Então percebi mail... pensei que estavas a falar do cabo que liga o EVSE ao carro. Mas a explicação é a mesma... unindo 2 cabos com menor secção consegue-se uma secção maior (é mesmo só somar os mm^2 dos dois). E sim... na entrada é só Fase Neutro e Terra.
Nessa caso, essa parte da instalação no meu caso tem uma secção de 4mm^2, suficiente para aguentar os 20A ou 25A. Como o cabo que vem do apartamento à garagem é de 4mm^2, fiz o mesmo do quadro da garagem ao EVSE.
Tens todas as minhas decisões detalhadas no meu DB... como andei "à pesca" como tu andas agora, decidi contribuir com o meu caso: viewtopic.php?f=84&t=7483
Boa tarde, uma questão, o cabo que comprei tem 2 cabos extras, um com lable CP e outro PP, segundo o tutorial do OpenEVSE somente dizem para ligar o CP, o que é o cabo PP e o que faço?
CP - Control Pilot - serve para o EVSE indicar ao VE qual a corrente máxima que a instalação elétrica aguenta. No caso do OpenEVSE tu consegues alterar o setting entre 6 e 32A (ou 40A, depende do contactor que tens). A corrente de carga corresponde ao mínimo denominador comum entre o que o EVSE consegue dar e o que o carro admite como máximo. No caso de um Leaf 40kWh, se disseres no OpenEVSE para carregar a 16A, o carro vai carregar a 16A. Se disseres no EVSE para carregar a 32A, o Leaf só puxa à volta de 28A (o máximo do carregador interno AC). Tens de ligar este pin ao controlador OpenEVSE obrigatoriamente.
PP - Proximity sensor Pin - serve para indicar ao EVSE (ou ao carro) qual a capacidade máxima do cabo que lá ligares. Aqui o próprio cabo entra para o cálculo do mínimo denominador comum da corrente máxima de carga. Não é mais do que uma resistência ligada entre o pin PP e o Ground na própria ficha Mennekes que os fabricantes dos cabos usam para proteger os ditos de correntes excessivas. Tirei isto de um pedido de suporte do OpenEVSE... vale o que vale:
Open from PP to ground is 6A.
1500 ohms is 13A
680 ohm is 20A
220 ohms is 32A
100 ohms is 63A
50 ohms is 80A
O meu cabo não tinha PP, só mesmo o CP. Faz um primeiro teste com o PP ligado ao OpenEVSE... mal não faz. Mas esta ligação não me parece obrigatória.
Um dos fios finos não é preciso porque não é preciso transportar o PP para lado nenhum, é feita a terminação da resistencia na própria ficha como mostra na figura:
Para além da preocupação dos cabos, deves também ter um disjuntor e diferencial como deve ser. Relativamente ao diferencial usa um diferencial superimunizado, pois é o único que assegura convenientemente a proteção das pessoas.
A questão é que o diferencial não pode ser um normal (Tipo A), deve ser um superimunizado (Tipo B). O preço é muito diferente, mas se aconselho a colocar isso para estares protegido.