migle Escreveu:rimsilva Escreveu:Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%
Em primeiro lugar, é isso: primeiros dias com o carro, inexperiência. Em segundo lugar, nós não sabemos se ele não estava a pensar voltar com a mesma carga. Afinal de contas, em Santarém não há um PCR, ou há? É que ir de Évora para Santarém pela A1 é que não é nada natural. Depois, na N114 gasta-se tanto combustível quase como na auto-estrada, porque é uma estrada boa, larga, com longos troços sem trânsito ou povoação, embora se perca bastante tempo nas que atravessa (e.g. Coruche, Almeirim).
Acho que todos concordarão comigo em que ninguém tem nada que nos vir dizer que não precisamos de carregar. Só nós é que sabemos. Quando vou para o trabalho, sei que volto, tudo é previsível e as coisas vão por aí. Quando vou em passeio, não sei o que vai acontecer, os amigos podem sugerir "e se fôssemos não-sei-onde?", não há PCRs em cada esquina, a autonomia parece curta, etc... portanto ninguém me vem a mim dizer qual é a folga de que eu necessito. Cada um decide a que precisa, e eu, se fosse num passeio, em que surgem imprevistos, claro que preferia sair de casa com 100%.
Dizer àquele utilizador, "Vai! Já tens carga suficiente para chegar a Santarém." (onde não há PCR)... Só faltava que usarmos um VE, além de todos os constrangimentos reais que temos de enfrentar, significasse agora mais esse condicionamento na nossa liberdade.
É certo que devia ter carregado em PCN. Se fosse pago por tempo, não se engava duas vezes (e com tudo isto, já não se volta a enganar).
Porém, temos de ter calma, ele ocupou o PCR 40 minutos. Podemos dizer "esses 40 minutos não te aproveitaram, e teriam aproveitado a mim" mas de resto nem é bem da nossa conta, embora desejemos que sejam utilizados por quem os aproveita. Temos de ter paciência, sabemos que podemos encontrar um PCR ocupado e esperar uma média de 15-20' (por cada carro à espera...).