Leaf 2 Tekna - MJR

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1983
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp »

mjr Escreveu: 25 mai 2020, 11:31 Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.

Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias. :)
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

Especialmente a temperatura, mas há também um efeito de estar continuamente a carregar a correntes elevadas que provoca degradação por alguns iões não se conseguirem intercalar no ânodo e ficarem lá depositados, reduzindo o lítio disponível e criando dendrites. Esse efeito é muito reduzido atualmente, até porque o aquecimento favorece a intercalação. Eu diria que é um problema maior com cargas rápidas em temperaturas baixas.

Por isso sim, é praticamente só a temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 19:38
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por corrisi »

cfvp Escreveu: 25 mai 2020, 19:50
mjr Escreveu: 25 mai 2020, 11:31 Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.

Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias. :)
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?
Por si só as temperaturas que o pack atinge numa carga rápida entre os 20 e os 80%, por exemplo, não são nada problemáticas na minha opinião. A coisa complica-se quando à temperatura elevada se junta voltagens elevadas nas células, daí que se deva evitar este binómio em simultâneo sobretudo durante muito tempo.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic »

Exacto, esse caso que referi de um táxi poucas cargas rápidas faz, embora faça praticamente todos os dias ciclos completos, ou seja, o valor dado pelo LS não deve fugir muito à da realidade.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por kony76 »

mjr Escreveu: 14 mar 2024, 12:25 Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu até agora ainda não. Acho que o meu é do mesmo ano do teu. 2018.
cfvp
Mensagens: 1983
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp »

mjr Escreveu: 14 mar 2024, 12:25 Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Já não sei ao certo qual era o código, mas quase de certeza que foi esse problema. Portanto sim, a mim já me contactaram e supostamente já aplicaram a reprogramação.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por frankesousa »

Perguntei a um familiar que tem um leaf 40 e diz-me que da ultima vez que foi à Nissan fazer um diagnóstico (da avaria da tranca da porta de carga, portanto nada relacionado) pediram autorização para fazer esse "update".
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

Acabaram de contactar um amigo que comprou o Leaf na mesma altura do meu.

Vou tentar reproduzir a situação, nunca me tinha apercebido desta "aceleração não solicitada". Parece ser um bug em que nestas condições o cruise control é de novo "ativado", nos tais 8 segundos após desativar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
anolsi
Mensagens: 208
Registado: 20 mar 2017, 15:20
Data de Aquisicao: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por anolsi »

mjr Escreveu: 14 mar 2024, 12:25 Recebi hoje uma chamada a indicar a existência de um recall para reprogramação do VCM: R23A6.

Andei a pesquisar e o que encontrei foi o seguinte:

https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2023/R ... 4-8420.pdf
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu fui contactdo, e até já fui fazer a atualização do meu (demorou 1 horita)... Até agora não notei diferença nenhuma quando saio do cruise control... Mas sendo honesto nunca tentei executar exactamente aqueles passos só para testar.
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”