Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por RJSC »

Não se pode exigir a todos conhecimentos técnicos de eletricidade, mas com sinalização a limitar a utilização a 30 minutos como está nos PCRs da galp, ninguém podia vir desculpa da ignorância.
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 20:03
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por hmendes »

oops Escreveu:Ok. A CCS e a Mennekes vão ficar presas mesmo depois de reiniciar o PCR, mas poderei carregar com a Chademo no meu carro tendo ficado uma das outras fichas agarrada? Se isto for assim é mesmo uma vantagem ter chademo, até agora só via desvantagens...
Sim, podes!
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 20:03
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por hmendes »

RJSC Escreveu:Não se pode exigir a todos conhecimentos técnicos de eletricidade, mas com sinalização a limitar a utilização a 30 minutos como está nos PCRs da galp, ninguém podia vir desculpa da ignorância.
Sim, concordo que se houver uma regra definida em x minutos (enquanto for gratuito) terão o mesmo direito a carregar do que o pessoal que tira partido da velocidade do PCR, em boa verdade a mim não me interessa quanto é que carregam no tempo a que lhes estará destinado. É uma questão de bom senso apenas, incomoda-me que se ultrapasse o limite do razoável para um carregamento em PCR, logicamente que se me deparar com um cenário em que este limite é ultrapassado e ainda por cima o veículo que lá está carregaria o mesmo em PCN fico danado, pois é um desperdício do meio em si.

Já quando for a pagar, podem lá ficar o tempo qe quiserem, pois entendo que aí ninguém vai colocar um carro que carrega a 3.6kW num PCR que disponibiliza 43kW, verás que aí os ignorantes deixam de o ser...

Em resumo, só é ignorante quem o pretende ser, certamente que na altura da extinção do chumbo da gasolina, alguns destes ignorantes se preocuparam se o seu veículo necessitaria de gasolina aditivada ou poderia usar sem chumbo. Tudo é relativo!
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus »

hmendes Escreveu:
Já quando for a pagar, podem lá ficar o tempo qe quiserem, pois entendo que aí ninguém vai colocar um carro que carrega a 3.6kW num PCR que disponibiliza 43kW, verás que aí os ignorantes deixam de o ser...
Não aposto as minhas fichas todas nisso. Nós que frequentamos este fórum andamos sempre a procura de informação a cerca deste mundo para tirarmos o melhor partido desta tecnologia, mas acredito que muita gente comprou PHEVs ou BEVs sem nunca ter procurado informação de como realmente funcionam as coisas. No stand disseram-lhe o carro faz 300km com uma carga ponto.

Como é que é possível ter me dito "tenho carro a uma semana não sei nada disso" se esta limitação não exclusiva do Leaf 2, já havia no Leaf portanto a ser verdade o que ele disse provavelmente veio de um ICE e nunca recolheu informação acerca como funciona um carro eléctrico no seu todo. Nós sabemos que há diferenças de um modelo para o outro, mas por acaso isto até é comum aos dois modelos e como isto muito mais coisas.

O que me faz confusão é que não sabendo o básico (carregamentos) como é que alguém chega a conclusão que o carro se adequa as suas necessidades?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 20:03
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por hmendes »

Nonnus Escreveu:
hmendes Escreveu:
Já quando for a pagar, podem lá ficar o tempo qe quiserem, pois entendo que aí ninguém vai colocar um carro que carrega a 3.6kW num PCR que disponibiliza 43kW, verás que aí os ignorantes deixam de o ser...
Não aposto as minhas fichas todas nisso. Nós que frequentamos este fórum andamos sempre a procura de informação a cerca deste mundo para tirarmos o melhor partido desta tecnologia, mas acredito que muita gente comprou PHEVs ou BEVs sem nunca ter procurado informação de como realmente funcionam as coisas. No stand disseram-lhe o carro faz 300km com uma carga ponto.

Como é que é possível ter me dito "tenho carro a uma semana não sei nada disso" se esta limitação não exclusiva do Leaf 2, já havia no Leaf portanto a ser verdade o que ele disse provavelmente veio de um ICE e nunca recolheu informação acerca como funciona um carro eléctrico no seu todo. Nós sabemos que há diferenças de um modelo para o outro, mas por acaso isto até é comum aos dois modelos e como isto muito mais coisas.

O que me faz confusão é que não sabendo o básico (carregamentos) como é que alguém chega a conclusão que o carro se adequa as suas necessidades?
Quando começar a sair do bolso, vais ver que vão querer perceber o porquê ;)
ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de Aquisicao: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por ICEM4N »

Neste momento nao conseguimos fazer nada, quando for a pagar nao vai ser preciso fazer nada.
O tuga esta formatado para o barato ou de graça por isso se alguem mora a 50 metros do pcr vai fazer dele a sua garagem. E nao pensa que alguem que fez 200km precisa dele....

Quando for a pagar estas conversas vao terminar.... pagar 5eur por 1kwh acho que vai ser caro para alguns digo eu!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves »

Esse é que é o ponto. Quando deixar o carro no PCR duas horas (se tal continuar a ser permitido) e isso lhe custar, por exemplo, 30€ (e devia ser mais), depois fizer contas que pagou 30€ para fazer 30km, rapidamente se apercebe que ali não é sítio para levar aquele carro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de Aquisicao: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por jasmim »

Aqui está o relato do seu interlocutor.

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=20795
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus »

Obrigado jasmin
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por mjr »

Acho que há aqui um erro de contas. De Évora até ao PCR de Santarém são só 146km pelo IC10, pelo que nem 80% da carga de um Leaf 40 é precisa... Infelizmente acontece muitas vezes as pessoas sobre estimarem grosseiramente a energia necessária para chegar a um sítio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Carregamento”