Carregador de VE em casa

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
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BrunoAlves
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por BrunoAlves »

Para carregar a 32A é necessário ter instalação eléctrica adequada. Nem toda a gente tem, aliás arriscava a dizer que a maioria não tem.

Depois há muitos carros que não carregam a mais de 16A, mesmo carros actuais (ex: plug-ins).
O ideal seria permitir a regulação total dos 6 aos 32A para dar para qualquer modelo, mas imagino que os custos sejam diferentes ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
FilipeNogueira
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por FilipeNogueira »

Bem estando ainda à espera da finalização do negócio do meu Zoe, este tópico lançou-me algumas duvidas sobre o carregamento pois a informação que tinha é que a green up alem de fazer o carregamento mais rápido (cerca de 30% ) fazia alguma protecção contra picos de corrente que poderiam danificar o carro, caso não seja correcto por favor informem, no caso de usar tomada CE 16A essa melhoria (ou suposta melhoria) no carregamento e a protecção do carro também existe?
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noway
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por noway »

As Green-Up da Legrand são um "barrete" de 70 EURs. Não são mais nem menos do que tomadas schuko mais robustas para aguentarem sem problemas correntes constantes de 16A durante horas a fio => isto é o mesmo que qualquer CEE oferece. Mesmo com as Green-up convém instalar um diferencial de 30mA, porque a Green-Up por si só.... é só uma tomada sem qualquer protecção activa extra!

Olha só para este kit... daqui ficava só com o diferencial e punha à frente do mesmo uma CEE:
https://lojacarregadoresve.pt/Kit-Tomada-Green-Up
Permite criar uma infraestrutura segura de
carregamento de veículos elétricos e híbridos
através de cabos Modo 2 (ou Modo 1). Adequados
para instalação em casas particulares, garagens
privadas, apartamentos, etc.
Ligação a partir do quadro elétrico:
1 linha dedicada com um cabo de 3 x 2,5 mm2
, com
proteção através de disjuntor diferencial (uma linha
por tomada)
O kit contém:
- 1 tomada schuko de alta resistência Green’up
Access, com tampa, IP55 - IK08 -16A - 230V -
bornes de parafuso 6 mm2
, de acordo com as
normas IEC 60884-1, NF C 61-314, VDE 620-1
- 1 Base para suporte da caixa de controlo do cabo
de carregamento do veículo
- 1 disjuntor diferencial de 20 A, curva C, 30 mA,
tipo F - ref. 4 107 54
Recomenda-se a utilização de descarregadores
de sobretensões
Instalação recomendada entre 0,80 e 1,20 m do solo
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
FilipeNogueira
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por FilipeNogueira »

Ou seja com um diferencial e uma tomada CE 16A ficamos com uma boa protecção, e pelo que vi basta colocar o diferencial antes da tomada sem ter de estar ligado directamente no quadro?
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noway
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por noway »

Se não tiveres espaço no teu quadro eléctrico da garagem, crias um circuito dedicado desde esse quadro até um mini-quadro electrico, onde podes instalar um interruptor/disjuntor e o tal diferencial dedicado, como por exemplo este:
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14551712

Depois, ao lado desse mini-quadro instalas uma destas:
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=302-0062

O teu EVSE tem depois de suportar este tipo de ficha, mas os EVSEs portáteis que o pessoal aqui do fórum recomenda vem com esses adaptadores todos.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
FilipeNogueira
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por FilipeNogueira »

Muito obrigado, como ainda não recebi o carro não sei qual o carregador que vem, mas penso ser o "normal" da renault e como as baterias são próprias todos os cuidados são poucos :lol:
hmendes
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por hmendes »

markids Escreveu: 15 jul 2019, 10:21
hmendes Escreveu: 13 jul 2019, 18:32
markids Escreveu: 13 jul 2019, 14:50 fase e neutro 233v varia para 234v
fase e terra 230v
3v não me parece problemático, à partida não será por aí? Qual é a versão do Zoe, Q ou R? Tem aplicação CanZE?
Q210, sim tenho a aplicação.
Na aplicação consegues ver o valor de resistência terra e por aí já se pode chegar a alguma conclusão.
hmendes
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por hmendes »

markids Escreveu: 15 jul 2019, 10:28
hmendes Escreveu: 14 jul 2019, 00:18 Não seria só pelo problema de terra certamente. A grande maioria dos Qs têm um problema no carregador e têm de ser substituídos em garantia pois tinham muitas fugas. Juntou o terra ao neutro e o diferencial não disparou??? Fantástica proteção!
Tenho a certeza que se este tiver o problema no carregador, não foi substituído em garantia, pois ainda nem o update do rlink tinha sido feito para ter relógio funcional.
Com o VIN em qualquer Renault informam. Também consegues ver na aplicação myRenault se houve intervenção nesse sentido, mas não consegues ver o que devia ser trocado e não foi.
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por hmendes »

markids Escreveu: 16 jul 2019, 11:46
pemifer Escreveu: 28 jun 2019, 15:46 Parabéns pela aquisição!
O cabo que o seu carro tem, o EVSE, é tudo o que precisa.
O EVSE Renault, como o da Nissan, carrega a 10A (mais ou menos 2200w) para os quais qualquer tomada caseira serve.

Tenha em atenção que o Zoe é EXTREMENTE sensível em relação à terra, se a terra da sua instalação não for de elevada qualidade não conseguirá carregar o seu ZOE.

Para carregar mais rapidamente terá de comprar um EVSE regulável ou uma wallbox.
Pode optar por um EVSE regulável, o que eu aconselho, será melhor instalar uma tomada CE 16A. É tão fiável como a green up e custa 10 vezes menos.
Pode optar por uma wallbox, o que não aconselho.

Um dos EVSE reguláveis disponíveis no mercado:
Imagem
http://store.ecowatt.pt/prime-evse-t1-16a-c-ofertas/
Reparei que este EVSE da ecowatt parece ser tipo 1, mas li na brochura que também têm uma versão tipo 2. Alguém sabe se estes EVSEs funcionam bem com o Zoe?
Funcionam tão bem com os Zoes como os outros :-)
Eu testava primeiro com outro carregador para dissipar o problema.
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markids
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Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids »

hmendes Escreveu: 17 jul 2019, 13:00
markids Escreveu: 15 jul 2019, 10:21
hmendes Escreveu: 13 jul 2019, 18:32

3v não me parece problemático, à partida não será por aí? Qual é a versão do Zoe, Q ou R? Tem aplicação CanZE?
Q210, sim tenho a aplicação.
Na aplicação consegues ver o valor de resistência terra e por aí já se pode chegar a alguma conclusão.
Onde ao certo na aplicação vejo o valor da resistência terra?
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