Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Boas,
Faço esta pergunta porque ontem (domingo) assisti a uma situação no PCR de Évora que me deixou irritado. Ontem por volta das 12h30 dirigi-me ao PCR de Évora para carregar e quando lá chego estava um Leaf 2 a carregar, sai do carro e vi que não estava ninguém perto do mesmo, pensei, se calhar foi beber um café. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, dirigi-me ao carregador e qual o meu espanto quando vejo que o carro já estava ligado a 40 minutos e apenas tinha carregado 10KW. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, até que olhei para o interior do carro e o senhor tinha um cartão de visita em cima do tablier. Telefonei ao senhor e perguntei-lhe se ia demorar muito, é que o carro em 40 minutos apenas tinha carregado 10KW e estava a 94%. Recebo como resposta estou ai dentro de 15 minutos, ao que eu respondo, então olhe eu vou desligar o seu carro e vou ligar o meu, porque 15 minutos é o tempo que eu levo a carregar o meu, não vou estar esse tempo a espera, porque o seu carro não esta a tirar proveito do PCR. Recebo como resposta:
- Se for capaz de desligar, o que eu duvido.
- Vou carregar na emergência, e vou ligar o meu.
- Então espere ai 5 minutos que já ai vou.
(de 15 minutos passou para 5)
O senhor chegou e pergunta:
- Então o qual é o problema?
- O problema não é nenhum, e você tem o mesmo direito de usar o PCR que eu, só que o seu carro está ai a 40 minutos e ainda só carregou 10KW. Como você sabe, acima dos 80% o carro limita a o carregamento, não é viável usar o PCR para carregar até 100%.
- Eu tenho o carro só a uma semana ainda não sei essas coisas. Vou para Santarém e preciso de abalar com 100%
- Ok, então para carregar 100% pode usar um PCN que esta aqui a 500m, que vai carregar a mesma velocidade que esta a carregar no PCR actualmente.
(fim de argumentações)
Não me interpretem mal, o senhor tem o mesmo direito de usar PCR que eu, só o que me irritou é usar um PCR como se de um PCN se trata-se. Pôs o carro a carga e abandonou o carro por 40 minutos, quando a 500m tem um PCN.
Mal comparado era o mesmo que numa bomba de gasolina por a mangueira no carro até encher e ir beber um café durante 10 minutos.
Quando te deparas com esta situação o que fazes?
Não fazes nada, limitas-te a esperar que o dono do carro chegue.
Carregas no botão de emergência e pões o teu carro a carga.
Não fazes nada esperas e quando o dono do carro chega tentas elucida-lo como se deve usar um PCR.
PS: mjr não encontro a opão de criar votação se possível adiciona.
Faço esta pergunta porque ontem (domingo) assisti a uma situação no PCR de Évora que me deixou irritado. Ontem por volta das 12h30 dirigi-me ao PCR de Évora para carregar e quando lá chego estava um Leaf 2 a carregar, sai do carro e vi que não estava ninguém perto do mesmo, pensei, se calhar foi beber um café. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, dirigi-me ao carregador e qual o meu espanto quando vejo que o carro já estava ligado a 40 minutos e apenas tinha carregado 10KW. Esperei mais um bocado, e ninguém aparecia, até que olhei para o interior do carro e o senhor tinha um cartão de visita em cima do tablier. Telefonei ao senhor e perguntei-lhe se ia demorar muito, é que o carro em 40 minutos apenas tinha carregado 10KW e estava a 94%. Recebo como resposta estou ai dentro de 15 minutos, ao que eu respondo, então olhe eu vou desligar o seu carro e vou ligar o meu, porque 15 minutos é o tempo que eu levo a carregar o meu, não vou estar esse tempo a espera, porque o seu carro não esta a tirar proveito do PCR. Recebo como resposta:
- Se for capaz de desligar, o que eu duvido.
- Vou carregar na emergência, e vou ligar o meu.
- Então espere ai 5 minutos que já ai vou.
(de 15 minutos passou para 5)
O senhor chegou e pergunta:
- Então o qual é o problema?
- O problema não é nenhum, e você tem o mesmo direito de usar o PCR que eu, só que o seu carro está ai a 40 minutos e ainda só carregou 10KW. Como você sabe, acima dos 80% o carro limita a o carregamento, não é viável usar o PCR para carregar até 100%.
