Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Induzido
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Apresentação

Mensagem por Induzido »

Boa agradeço desde já por me terem aceite no vosso fórum.
Estou comprador de um leaf, gostaria de saber as vossas opiniões .

Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.

Então surgiu me a ideia de comprar um Leaf, mas não tenho qualquer conhecimento nesta área .
Pelo que vi existem vários carros com diferentes KW.
Espero aprender mais sobre o leaf por aqui .

Cumprimentos a todos os leafs.
Orlando
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Re: Apresentação

Mensagem por Orlando »

Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
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BrunoAlves
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Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves »

Bem vindo!

A questão que o Orlando levantou é fundamental. Se houver carga a meio, um Leaf 30kWh ou um ioniq fazem isso tranquilamente e permitem uma compra mais em conta.
Se não, um Leaf2 40kWh é o mínimo.

Aliás, com tanto km diário até podias considerar um Tesla em segunda mão. Mesmo que o investimento seja maior, com tanto km seguramente que o retorno é garantido.

Deves ter em atenção que, para carregar 260km por noite em casa no período económico (é fundamental bi-horario económico), tens de ter potência contratada suficiente, bem como instalação eléctrica adequada. Diria que 45A monofasico é o mínimo, se fores para um Tesla talvez tenhas de pensar em trifásico.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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migle
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Re: Apresentação

Mensagem por migle »

Induzido Escreveu: 02 jan 2019, 23:20 Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).

Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.

Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
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mjr
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Re: Apresentação

Mensagem por mjr »

Bem vindo!

Conforme já disseram é muito importante saber o tipo de trajeto e se é possível carregar a meio. 260km por dia é muito, mesmo para um Leaf 40, a não ser que possas aceitar andar a 90-100km/h na AE, o que para fazer 260km se torna penoso diariamente. O ideal seria mesmo poder carregar a meio para poderes fazer 120km/h na AE e andar mais descansado.

Para fazer os 260km sem carregar a meio e sem restrições só mesmo um Tesla (qualquer um) ou um Kauai/Niro de 64kW.h. Como os prazos de entrega destes estão muito alargados, é até possível que a Nissan consiga entregar um Leaf 60kW.h antes.

A questão da carga é importante, 260km são +/- 52kW.h da tomada a 120km/h. Para carregar isso nas 10 horas de vazio (mais barato) é necessário ter pelo menos 25A a ir para o carro, fora o resto do consumo da casa durante esse período.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Induzido
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Re: Apresentação

Mensagem por Induzido »

Orlando Escreveu: 03 jan 2019, 21:49 Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .

Cumprimentos
Induzido
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Re: Apresentação

Mensagem por Induzido »

migle Escreveu: 03 jan 2019, 22:15
Induzido Escreveu: 02 jan 2019, 23:20 Faço 260 km por dia o que no carro a Gasoleo por mais econômico que seja é muito dispendioso.
Boa! Que grande poupança que se pode fazer aí. Isso são mais de 400€ por mês.
Em electricidade, se for 60% carregado à noite em vazio e 40% durante o dia, são 2,80€+3,20€, 6€ por dia ou 132€ por mês (a uma média de 15kWh aos 100km, são 39kWh por dia).

Tudo seria muito simples se pudéssemos contar com uma rede pública funcional. Mas ainda não é suficiente para uma utilização todos os dias.

Apesar das dificuldades que disse o BrunoAlves, é uma questão de forçar e criar condições para isso, porque vale a pena, a poupança é muito grande. A situação mais simples é para alguém que trabalha numa zona industrial, com tomadas à disposição...
Obrigado.
Tenho de me informar melhor sobre este tema pq realmente a poupança seria enorme
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Re: Apresentação

Mensagem por Orlando »

Induzido Escreveu: 04 jan 2019, 06:34
Orlando Escreveu: 03 jan 2019, 21:49 Bem vindo por cá.
Há por aqui muita informação espalhada.
Veja os diários de bordo para tentar compreender o que cada carro permite.
Os seus 260kms diários são diretos ou pode carregar a meio?
Olá Orlando muito obrigado pela sua resposta.
Eu faço 130 km para cada lado (Leiria -Lisboa e Lisboa - Leiria)
Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .

Cumprimentos
Já fiz isso o ano passado todo, mas parava em Azembuja.
Eu no seu caso parava na AE e faria uma CR.
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Re: Apresentação

Mensagem por migle »

Exacto... Leiria-Lisboa por autoestrada, há carregadores rápidos nas A.S. de Leiria, Santarém e Aveiras. Resolve quase sempre.
Porém ter de contar com eles todos os dias... não é tão conveniente. Podem estar em uso, por exemplo, ou um deles avariado.

Estando disposto a comprar novo, o que se justifica perfeitamente para quem gasta isso todos os dias, realmente é o Hyundai Kauai de 64kWh, o Kia Niro, o Nissan Leaf e-Plus e os Tesla. Para qualquer um deles (excepto os modelos mais caros da Tesla) será preciso esperar uns mesinhos, mas vale a pena. O mais barato até que saia o Leaf e-Plus é o Hyundai Kauai por cerca de 43000€ (fora de Portugal é o Kona, se quiser procurar no YouTube...).

Entretanto, a velocidades de auto-estrada nesses carros, já não serão 15kWh/100km, mas uns 20kWh/100km, portanto 52kWh por dia. Carregar tudo isso durante a noite são 8h numa tomada especial de 32A com uma boa instalação eléctrica. Nos Tesla, sendo trifásico, consegue carregar em menos tempo.
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Re: Apresentação

Mensagem por migle »

Induzido Escreveu: 04 jan 2019, 06:34 Não tenho como carregar a meio. Se houvesse algum dispositivo em que eu pudesse instalar no carro que me carregasse enquanto estou no trabalho, algo do género de um painel solar . Aí daria .
O único dispositivo que pode carregar alguma coisa de jeito enquanto está no trabalho é uma tomada. Uma tomada normal, uma extensão, uma tomada industrial ainda melhor, etc...
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