Hoje, 18/06, faz exactamente 1 ano que possuo o ZOE 40 R90 com bateria de aluguer, e nada melhor que esta data para colocar aqui alguns números e apreciações:
Km percorridos: 19.826
kWh carregados: 2.747
Consumo médio ~13,74 kWh/100 Km
Tempo total em carga: 310h12m (~6h/semana)
Total gasto em carregamentos: 80,95€
Total não gasto em gasolina (assumindo 7l/100km ao preço real da Gasolina 95 simples): 2.189€
Valor a pagar de Km adicionais (bateria): 470€
Aluguer da bateria: 982€ (que considero como preço de aquisição do veículo e não como consumo)
Comparação ZOE (2018) vs CLIO 1.2 gasolina (2006):
IUC: 0€ vs ~35€/ano
Estacionamento Lisboa 12€/ano vs estacionar longe e mal arriscando multa ou 35€ avença mensal (420€/ano)
Consumo: 80,95€/ano vs 2.189€/ano
Seguro: 360€/ano vs 120€/ano
Inspecção: 0€ vs 35€/ano
Revisão: 80€ vs 250€/ano
Aluguer da bateria (só porque sim, para evitar refutações) 982€ vs 0€/ano
Km adicionais 470€ vs 0€/ano
Total: 1.985€ vs 3.049€ / ano
Quem disser que VE não compensa, não faz ideia do que fala.
Quanto à experiência de condução:
Cidade os consumos rondam os 12,5 kWh/100 Km (13 no inverno) que faz com que a autonomia ronde os 320 Km reais no verão e 307 no inverno
Auto-estrada modo eco (~95km/h), consumo dispara para 16,5kWh/100 Km, que permite 242 Km reais de autonomia
Recentemente fiz Sintra-Pavia-Sintra (com excepção Pt Vasco da Gama, IC19 e 2ºCircular, o percurso foi efectuado por EN) que dista 144 Km para cada lado, foi possível chegar a Pavia (Mora) com 53% SoC, o que indicava ser possível efectuar a viagem de regresso sem carregamento adicional. Por questões logísticas, no regresso parei no Freeport para jantar onde carreguei um pouco, mas se não houvesse possibilidade para tal, era possível chegar ao destino final.
Nota adicional: se comparar a compra do Zoe vs o Clio TCe90 (GT Line por ser o que mais se aproxima em equipamento) a diferença do preço seria entre 21970€-2250€ do Zoe vs 19.500€ do Clio, logo o Zoe ficou 220€ mais caro do que o Clio, e poupo ~1000€/ano.
Talvez esta comparação mostre que os eléctricos não são assim tão mais caros do que os ICE.
BrunoFonseca Escreveu: 18 jun 2019, 23:53
Hoje, 18/06, faz exactamente 1 ano que possuo o ZOE 40 R90 com bateria de aluguer, e nada melhor que esta data para colocar aqui alguns números e apreciações:
.....
Total: 1.985€ vs 3.049€ / ano
Quem disser que VE não compensa, não faz ideia do que fala.
Relato muito completo e com números inquestionáveis.
Dá vontade de ter sempre à mão para mostrar a quem fala sem saber.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
De facto uma boa parte da luta é convencer as pessoas que não podemos comparar um VE com as versões base de cada modelo pois os VE são sempre muito mais equipados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
BrunoFonseca Escreveu: 19 jun 2019, 00:17
Nota adicional: se comparar a compra do Zoe vs o Clio TCe90 (GT Line por ser o que mais se aproxima em equipamento) a diferença do preço seria entre 21970€-2250€ do Zoe vs 19.500€ do Clio, logo o Zoe ficou 220€ mais caro do que o Clio, e poupo ~1000€/ano.
Talvez esta comparação mostre que os eléctricos não são assim tão mais caros do que os ICE.
Atualmente o Zoe com aluguer custa mais de 27k! Porquê esta diferença?!