DB Leaf do Wisconsin
- pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Lá vou eu... na minha vidinha... em passeio até ao ENVE... e qual foi o primeiro elétrico que encontrei?
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga (eu não sei se conseguiria , pé pesado)
O meu querido TATA!!!
Estive um bocadinho à conversa com o novo dono, que está satisfeitíssimo com o carro, tão satisfeito que não pegou no diesel que tem desde que comprou o TATA.
E diz que tem feito com frequência Torres Vedras - Lisboa com uma carga (eu não sei se conseguiria , pé pesado)
- filipeoliv
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Não conseguias porque o peso da barba pesa muito
Logo mais consumo
Estou a brincar amigo
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Mas o penteado compensa na aerodinâmicafilipeoliv Escreveu: ↑24 mai 2019, 16:30Não conseguias porque o peso da barba pesa muito
Logo mais consumo
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(Eu é que estou a brincar, heheh)
Re: DB Leaf do Wisconsin
Torres Vedras-Lisboa são cerca de 60km...isso fazia eu com o meu antigo Ampera a ainda sobrava carga. Presumo que o Leaf não faça Torres - Lisboa, mas ida e volta, certo?
- pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Sim, estava a referir-me a Torres Vedras - Lisboa - Torres Vedras.
Ele já tinha 30% de degradação e eu fazia 100km com dificuldade.
- pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin
O Facebook lembrou-me que fez ontem 1 ano deste acontecimento.
Agora que está na moda bater na Nissan por causa do arrefecimento, convém lembrar que a seguir a este acontecimento a degradação foi mais lenta do que antes pelo que não posso relacionar um aquecimento esporádico com degradação da bateria.
Agora que está na moda bater na Nissan por causa do arrefecimento, convém lembrar que a seguir a este acontecimento a degradação foi mais lenta do que antes pelo que não posso relacionar um aquecimento esporádico com degradação da bateria.
pemifer Escreveu: ↑26 set 2018, 12:19Para este fim de semana estava combinada uma ida ao Porto em "Caravana" com o filipeoliv.
Infelizmente tive de desmarcar a ida ao Porto mas como tinha também o desafio de visitar Oliveira de Azeméis e até havia lá um encontro de veículos elétricos converti o meu fim de semana no Porto numa ida ao ERVE.
Apesar da descombinação seguiam à mesma 2 Leafs na A1 em direção ao Norte.
Um deles levava cerca de 45 minutos de avanço.
Arrogante, pensei: apanho-o num instante.
E assim tentei. Muitos quilómetros a velocidades superiores a 119km/h e lá apanhei o filipeoliv no PCR de Pombal.
Foi nessa altura que pensei que lá faríamos a "Caravana" mas o PCR de Pombal não quis ajudar.
Pus o carro a carregar e ao fim de poucos minutos o posto desligou-se.
Ao fim de poucos minutos volta à vida... foi só uma questão de poucos minutos até o posto estar novamente operacional...
Poucos minutos + pouco minutos + pouco minutos = muitos minutos.
Quando estava a preparar-me para parar a carga o posto fez-me esse favor... desligou-se novamente.
Desta vez já não consigo apanhar novamente o filipeoliv.
Chego ao PCR da Mealhada, começo a carregar, chega um Tesla S, eu aviso que faltam 15 minutos.
Passados os tais 15 minutos a carga estava muito longe do que eu estava à espera...
Ligo o Leaf Spy (desligo-o para poder atualizar o Electromaps, Plugshare e Nextcharge) e vejo que ele está a carregar a 11kW por causa da temperatura...
Afinal o "rapidgate" existe até nos Leafs antigos.
Cheguei ao PCR da Mealhada assim:
A temperatura estava nos 54.4º à chegada.
É assim que sei se chego ou não ao destino. O consumo no Leaf Spy é o mesmo que no tablier.
O carro indica que faltam 14km até 0% de bateria, o Leaf Spy indica a autonomia que interessa, indica que faltam 8,6km até 5% de bateria, ou seja, até ao aparecimento da tartaruga. Por falar em tartaruga...
A temperatura estava assim à saída, aparentemente a temperatura máxima que o Leaf "deixa" a bateria atingir é 56,6º.
Por falar em tartaruga... cá está ela a limitar-me a potência para evitar que a temperatura suba acima dos 56,6º.
O Leaf Spy às vezes tem destas coisas. Na imagem pode ver-se o carregamento da Mealhada e o de Estarreja juntos.
Reparem que a potencia de carga varia muito com base em muito pequenas variações de temperatura.
O mesmo se passa com a limitação de potência...
Aqui, já de regresso, o gráfico da velocidade entre Antuã S/N e Pombal N/S.
Sim, S/N, N/S... é que quando ía para norte, Antuã S/N estava ocupada, carreguei N/S, quando vinha para sul, N/S estava ocupada, carreguei S/N.
Reparem... encontrei um camião e fui a velocidade mais ou menos estabilizada nos 87,5km/h, entretanto o camião saiu da AE mas ía a passar um autocarro daí o salto de velocidade estabilizada nos 87,5 para os 100.
Mas afinal o esticão que a bateria levou fez bem ou fez mal?
Sinceramente não sei dizer...
AHr: 47,716 SOH: 72,96% Hx: 64,95% dados de sexta-feira, antes da viagem
AHr: 48,017 SOH: 73,42% Hx: 65,49% dados de hoje
Este é o gráfico de degradação global.
Este é o gráfico especifico da viagem, as bolinhas assinalam o principio e o fim da viagem.
Uma conclusão posso tirar:
Para uma viagem Lx-Porto não adianta andar a velocidades superiores a 110km/h (apesar de ter apanhado o filipeoliv).
A bateria aquece devido aos carregamentos e não arrefece devido à velocidade.
Os carregamentos ficam mais lentos e, obviamente, demoram mais.
A partir da Mealhada a velocidade tem de ser mesmo mais baixa, o carro a isso obriga.
Podem ver que o máximo de temperatura do filipeoliv foi 8 barras com 5 carregamentos rápidos.
viewtopic.php?f=56&t=7067&start=290#p111368
O meu máximo foi o máximo! Ao fim de 4 carregamentos rápidos (ao fim de 3 já estava com 9 barras).
- pemifer
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Apesar de já ter vendido o carro à alguns meses ocorreu-me comparar a degradação da bateria enquanto o carro foi meu com a extrapolação dos valores desde novo.
É caso para dizer que o calorzinho português alterou o ritmo de degradação.- Nonnus
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Isto é que é degradação:
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Atualização: foi contatado pelo atual dono, parece que o TATA já só faz 70km e ele quer montar uma bateria nova.
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Re: DB Leaf do Wisconsin
Sabes os dados do carro?
SOH, Hx?
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