O IONIQ a andar depressa
- migle
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O IONIQ a andar depressa
Há coisa de uma semana, vi um vídeo do Bjørn Nyland em que ele discute qual será a velocidade que se pode sustentar em viagem no Model X. Claro, o Model X passa os 200km/h, porém não aguenta essa velocidade muito tempo, porque sobreaquece. A questão também não é a velocidade óptima no sentido de minimizar o tempo de viagem e carregamento, discutida noutro vídeo. Ele mostra que se pode conduzir o TMX a 180km/h sem que sobreaqueça. O vídeo é um bocado comprido demais, mas a maior parte dos comentários interessantes estão no princípio. Também discute se poderia fazer um teste assim com outro VE na autobahn.
Este post é a minha resposta. Não gastei qualquer energia adicional a fazê-lo, também não foram maltratados animais. Simplesmente, fui buscar os meus registos da viagem que fiz para o ENVE em Leiria no dia 8.
Foram registadas várias variáveis, sem GPS: v, V, A, etc... A velocidade da VMCU que se lê por OBD está acima da velocidade que se lê no painel e está 1% abaixo da velocidade de GPS. Neste gráfico, só uma variável se lê pela escala do lado direito.
A paragem, no PCR de Santarém, durou 20' por várias razões: cheguei e estava o ZEdaCaparica55 a tirar o seu IONIQ do PCR, e apresentou-se; depois, o próprio carregamento, que era para durar só 8' como o do dia anterior, estendeu-se, porque quando voltei para o carro meteram conversa comigo "qual é a autonomia?". Acabou por ficar 17'. Apesar disso, ainda acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.
Vemos que a temperatura sobe dos 29 aos 34 só pelo andamento. Depois, o carregamento de 12.74kWh sobe ainda mais a temperatura para os 42. Depois disso, e mesmo sem dados de GPS, toda a gente sabe que a seguir vem a Serra d'Aire, mantendo o mesmo tipo de andamento, a temperatura não sobe mais, e desce ainda num período de andamento rápido.
Andei mais depressa que o habitual. Havia um colóquio a começar às 11h30. Eu ia sozinho. É preciso desfazer os estereótipos, as ideias que as pessoas fazem dos VEs. E havia o post do RNM no thread sobre viagens longas, em que o IONIQ era colocado numa fasquia dos 50-60km/h de velocidade média útil, como todos os outros VEs, como se não tivesse havido uma melhoria enorme com os carros de 2017 (Leaf de 30, IONIQ, i3 de 96Ah) e posteriores (Leaf 40).
Já agora, apesar da minha paragem ter sido 10' mais longa que o necessário, a viagem de 165km foi feita em 1h40, o que dá uma velocidade média útil de 100km/h.
Voltando ao Bjørn Nyland, vemos que o IONIQ pode perfeitamente viajar a esta velocidade sem sobreaquecer. Aliás, em modo Sport, é preciso ter um pé muito, muito ligeiro para ficar abaixo dos 130. Esta viagem foi feita com uma temperatura exterior próxima dos 30. Claro, não pode andar a 180km/h como o TMX, nem sequer atinge essa velocidade.
Este post é a minha resposta. Não gastei qualquer energia adicional a fazê-lo, também não foram maltratados animais. Simplesmente, fui buscar os meus registos da viagem que fiz para o ENVE em Leiria no dia 8.
Foram registadas várias variáveis, sem GPS: v, V, A, etc... A velocidade da VMCU que se lê por OBD está acima da velocidade que se lê no painel e está 1% abaixo da velocidade de GPS. Neste gráfico, só uma variável se lê pela escala do lado direito.
A paragem, no PCR de Santarém, durou 20' por várias razões: cheguei e estava o ZEdaCaparica55 a tirar o seu IONIQ do PCR, e apresentou-se; depois, o próprio carregamento, que era para durar só 8' como o do dia anterior, estendeu-se, porque quando voltei para o carro meteram conversa comigo "qual é a autonomia?". Acabou por ficar 17'. Apesar disso, ainda acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.
Vemos que a temperatura sobe dos 29 aos 34 só pelo andamento. Depois, o carregamento de 12.74kWh sobe ainda mais a temperatura para os 42. Depois disso, e mesmo sem dados de GPS, toda a gente sabe que a seguir vem a Serra d'Aire, mantendo o mesmo tipo de andamento, a temperatura não sobe mais, e desce ainda num período de andamento rápido.
Andei mais depressa que o habitual. Havia um colóquio a começar às 11h30. Eu ia sozinho. É preciso desfazer os estereótipos, as ideias que as pessoas fazem dos VEs. E havia o post do RNM no thread sobre viagens longas, em que o IONIQ era colocado numa fasquia dos 50-60km/h de velocidade média útil, como todos os outros VEs, como se não tivesse havido uma melhoria enorme com os carros de 2017 (Leaf de 30, IONIQ, i3 de 96Ah) e posteriores (Leaf 40).
