postos. Não faz sentido "importarmos" postos quando temos por cá um fabricante de qualidade.
			
									
									
						(ver a partir do minuto 17:23)
Gosto destes postos da Kempower (fabricante)
Como refere o Bjorn, mais interessantes do que os ABB ou Efacec
O pormenor do replicar a info do posto no smartphone com o QR Code mostra que as coisas simples são as mais úteis.
Também a forma como o cabo fica "suspenso" está muito bem pensada.
@Efacec: vamos lá actualizar o desing e funcionalidades dos postos. Não faz sentido "importarmos" postos quando temos por cá um fabricante de qualidade.
Re: Postos de carga rápida
https://www.youtube.com/watch?v=EmuIolKO0qo&t=1043BrunoFonseca Escreveu: ↑23 jul 2020, 15:34https://www.youtube.com/watch?v=EmuIolKO0qo
(ver a partir do minuto 17:23)
- BrunoAlves
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Re: Postos de carga rápida
Parece-me um bocado publicidade encomendada o que não é de todo o estilo do tio Bjorn. Certo que o design "por cima" e com mola poderá ter algumas vantagens, mas nesta altura o vídeo diz "se tiveres um e-tron ou um Taycan" quando claramente não chega a metade de um TM3 e já a puxarr pela mola.
Em relação à partilha de potência, claramente vantajoso, em caso de dúvidas é falar com o Apr que o faz há anos na tugalândia  
			
									
									Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						- frankesousa
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Re: Postos de carga rápida
Por acaso o cabo + mola torna a coisa maior que os outros sem duvida. Não precisa chegar à traseira, quem carrega a frente mete de frente quem carrega atrás estaciona de traseira.
O problema das tomadas no "meio" do carro também chega bem assim, bem melhor que o etron com o cabo esticadinho que aparece a meio do mesmo video.
E dizer "mal" da Efacec... Vá... depois de estar farto de saber que são dos PCR mais fiáveis do mercado!
 
Quanto à partilha de potência, bem, não é nem de perto nem de longe a mesma coisa partilhar "Amperes" em AC e partilhar corrente/ voltagem em DC já rectificada!
Já agora nota negativa para o Bjorn que até parece perceber uma coisas e estar o video todo a falar de "inversores" quando o que está em causa é antes um rectificador AC-DC (que é basicamente o contrário).
			
									
									O problema das tomadas no "meio" do carro também chega bem assim, bem melhor que o etron com o cabo esticadinho que aparece a meio do mesmo video.
E dizer "mal" da Efacec... Vá... depois de estar farto de saber que são dos PCR mais fiáveis do mercado!
Quanto à partilha de potência, bem, não é nem de perto nem de longe a mesma coisa partilhar "Amperes" em AC e partilhar corrente/ voltagem em DC já rectificada!
Já agora nota negativa para o Bjorn que até parece perceber uma coisas e estar o video todo a falar de "inversores" quando o que está em causa é antes um rectificador AC-DC (que é basicamente o contrário).
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- alexmol
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Re: Postos de carga rápida
EDP está a mudar o tarifário dos PCR, deixou de ser ao kWh e passou a ser ao minuto  
 
Antes era assim:

E agora passou a ser assim:

			
									
									
						Antes era assim:

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Re: Postos de carga rápida
O nosso maravilhoso modelo a funcionar em beneficio do utilizador  
  
			
									
									
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				beme83
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Re: Postos de carga rápida
sem comentérios....era dos poucos PCR que para VE mais antigos ainda compensava.....sem comentários
			
									
									
						- rimsilva
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Re: Postos de carga rápida
Tenho um VE de 1ª geração e sempre fui apologista de PCRs ao minuto, o que me deixava com calafrios era pensar que poderia chegar a um PCR e ter lá agarrado um caracol.... Em cidade nem queria saber de PCRs, ainda assim se a potência média de caregamento não for abaixo dos 35 kW, o preço ainda é aceitável se pensarmos que em poucos minutos poderemos ter carga para 50 ou mais km.
Realizo cargas de 10/25 min e consigo valores entre 0,35€ e 0,38€, para PCR parece-me justo.
			
									
									
						Realizo cargas de 10/25 min e consigo valores entre 0,35€ e 0,38€, para PCR parece-me justo.





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