Sistemas de 800V, sim ou não?

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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2020, 21:53

frankesousa Escreveu:
25 ago 2020, 10:34
Já se vê o problema nos Taycan que tens apenas um DC-DC de 50kW onboard,
Se não há, vai haver um mais potente para 150kW julgo eu.
migle Escreveu:
25 ago 2020, 18:03
Interrompendo a ligação entre as duas metades de 400V, podia para o carregamento carregar as duas metades em paralelo se o carregador for de 400V.
Isso não deve ser viável. Irias ter células a tensões diferentes nas duas metades, quando fosse altura de as voltar a juntar.

A minha questão tem mais a ver com as dificuldades de instalação e fornecimento de energia e se isso tem ou não vantagens palpáveis sobre os sistemas actuais e menos potentes.
O Bjorn falava numa vaga de novos carregadores de 150kW partilhados entre 2 tomadas. Não será isso muito mais vantajoso no panorama geral do que pensar em colocar 1,4MW (a barbárie que isso é...) para apenas 4 tomadas que suportem os 350kW? Essa potência daria para quase 20 tomadas a 150kW partilhados.
Porque depois os carros só suportam essas potências durante segundos ou poucos minutos, a média final é sempre bastante mais baixa que esse pico.

Não seria preferível ter baterias que aguentem potências médias elevadas em vez de picos curtinhos para depois terem um resultado final pouco melhor?
A comparação da média final entre os 260kW de pico do Taycan e o que faz o e-tron parece-me mostrar que sim.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por migle » 25 ago 2020, 22:40

BrunoAlves Escreveu:
25 ago 2020, 21:53
Isso não deve ser viável. Irias ter células a tensões diferentes nas duas metades, quando fosse altura de as voltar a juntar.
Pelo contrário, se foram carregados em paralelo, a tensão das duas metades estaria próxima. Mas também não haveria qualquer problema em juntá-las em série se não estivesse. E além disso os BMSs estão a monitorizar a tensão de cada célula e podem equilibrar.

A razão de ser inviável deve ser outra. (edit: a haver problemas com a tensão seria ao montar em paralelo...)
BrunoAlves Escreveu:
25 ago 2020, 21:53
A comparação da média final entre os 260kW de pico do Taycan e o que faz o e-tron parece-me mostrar que sim.
Ele pega em duas baterias diferentes, dois BMSs, e conclui que as diferenças se devem ao sistema de 400V versus 800V? Que tal dizer que o e-tron tem um top buffer maior e por isso carrega tão rápido tão acima?

De qualquer modo, penso que é muito mais importante a velocidade até 80% do que até tão acima.
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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2020, 22:56

Sim, eu estou a referir-me até aos 80%, claro.

O que o teste dele mostrou é que o Taycan tem cerca de 180kW de potência média até aos 80%. E nas novidades anunciadas para o fim do ano o utilizador poderá limitar a 200kW, o que naturalmente fará cair esta média ainda mais.
O e-tron, pela curva característica, andará nuns 145kW talvez? Claro que é diferente. Mas é assim tão diferente e compensa as exigências? É o que gostaria de perceber.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2020, 11:38

BrunoAlves Escreveu:
25 ago 2020, 21:53
Porque depois os carros só suportam essas potências durante segundos ou poucos minutos, a média final é sempre bastante mais baixa que esse pico.

Não seria preferível ter baterias que aguentem potências médias elevadas em vez de picos curtinhos para depois terem um resultado final pouco melhor?
A comparação da média final entre os 260kW de pico do Taycan e o que faz o e-tron parece-me mostrar que sim.
Pois e o markting? É que assim dizem que carrega a uma velocidade máxima de X que em comparação com o modelo Z (tive de trocar a letra porque existe um modelo Y :lol: ) da marca Y é muito melhor.

Nunca é referido é durante quanto tempo é que carrega a esse pico.

Ainda estamos numa fase de ver quem é que tem a pila maior. As marcas tradicionais deixaram-se dormir a sombra da bananeira e houve uma marca que se destacou nos eléctricos, agora a ideia é passar a imagem que eles sabem fazer melhor.

Ainda ontem vi um video de uma comparação entre um Taycan S turbo com um Model S P100D Ludricrous onde o Porsche ganha em todos os cenários de arranques que fazem.

