DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de Aquisicao: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por sabicao »

mjr Escreveu: 06 nov 2018, 16:42 Tendo em conta que os 27kW.h foram medidos da tomada e que um pack novo gasta normalmente 25kW.h, significa que estas células têm mais capacidade que as originais de 2011 e 2013, pelo que têm de ser células novas.
Depois de uma descarga completa (até à tartaruga, se possível), com uma carga a 100%, quanto é que o LeafSpy reporta? Consegues saber?
Desculpa insistir no tema, mas a mim estão a exigir-me 8700€ para trocar de bateria, pelo que saber que a nova tem mais capacidade útil do que a anterior é um factor a ter em consideração.

Fernando Gomes
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal »

É pena é não serem células iguais à dos pack de 30kwh ou à dos packs de 40wh, pois a nível de degradação a química ainda seria melhor!
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de Aquisicao: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por sparrow »

OCasal Escreveu: 06 nov 2018, 17:11 É pena é não serem células iguais à dos pack de 30kwh ou à dos packs de 40wh, pois a nível de degradação a química ainda seria melhor!
como é que sabemos que não é?

o mjr não fez nenhum teste que demonstre isso...

ou fez?
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Fiz... o joelho é nos 3,7V ao contrário dos 3,3V dos packs de 30/40kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal »

:cry:
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL »

No meu de 30, parece-me claramente que o joelho está entre os 3,4 e 3,5v.
Quando chega aos 3,3v já vai lançado em queda livre.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Nesse caso a química do de 40kW.h tem o joelho um pouco mais abaixo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal »

Se os packs de substituição tiverem química igual aos mk2 de 24kwh, como estes saíram entre 2014 e 2016, já devem ter saído da linha de montagem este tipo de células. Daí questionar a idade das células que vêm nos packs.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Tendo em conta que a capacidade está bem acima da nominal é de esperar que sejam células novas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr »

Algumas fotos do pack em processo de desmontagem:

Imagem LBC

Imagem Contactor

Imagem Sensor de tenperatura

Imagem Ligações entre as células. Material com muita qualidade.

Imagem Primeira célula extraída.

Imagem Conjunto de células fora do pack.

Imagem Pack sem conjunto de células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”