PCN explode e um carro pega fogo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por frankesousa » 05 dez 2019, 09:38

Só para deixar o meu contributo, eu tenho um extintor em casa para uma primeira acção contra qualquer fogo e este é adequado a electricidade até 1000V também, não deve ser assim tão incomum.


Deixo também a minha admiração de como aquilo ardeu, já com a tampa aberta e tudo! Talvez tenha sido "sorte" ou então não!
Devia ter muito plástico ali!

E já agora, também acho da maior estupidez filmar um acontecimento destes sem que se veja rigorosamente NINGUÉM a pelo menos tentar fazer qualquer coisa!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 10:37

frankesousa Escreveu:
05 dez 2019, 09:38
Só para deixar o meu contributo, eu tenho um extintor em casa para uma primeira acção contra qualquer fogo e este é adequado a electricidade até 1000V também, não deve ser assim tão incomum.
O que é incomum é tu teres um extintor em casa. Numa das ultimas formações que fiz, a certa altura o formador pergunta quem é que tinha um extintor em casa. Das 20 e tal pessoas que estavam na sala apenas eu e o formador é que tinha-mos. Um extintor não é assim tão caro como isso e pode evitar problemas muito maiores. Como também já referi, além de ter nos carros, tenho em casa e numa pequena oficina onde faço alguns trabalho de soldadura. Até hoje em casa nunca usei, nunca foi preciso, mas já usei noutros locais, e sei a diferença que faz entre ter alguma coisa e não ter nada. É a velha máxima, depois de casa arrombada trancas na porta.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

radikal
Mensagens: 58
Registado: 29 mai 2017, 10:51
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 81,71

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por radikal » 05 dez 2019, 11:19

Nonnus Escreveu:
05 dez 2019, 04:39
Não ė provável, vais mesmo encontrar os dois tipos de extintor. Isto assim parece uma conversa de malucos. De duas em duas páginas estamos sempre a repetir o mesmo.

Eu já referi isso mais atrás nesta discussão, os estabelecimentos comerciais são obrigados a ter esse tipo equipamentos. Por norma os de CO2 estão junto ao quadro eléctrico que tem de ser de fácil acesso e os de pó químico seco espalhados pelo estabelecimento. Os de pó químico seco podem ser usados até 1000 volts.
Só para ficar mais informado, qual seria o ideal para esta situação?
Os de pó quimico que estão em todo o lado, ou de CO2 que estão junto ao quadro elétrico?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por frankesousa » 05 dez 2019, 12:23

Tenho uma salamandra e por isso achei essencial ter um, mesmo que pequeno só para uma emergência.

Até já usei um desses "pequenos dos carros" para apagar um inicio de incêndio num campo de palha seca (por ironia provocado por uma faiscada resultante de uma emenda de cabo eléctrico), é verdade que só durou 20 segundos, mas foi o suficiente para controlar um fogo que já levava uns bons 2 metros de diâmetro no chão.


Em resumo, ter um extintor (tenha ele o tamanho que tiver) à mão é normalmente a diferença entre um susto e um desastre!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 12:31

radikal Escreveu:
05 dez 2019, 11:19
Só para ficar mais informado, qual seria o ideal para esta situação?
Os de pó quimico que estão em todo o lado, ou de CO2 que estão junto ao quadro elétrico?
Qualquer um deles porque não acredito que estejam lá mais de 1000 volts, estamos a falar de um PCN. Mesmo que em cada tomada (2) estejam lá 380v corrente tri-fásica ainda fica longe dos 1000. Mas por segurança o indicado seria o de CO2.

São fáceis de distinguir um do outro. O de CO2 tem um difusor, o de pó químico seco tem um pequena mangueira. Em todo o caso no próprio extintor indica para que tipo de fogo é indicado assim como a placa que fica junto ao extintor.

Imagem

Imagem Imagem

Uma coisa que nunca deves usar é o telemóvel, usa-o para fazer chamadas para o 112 caso o extintor já não dê conta do recado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por mjr » 05 dez 2019, 12:51

O vídeo foi retirado do Facebook, haverá outro sítio para o rever?

Eu acho muito estranho um posto arder daquela maneira, supostamente os plásticos deviam ser ignífugos (um produto plástico que produzo na minha empresa só arde enquanto estiver a ser aplicada uma chama externa) e um curto circuito no posto deveria fazer atuar as proteções no quadro do ORD a montante do posto, algo que não aconteceu pois vimos vários flashes de luz a sair do posto em contínuo.

Ao nível da responsabilidade, penso que será ou do OPC ou do ORD, dependendo de quem era o local onde se iniciou o fogo. Isto, claro, se entretanto não se chegar à conclusão que houve sabotagem, por exemplo com a colocação de material inflamável dentro do armário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 12:55

pemifer coloco-os aqui: https://imgur.com/gallery/X8QRNAa
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por mjr » 05 dez 2019, 13:00

Penso que havia outro vídeo numa fase mais inicial do incêndio onde se via vários flashes azuis a sair do posto. Ou estarei a imaginar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 13:05

Eu também acho que sim, o Erbium também referiu isso, mas o pemifer diz que não.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por marcopns » 05 dez 2019, 17:57

Nonnus Escreveu:
05 dez 2019, 13:05
Eu também acho que sim, o Erbium também referiu isso, mas o pemifer diz que não.
Sim, havia outro video, sem duvida nenhuma.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Bloqueado

Voltar para “Carregamento”