Já agora, apesar da minha paragem ter sido 10' mais longa que o necessário, a viagem de 165km foi feita em 1h40, o que dá uma velocidade média útil de 100km/h.
Voltando ao Bjørn Nyland, vemos que o IONIQ pode perfeitamente viajar a esta velocidade sem sobreaquecer. Aliás, em modo Sport, é preciso ter um pé muito, muito ligeiro para ficar abaixo dos 130. Esta viagem foi feita com uma temperatura exterior próxima dos 30. Claro, não pode andar a 180km/h como o TMX, nem sequer atinge essa velocidade.
- migle
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Re: O IONIQ a andar depressa
Outro gráfico mais antigo que tenho, mas que está relacionado, e que penso que ainda não pus neste fórum, é este.
Este gráfico, para mim, representa a primeira vez que fiz a A13 de Almeirim para baixo. Vê-se a passagem na portagem, depois deixar passar o único carro que por ali passava, e o resto descreve-se a si próprio.
Fica-se também com a ideia de que bastam 50kW para andar.
Este gráfico, para mim, representa a primeira vez que fiz a A13 de Almeirim para baixo. Vê-se a passagem na portagem, depois deixar passar o único carro que por ali passava, e o resto descreve-se a si próprio.
Fica-se também com a ideia de que bastam 50kW para andar.
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Re: O IONIQ a andar depressa
Boa! Já tinha visto o teu gráfico (acho). Só faltava a temperatura.
Vês uma variável v na legenda? A escala está do lado direito.
É semelhante à tua... Só prova quanto os VE são melhores que os CI e que afinal não andamos tão longe dos Teslas. Só precisávamos dos tais menus repartidos especiais: numa paragem vai o hambúrguer, na outra as batatas, na outra o café...
Vês uma variável v na legenda? A escala está do lado direito.
É semelhante à tua... Só prova quanto os VE são melhores que os CI e que afinal não andamos tão longe dos Teslas. Só precisávamos dos tais menus repartidos especiais: numa paragem vai o hambúrguer, na outra as batatas, na outra o café...
- pemifer
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Re: O IONIQ a andar depressa
Pelo que percebo do primeiro gráfico o v, laranja, indica que andaste bué a mais de 120, aliás, bué a mais de 140...
No segundo gráfico o v, azul indica uma velocidade acima de 170.
Está correto?
No segundo gráfico o v, azul indica uma velocidade acima de 170.
Está correto?
- migle
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Re: O IONIQ a andar depressa
Eu diria que o meu interesse foi puramente não alimentar estereótipos, e gostava de fazer uma tabela para contrariar a do RMN. Também fui ultrapassado por mais de uma dezena de carros.
Entretanto, o segundo gráfico abrange um período de pouco mais de 3 minutos, com um gasto de 9% de SoC. Como é óbvio aquele andamento não se manteve.
No primeiro, olhando melhor, vê-se a Vasco da Gama em cruise control, entrada na A1, um pouco mais de velocidade a partir do Carregado, uma descida da velocidade após a saída para a A8-1...
Entretanto, o segundo gráfico abrange um período de pouco mais de 3 minutos, com um gasto de 9% de SoC. Como é óbvio aquele andamento não se manteve.
No primeiro, olhando melhor, vê-se a Vasco da Gama em cruise control, entrada na A1, um pouco mais de velocidade a partir do Carregado, uma descida da velocidade após a saída para a A8-1...
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Re: O IONIQ a andar depressa
Mas repara que eu não fui directo ao ENVE.
Como não utilizei o GPS perdi-me em Leiria e fui parar ao Castelo.
Aí resolvi utilizar o Google Maps do telemóvel e lá cheguei, atrás do Bruno Alves.
Calhou-me o nº 182. Se não fosse esse atraso, sei lá se não teria sido o 181 e aí o prémio da Ok Teleseguros seria meu.
Mais uma vez, "é importante planificar devidamente as viagens".
- BrunoAlves
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Re: O IONIQ a andar depressa
EheheheZEdaCaparica55 Escreveu: ↑22 jul 2018, 13:02(...) e lá cheguei, atrás do Bruno Alves.
Calhou-me o nº 182. Se não fosse esse atraso, sei lá se não teria sido o 181 e aí o prémio da Ok Teleseguros seria meu.
Não reparei, achava que tinha entrado sozinho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: O IONIQ a andar depressa
Quer dizer, "atrás" ... será um bocado força de expressão. Seria melhor "a seguir ...".
Mas o prémio está bem entregue. Foi apenas um fait divers