cfvp Escreveu: 05 fev 2019, 19:51
Obrigado pelas opiniões. Afinal não sou o único a achar um bocado descabido o creep nos eléctricos. Já alguém experimentou enviar uma sugestão à Nissan para colocar a opção de ter creep ou não? Como ninguém referiu, eu suponho que não exista nenhuma forma desactivar o creep, nem no Leaf Spy nem nada, pois não?
pemifer Escreveu: 05 fev 2019, 10:08
Não será perigoso uma opção em que o carro nada faz mas está pronto para andar?
Em que o carro está parado mas qualquer toque no acelerador o faz andar?
Eu não entendo a preocupação... O acelerador não é para o carro andar? Porque é que alguém iria ficar surpreendido se ao carregar no acelerador o carro acelerasse? Estranho era se não acelerasse.
Peço imensa desculpa, não pensei que fosse preciso esmiuçar as situações.
Um carro que em D não faz nada vai originar que as pessoas se esqueçam que o carro está em D e deixem o carro parado em D.
Uma vez esquecido que o carro está em D, pode alguém inadvertidamente carregar no acelerador e fazer o carro mover-se inesperadamente.
Serei eu a única pessoa que já ficou no carro à espera de qualquer coisa (sem ser à espera de carregamentos, por exemplo, à espera do fim de uma consulta médica)?
cfvp Escreveu: 05 fev 2019, 19:51
pemifer Escreveu: 05 fev 2019, 10:08
Não faltariam processos contra os fabricantes se os carros em D não fizessem nada como preconizam.
Novamente não percebo, o D a meu ver quer dizer que o carro está pronto para andar para a frente, não que vai andar sozinho, isso sim parece-me perigoso.
Esmiuçando: não faltariam processos de condutores que se esqueceriam que o carro estava em D, inadvertidamente carregariam no acelerador e teriam acidentes. Processariam as marcas precisamente por o D, o P e o R, terem o mesmo comportamento.
cfvp Escreveu: 05 fev 2019, 19:51
pemifer Escreveu: 05 fev 2019, 10:08
Volto a relembrar que num carro de caixa manual não é possível ter uma mudança engrenada sem o carro se movimentar.
Meter em D é o equivalente a meter uma mudança num carro de caixa manual.
Travar com o D metido é o equivalente a ter uma mudança em caixa manual e estar a carregar na embraiagem e no travão.
Desculpem a minha incompreensão pela vossa posição...
Sim, num carro de caixa manual para estar parado tem que se estar a pressionar a embraiagem e normalmente o travão. E depois para arrancar tira-se o pé do travão e põe-se no acelerador para o carro andar.

Que é aquilo que eu e outras pessoas queremos, não que quando tire o pé do travão, o carro ganhe vida própria e comece a andar sozinho. Contudo eu percebo a sua posição, mas estar a comparar ou até copiar o funcionamento dos carros a combustão só porque sim, não me parece boa ideia.
Aqui a minha visão é limitada pois tenho pouca experiência de carros a gasolina.
Nos carros a gasóleo que tive, bastava tirar o pé da embraiagem para ele "ganhar vida própria" e começar a andar sozinho.
Tanto quanto me consigo lembrar, um carro a gasolina só não "ganha vida própria" porque os motores a gasolina têm menos torque que os motores a gasóleo e o motor pára.
Resumindo: eu não considero que se trata de copiar só porque sim. Trata-se de copiar o que é lógico e mais seguro.
O comportamento de um carro engrenado nunca pode ser igual ao comportamento de um carro desengrenado.