DB Leaf do Wisconsin

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 22 mai 2019, 11:00

Lá vou eu... na minha vidinha... em passeio até ao ENVE... e qual foi o primeiro elétrico que encontrei?
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga :o (eu não sei se conseguiria :shock: , pé pesado)
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filipeoliv
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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por filipeoliv » 24 mai 2019, 16:30

Não conseguias porque o peso da barba pesa muito :lol:
Logo mais consumo :D
Estou a brincar amigo ;)

santanamos
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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por santanamos » 25 mai 2019, 01:27

filipeoliv Escreveu:
24 mai 2019, 16:30
Não conseguias porque o peso da barba pesa muito :lol:
Logo mais consumo :D
Estou a brincar amigo ;)
Mas o penteado compensa na aerodinâmica :mrgreen:
(Eu é que estou a brincar, heheh)

lmmr74
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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por lmmr74 » 28 mai 2019, 11:10

pemifer Escreveu:
22 mai 2019, 11:00

E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga :o (eu não sei se conseguiria :shock: , pé pesado)
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Torres Vedras-Lisboa são cerca de 60km...isso fazia eu com o meu antigo Ampera a ainda sobrava carga. Presumo que o Leaf não faça Torres - Lisboa, mas ida e volta, certo?

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pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 28 mai 2019, 12:53

lmmr74 Escreveu:
28 mai 2019, 11:10
Torres Vedras-Lisboa são cerca de 60km...isso fazia eu com o meu antigo Ampera a ainda sobrava carga. Presumo que o Leaf não faça Torres - Lisboa, mas ida e volta, certo?
Sim, estava a referir-me a Torres Vedras - Lisboa - Torres Vedras.
Ele já tinha 30% de degradação e eu fazia 100km com dificuldade.

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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 23 set 2019, 10:29

O Facebook lembrou-me que fez ontem 1 ano deste acontecimento.
Agora que está na moda bater na Nissan por causa do arrefecimento, convém lembrar que a seguir a este acontecimento a degradação foi mais lenta do que antes pelo que não posso relacionar um aquecimento esporádico com degradação da bateria.
pemifer Escreveu:
26 set 2018, 12:19
Para este fim de semana estava combinada uma ida ao Porto em "Caravana" com o filipeoliv.
Infelizmente tive de desmarcar a ida ao Porto mas como tinha também o desafio de visitar Oliveira de Azeméis e até havia lá um encontro de veículos elétricos converti o meu fim de semana no Porto numa ida ao ERVE.
Apesar da descombinação seguiam à mesma 2 Leafs na A1 em direção ao Norte.
Um deles levava cerca de 45 minutos de avanço.
Arrogante, pensei: apanho-o num instante.
E assim tentei. Muitos quilómetros a velocidades superiores a 119km/h e lá apanhei o filipeoliv no PCR de Pombal.
Foi nessa altura que pensei que lá faríamos a "Caravana" mas o PCR de Pombal não quis ajudar.
Pus o carro a carregar e ao fim de poucos minutos o posto desligou-se.
Ao fim de poucos minutos volta à vida... foi só uma questão de poucos minutos até o posto estar novamente operacional...
Poucos minutos + pouco minutos + pouco minutos = muitos minutos.
Quando estava a preparar-me para parar a carga o posto fez-me esse favor... desligou-se novamente.
Desta vez já não consigo apanhar novamente o filipeoliv.
Chego ao PCR da Mealhada, começo a carregar, chega um Tesla S, eu aviso que faltam 15 minutos.
Passados os tais 15 minutos a carga estava muito longe do que eu estava à espera... :o
Ligo o Leaf Spy (desligo-o para poder atualizar o Electromaps, Plugshare e Nextcharge) e vejo que ele está a carregar a 11kW por causa da temperatura... :o

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Afinal o "rapidgate" existe até nos Leafs antigos.
Cheguei ao PCR da Mealhada assim:

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A temperatura estava nos 54.4º à chegada.
É assim que sei se chego ou não ao destino. O consumo no Leaf Spy é o mesmo que no tablier.
O carro indica que faltam 14km até 0% de bateria, o Leaf Spy indica a autonomia que interessa, indica que faltam 8,6km até 5% de bateria, ou seja, até ao aparecimento da tartaruga. Por falar em tartaruga...

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A temperatura estava assim à saída, aparentemente a temperatura máxima que o Leaf "deixa" a bateria atingir é 56,6º.

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Por falar em tartaruga... cá está ela a limitar-me a potência para evitar que a temperatura suba acima dos 56,6º.

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O Leaf Spy às vezes tem destas coisas. Na imagem pode ver-se o carregamento da Mealhada e o de Estarreja juntos.
Reparem que a potencia de carga varia muito com base em muito pequenas variações de temperatura.
O mesmo se passa com a limitação de potência...

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Aqui, já de regresso, o gráfico da velocidade entre Antuã S/N e Pombal N/S.
Sim, S/N, N/S... é que quando ía para norte, Antuã S/N estava ocupada, carreguei N/S, quando vinha para sul, N/S estava ocupada, carreguei S/N. :doh:
Reparem... encontrei um camião e fui a velocidade mais ou menos estabilizada nos 87,5km/h, entretanto o camião saiu da AE mas ía a passar um autocarro daí o salto de velocidade estabilizada nos 87,5 para os 100.

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Mas afinal o esticão que a bateria levou fez bem ou fez mal?
Sinceramente não sei dizer...
AHr: 47,716 SOH: 72,96% Hx: 64,95% dados de sexta-feira, antes da viagem
AHr: 48,017 SOH: 73,42% Hx: 65,49% dados de hoje

Este é o gráfico de degradação global.

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Este é o gráfico especifico da viagem, as bolinhas assinalam o principio e o fim da viagem.

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Uma conclusão posso tirar:
Para uma viagem Lx-Porto não adianta andar a velocidades superiores a 110km/h (apesar de ter apanhado o filipeoliv).
A bateria aquece devido aos carregamentos e não arrefece devido à velocidade.
Os carregamentos ficam mais lentos e, obviamente, demoram mais.
A partir da Mealhada a velocidade tem de ser mesmo mais baixa, o carro a isso obriga.

Podem ver que o máximo de temperatura do filipeoliv foi 8 barras com 5 carregamentos rápidos.
viewtopic.php?f=56&t=7067&start=290#p111368
O meu máximo foi o máximo! Ao fim de 4 carregamentos rápidos (ao fim de 3 já estava com 9 barras).

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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 20 nov 2019, 12:35

Apesar de já ter vendido o carro à alguns meses ocorreu-me comparar a degradação da bateria enquanto o carro foi meu com a extrapolação dos valores desde novo.
Gráfico final com extrapolação.jpg
É caso para dizer que o calorzinho português alterou o ritmo de degradação.

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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por Nonnus » 21 nov 2019, 11:33

Isto é que é degradação:

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer » 10 mai 2022, 10:12

Atualização: foi contatado pelo atual dono, parece que o TATA já só faz 70km e ele quer montar uma bateria nova.

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Re: DB Leaf do Wisconsin

Mensagem por mafgod » 10 mai 2022, 10:32

Sabes os dados do carro?
SOH, Hx? :-)

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