DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves »

Vais aproveitar só mesmo as células, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1297
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de Aquisicao: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod »

Quanto achas que esse pack vale no mercado assim como está a nível de SOH?

Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 682
Registado: 15 dez 2017, 11:14
Data de Aquisicao: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por filipeoliv »

Muito fixe, acho que me divertia muito a desmontar um pack :lol:
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

BrunoAlves Escreveu: 08 nov 2018, 21:58 Vais aproveitar só mesmo as células, certo?
Vou aproveitar as células, barras de cobre para ligações entre células, parafusos M6 para ligações entre células, ferragens entre células, fios de cobre, etc. Tudo o que der para construir um pack reorganizado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

mafgod Escreveu: 09 nov 2018, 10:20 Quanto achas que esse pack vale no mercado assim como está a nível de SOH?

Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?
Para aplicações de armazenamento de energia eu diria qualquer coisa como 100-150€ por kW.h útil das células aproveitadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1297
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de Aquisicao: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod »

Ou seja, praticamente o preço que a Nissan "oferece" ... e cerca de 25% do preço de uma bateria nova?
sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de Aquisicao: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por sabicao »

Um contribuinte do fórum do Facebook ofereceu-me 1500€ pelo meu. Eu recusei. Tem 9.9kWh (ainda está no carro, é provável que cá fora se revele mais saudável).

Na minha opinião, um valor de venda do pack usado deve ser 33% do valor de um novo de capacidade equivalente, para reutilização numa instalação solar. Com os 66% de margem, dá para a desmontagem e sobra margem de lucro para o risco de oferecer garantia,
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

A questão da instalação solar é que o preço do kW.h em chumbo anda abaixo dos 100€/kW.h. Como no chumbo não dá para utilizar a capacidade toda da bateria sem a degradar em algumas dezenas de ciclos, normalmente limita-se a 50% de DOD.

Considerando esse fator, o custo do kW.h deveria ser o dobro do do chumbo, pois podemos usar 100% (ou perto disso) de DOD sem uma penalização muito grande. No entanto é necessário transportar, desmontar e assemblar o pack do Leaf num novo, o que faz baixar o custo por kW.h. Por isso dei um valor entre 100 e 150€/kW.h útil.

Na prática o pack vale aquilo que quiserem dar por ele, estes são apenas os valores que eu considero justo. Bons negócios!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2486
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr »

Muito bom! Ja sabes onde vais ligar o (+) e o (-) desse pack?
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por civic »

Que BMS vais usar?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”