O preço de um carro eléctrico em Portugal, ao fim de oito anos, (incluindo despesas de manutenção, de seguro e incentivos governamentais), é ainda 55% mais caro quando comparado com um carro a gasolina.
Esta conclusão foi o resultado do estudo “O veículo eléctrico e os europeus” elaborado pela Cetelem, do grupo BNP Paribas, em que maioria dos europeus (presentes na amostra de 10 países e 6.000 entrevistas) acredita que só com a gasolina a 3,40 euros seria rentável comprar uma viatura 100% eléctrica.
Claro que é... então se um Nissan LEAF custa 37k€ e um Dacia Sandero custa 10k€... e só fazemos 5000km/ano. É óbvio que é.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Mas as coisas podem alterar-se, a gasolina pode mesmo, de um momento para o outro, passar a custar 3,5€ (basta Israel decidir por um ponto final no programa nuclear iraniano) e o preço dos carros elétricos pode baixar, que acredito seja possível através do aumento significativo da produção. Já li nalgum sítio que a Nissan pode vir a baixar o preço do Leaf para o ano, com base nesse argumento. Por outro lado, os carros elétricos que existem à venda são tudo menos carros "low cost", e acredito ser possível comercializar carros elétricos bem mais baratos, embora, claro está, com menos fiabilidade. O Twizy pode vir a marcar a viragem, porque se os Smart Fortwo têm tanto sucesso nas grandes cidades, não vejo nenhuma razão, a não ser subjetiva, para que esse pequeno Renault não venha a ser o elétrico mais vendido dentro de pouco tempo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Malm Escreveu:Mas as coisas podem alterar-se, a gasolina pode mesmo, de um momento para o outro, passar a custar 3,5€ (basta Israel decidir por um ponto final no programa nuclear iraniano) e o preço dos carros elétricos pode baixar, que acredito seja possível através do aumento significativo da produção. Já li nalgum sítio que a Nissan pode vir a baixar o preço do Leaf para o ano, com base nesse argumento. Por outro lado, os carros elétricos que existem à venda são tudo menos carros "low cost", e acredito ser possível comercializar carros elétricos bem mais baratos, embora, claro está, com menos fiabilidade. O Twizy pode vir a marcar a viragem, porque se os Smart Fortwo têm tanto sucesso nas grandes cidades, não vejo nenhuma razão, a não ser subjetiva, para que esse pequeno Renault não venha a ser o elétrico mais vendido dentro de pouco tempo.
Há uma diferença grande, num smart fortwo não entra chuva pela janela...
Mais uma asneira da Renault, não lhes custava muito ter posto vidros nas portas...
OCasal Escreveu:Outro grande problema do Twizy é o facto de não poder circular em auto-estradas.
Mas na realidade o estudo que referiu essa conclusão, acho que estava a comparar carros da mesma categoria, quanto ao luxo pelo menos!
Duvido muito..., a não ser que esteja a comparar um iMiEV com um Smart ou coisa parecida.
A única maneira de um estudo ser credível é indicar quais os modelos em que se baseou para a comparação. Esses dados estão disponíveis? Sem esses dados o estudo vale zero.
Além do mais o custo de utilização deve incluir o custo de aquisição diluído ao longo do tempo, pois como todos sabemos o custo de utilização de um VE é MUITO inferior ao de um CI.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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mjr Escreveu:
Além do mais o custo de utilização deve incluir o custo de aquisição diluído ao longo do tempo, pois como todos sabemos o custo de utilização de um VE é MUITO inferior ao de um CI.
De um VE que não seja Renault, porque o aluguer de bateria é quase ao quilómetro...
Um Smart de 4 lugares novo, se isso ainda existe, deve custar uns 20.000€. Um i-MiEV custou-me 30.000€, com o subsídio do estado. A poupar 1000€ ano ao fim de 10 anos está feita a diferença. O equipamento deve ser o mesmo, mas entre conduzir um i-MiEV e um Smart, eu escolho o i-MiEV, que quem conduz um elétrico sabe do que eu estou a falar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Mas a comparação com o Smart for 4 é justa... Certamente fariam a comparação com o Fortwo apesar de não terem nada a ver, só porque o aspeto (não o tamanho) é semelhante.
E a poupança entre o iMiEV e o Smart de 1000€ é muito conservadora Eu em 9 meses já poupei mais de 1500€ em relação a um Diesel equivalente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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