Fazer a comparação entre uma marca que existe há 10 anos e outra que existe a 90 anos onde as diferenças não são nada demais... Mal estaria a Porsche com 90 anos de historia se não soubesse fazer carros.
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BrunoAlves
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2020, 14:25

Eu nem estou a pensar nesses pormaiores. É mesmo a questão prática que me faz confusão ;)
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por FullElectric » 26 ago 2020, 14:44

É um facto que já fazem carros à 90 anos e também é um facto que sabem fazer bons carros... e caros
mas também é um facto que estão pelo menos 5 anos atrasados em relação à principal concorrente.
Não deixa de ser curioso estarem a comparar um carro que lançaram este ano com carro concorrente que uma marca com apenas 10 anos de existência já lançou à mais de 5 anos

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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 26 ago 2020, 19:15

O maior "problema" dos circuitos elétricos são os amperes, são estes que tornam os circuitos muito caros, por isso e numa utilização desportiva não tenho duvida que o aumento de tensão será sempre apetecivel, o Porsche para a mesma potência consome metade dos amperes dos outros.
A Porsche enveredou por um caminho que tem lógica na forma que pretende que sejam utilizados, de qualquer das maneiras acredito que ainda com um factor cagaço enorme, alem disso não se pode distanciar muito dos irmãos a sumo de dinossauro, era inconcebível um Taycan andar mais do que um 911 turbo nesta altura...
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por migle » 26 ago 2020, 20:29

Nonnus Escreveu:
26 ago 2020, 11:38
Ainda ontem vi um video de uma comparação entre um Taycan S turbo com um Model S P100D Ludricrous onde o Porsche ganha em todos os cenários de arranques que fazem.
Então, mas o preço também não é o menos, pois não? A gama de preços de um começa onde a do outro acaba. O S não é um desportivo, não tem corpo para isso, é um modelo bastante antigo... O Taycan é um Porsche, grande por fora e apertado por dentro.

Para mim a questão é realmente o preço. Precisamos de eléctricos bons mais baratos muito mais que carregamento ultra rápido.

Perguntem a qualquer pessoa o que é mais importante, poder comprar um eléctrico, ou poupar 5 minutos num carregamento.
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2020, 01:23

BrunoAlves Escreveu:
26 ago 2020, 14:25
Eu nem estou a pensar nesses pormaiores. É mesmo a questão prática que me faz confusão ;)
Mas eles pensaram.
FullElectric Escreveu:
26 ago 2020, 14:44
É um facto que já fazem carros à 90 anos e também é um facto que sabem fazer bons carros... e caros
mas também é um facto que estão pelo menos 5 anos atrasados em relação à principal concorrente.
Não deixa de ser curioso estarem a comparar um carro que lançaram este ano com carro concorrente que uma marca com apenas 10 anos de existência já lançou à mais de 5 anos
Essa é que é a estupidez! Comparar um modelo já com alguns anos com um que saiu a meses. Mais ainda assim é taco a taco, com vantagem para o Porsche.
civic Escreveu:
26 ago 2020, 19:15
.. alem disso não se pode distanciar muito dos irmãos a sumo de dinossauro, era inconcebível um Taycan andar mais do que um 911 turbo nesta altura...
O video sugerido a seguir a esse por acaso é com um Taycan S Turbo com um 911 Turbo, e como dizes o dinossauro ainda leva vantagem.

migle Escreveu:
26 ago 2020, 20:29
Então, mas o preço também não é o menos, pois não? A gama de preços de um começa onde a do outro acaba. O S não é um desportivo, não tem corpo para isso, é um modelo bastante antigo... O Taycan é um Porsche, grande por fora e apertado por dentro.

Para mim a questão é realmente o preço. Precisamos de eléctricos bons mais baratos muito mais que carregamento ultra rápido.

Perguntem a qualquer pessoa o que é mais importante, poder comprar um eléctrico, ou poupar 5 minutos num carregamento.
Nesta faixa de preços e a quem se destina estes carros achas que tem problemas de dinheiro? Eles tanto podem comprar um Taycan S Turbo como um Kauai para levar os filhos a escola. Acho que aqui estamos todos de acordo que o ideal era ter carros como E-Niro, Kauai, Model 3 por 20000€, mas infelizmente não vejo isso acontecer tão cedo. Talvez quando as marcas chinesas conseguirem entrar na Europa em força.

O S não é um desportivo, ou melhor, não nasceu como desportivo, mas com certas versões (Ludricrous) a ideia é ser uma berlina desportiva, dentro do mesmo conceito do M5 e nos eléctricos não havia mais nada do género até aparecer o Porsche.
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- 6 anos depois 160000km
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Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por RS232CSerialUser » 27 ago 2020, 10:08

Nonnus Escreveu:
27 ago 2020, 01:23
...
O S não é um desportivo, ou melhor, não nasceu como desportivo, mas com certas versões (Ludricrous) a ideia é ser uma berlina desportiva, dentro do mesmo conceito do M5 e nos eléctricos não havia mais nada do género até aparecer o Porsche.
Texto que um amigo me enviou, a leitura esclarece sobre as propriedades desportivas do Taycan, e quem testou e escreveu parece ser independente, se já foi partilhado esqueçam este
"Porsche Taycan battery overheats on Nürburgring North Loop"
https://thedriven.io/2020/08/14/porsche ... orth-loop/

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