DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
bpedrosa
Mensagens: 267
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de Aquisicao: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por bpedrosa »

Eu nunca desligo o o OBD, mas ele desliga-se automaticamente ao fim de poucos minutos...
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle »

kony76 Escreveu: 11 nov 2019, 21:41 Não há causa aparente para tal!
Há. O tempo está a arrefecer. Estamos na época em que as baterias de 12V falham e eu já ando com o booster no banco do passageiro.
No ano passado, a minha falhou umas 3 vezes e comprei isto.
Não foi trocada, agora seria uma grande desilusão ela não voltar a falhar!

Se não falhar, sei que o OBD influenciou, eventualmente de maneira indirecta, fazendo com que o carro não dormisse tão profundamente.
Este ano tenho outro OBD, mais caro.
kony76 Escreveu: 11 nov 2019, 21:41 O carro estando ligado, mas não em modo de andar. Naquele ligado em que “Ligas” o carro sem carregar no travão em que o painel e o rádio se liga, passado algum tempo ele desliga-se.
Vulgarmente conhecido como ON? (Nas chaves antigamente tinhas três posições OFF-AUX-ON seguido de IGN ou START, na gíria são conhecidos como o KL R, KL15 e KL50).
No meu, Ioniq, é com o IGN que se liga o relé da bateria de tracção e depois fica ligado.
Suponho que seja igual, até por analogia com um carro normal: com o motor desligado o alternador não funciona...
bpedrosa Escreveu: 12 nov 2019, 09:16 Eu nunca desligo o o OBD, mas ele desliga-se automaticamente ao fim de poucos minutos...
Deixa de dar dados... apaga-se os leds? Não sei... é concebível que possa interferir no controlo do carro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 »

migle Escreveu: 12 nov 2019, 20:55
Há. O tempo está a arrefecer. Estamos na época em que as baterias de 12V falham e eu já ando com o booster no banco do passageiro.
No ano passado, a minha falhou umas 3 vezes e comprei isto.
Não foi trocada, agora seria uma grande desilusão ela não voltar a falhar!
Pois olha que a mim é a primeira vez que me acontece tal coisa. Nunca uma bateria me falhou assim de repente!

Ainda não disseram nada la da Nissan.

Para EV, o booster não precisa de ser muito potente pois não?
Eu vi uns booster pequenos, tipo powerbank. Isso será suficiente para andar na mala do carro?

https://s.click.aliexpress.com/e/ow0F6e0g
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 »

migle Escreveu: 12 nov 2019, 20:55=

Vulgarmente conhecido como ON? (Nas chaves antigamente tinhas três posições OFF-AUX-ON seguido de IGN ou START, na gíria são conhecidos como o KL R, KL15 e KL50).
No meu, Ioniq, é com o IGN que se liga o relé da bateria de tracção e depois fica ligado.
Suponho que seja igual, até por analogia com um carro normal: com o motor desligado o alternador não funciona...
Sim. É isso. Se estiver nessa posição, ele desliga-se sozinho passado algum tempo.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle »

kony76 Escreveu: 12 nov 2019, 22:30 Para EV, o booster não precisa de ser muito potente pois não?
Eu vi uns booster pequenos, tipo powerbank. Isso será suficiente para andar na mala do carro?
O meu booster activou o carro 2-3 vezes sem o seu SoC ter saído dos 100%... Supostamente, daria para 3 arranques de um motor a gasolina.
Portanto, acho que não.

Não consigo ver as características desse no telemóvel. O meu é da Norauto, e tal como esse dobra como lanterna e super power bank usb.
Tem bateria LiFePo. O peso é esse, 500g. 12800mAh e 450A. Comprei em promoção por 80€... :oops:
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
bpedrosa
Mensagens: 267
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de Aquisicao: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por bpedrosa »

migle Escreveu: 12 nov 2019, 20:55
bpedrosa Escreveu: 12 nov 2019, 09:16 Eu nunca desligo o o OBD, mas ele desliga-se automaticamente ao fim de poucos minutos...
Deixa de dar dados... apaga-se os leds? Não sei... é concebível que possa interferir no controlo do carro.
Sim, deixa de passar dados passado pouco tempo e passado um pouco mais desliga-se por complecto (Leds Apagados).
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle »

Noutro tópico...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 »

migle Escreveu: 13 nov 2019, 13:37 Noutro tópico...
Sim. Já tinha lido.
Mas o Leaf do APR é dos antigos. Acaba por ser normal que com o passar dos anos, a bateria de 12v tenha de ser substituida.
Não é normal, no carro com 1 ano e da forma como aconteceu.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle »

O link era por causa do booster nas promoções do Lidl.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 »

Nem de propósito!
Se calhar foram eles que sabotaram a minha bateria de 12v para lá ir comprar o booster. Hehe
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”