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por noway » 19 jun 2019, 17:02
CP - Control Pilot - serve para o EVSE indicar ao VE qual a corrente máxima que a instalação elétrica aguenta. No caso do OpenEVSE tu consegues alterar o setting entre 6 e 32A (ou 40A, depende do contactor que tens). A corrente de carga corresponde ao mínimo denominador comum entre o que o EVSE consegue dar e o que o carro admite como máximo. No caso de um Leaf 40kWh, se disseres no OpenEVSE para carregar a 16A, o carro vai carregar a 16A. Se disseres no EVSE para carregar a 32A, o Leaf só puxa à volta de 28A (o máximo do carregador interno AC). Tens de ligar este pin ao controlador OpenEVSE obrigatoriamente.
PP - Proximity sensor Pin - serve para indicar ao EVSE (ou ao carro) qual a capacidade máxima do cabo que lá ligares. Aqui o próprio cabo entra para o cálculo do mínimo denominador comum da corrente máxima de carga. Não é mais do que uma resistência ligada entre o pin PP e o Ground na própria ficha Mennekes que os fabricantes dos cabos usam para proteger os ditos de correntes excessivas. Tirei isto de um pedido de suporte do OpenEVSE... vale o que vale:
Open from PP to ground is 6A.
1500 ohms is 13A
680 ohm is 20A
220 ohms is 32A
100 ohms is 63A
50 ohms is 80A
O meu cabo não tinha PP, só mesmo o CP. Faz um primeiro teste com o PP ligado ao OpenEVSE... mal não faz. Mas esta ligação não me parece obrigatória.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018