- Eu tenho o carro só a uma semana ainda não sei essas coisas. Vou para Santarém e preciso de abalar com 100%
- Ok, então para carregar 100% pode usar um PCN que esta aqui a 500m, que vai carregar a mesma velocidade que esta a carregar no PCR actualmente.
(fim de argumentações)
Não me interpretem mal, o senhor tem o mesmo direito de usar PCR que eu, só o que me irritou é usar um PCR como se de um PCN se trata-se. Pôs o carro a carga e abandonou o carro por 40 minutos, quando a 500m tem um PCN.
Mal comparado era o mesmo que numa bomba de gasolina por a mangueira no carro até encher e ir beber um café durante 10 minutos.
Quando te deparas com esta situação o que fazes?
Não fazes nada, limitas-te a esperar que o dono do carro chegue.
Carregas no botão de emergência e pões o teu carro a carga.
Não fazes nada esperas e quando o dono do carro chega tentas elucida-lo como se deve usar um PCR.
PS: mjr não encontro a opão de criar votação se possível adiciona.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Essa é a forma correcta de agir na minha opinião
- esperaste algum tempo antes de qualquer acção
- o outro condutor deixou um contacto, coisa rara
- falaram e a coisa resolveu-se
Não dou valor nenhum a essa argumentação do “não sei nada disso”. Não saber nunca quer dizer “faço o que me apetecer”
- esperaste algum tempo antes de qualquer acção
- o outro condutor deixou um contacto, coisa rara
- falaram e a coisa resolveu-se
Não dou valor nenhum a essa argumentação do “não sei nada disso”. Não saber nunca quer dizer “faço o que me apetecer”
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Eu normalmente nesses casos dou uma margem de 10/15 minutos a ver se o "homem" aparece, se isso não acontecer procuro se há algum contacto à vista no veículo, caso não exista avanço para o botão vermelho, ainda este fim de semana o fiz no PCR de Matosinhos, onde estava um PHEV a carregar há 1:09 e tinha carregado 4,01 kWh
Algumas das pessoas que usam os PCRs em detrimento dos PCNs em situações que não necessitam da carga rápida, ou que não tiram partido dela, fazem-no por comodidade, o PCR tem o cabo agarrado, no PCN tem o "trabalhão" de colocar o mesmo.
Algumas das pessoas que usam os PCRs em detrimento dos PCNs em situações que não necessitam da carga rápida, ou que não tiram partido dela, fazem-no por comodidade, o PCR tem o cabo agarrado, no PCN tem o "trabalhão" de colocar o mesmo.
- pedromgs
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 166
- Registado: 11 nov 2016, 00:39
- Data de fabrico: 01 mar 2017
- Capacidade bateria: 30 ah
- Localização: Guimaraes
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Bom dia, em Guimarães é frequente, eu dou 10 m tiro foto e vai abaixo. Já quase caiu porrada no local por causa disso, a PSP aconselha a ligar eles têm contacto dos proprietários dos automóveis.
A culpa é dos vendedores de automóveis (maioria não sabe o que é um PCN ou PCR) o não saberem não é desculpa (excepto os ministros)
A culpa é dos vendedores de automóveis (maioria não sabe o que é um PCN ou PCR) o não saberem não é desculpa (excepto os ministros)
Nissan Leaf 03/2017
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
A sexta feira passada no PCR de Matosinhos foi a mesma coisa. Uma Mercedes phev ligada há 2h e 15 min. Fico mesmo chateado.
Em relação às tomada chademo eu sei que carregando no botão vermelho elas ficam livres mas estou convencido que com a mennekes (caso da carrinha phev) e com a CCS combo ficam sempre pressas já que o mecanismo está do lado do carro. É assim? Confirmem PF! Obg.
Em relação às tomada chademo eu sei que carregando no botão vermelho elas ficam livres mas estou convencido que com a mennekes (caso da carrinha phev) e com a CCS combo ficam sempre pressas já que o mecanismo está do lado do carro. É assim? Confirmem PF! Obg.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Infelimente é
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Correto: mennekes e ccs o mecanismo de bloqueio está no carro, mas pode ser que quando está a carregar em DC o carro liberte o cabo se o carregamento terminar. Nesse caso alguns fabricantes até podem desbloquear o cabo e outros não, assim como existiam postos da mobi-e que libertavam as fichas mennekes quando o carregamento terminava e outros não.
-
- Mensagens: 2506
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
É nessas alturas que agradeço à Nissan por usar a ficha Chademo
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Ok. A CCS e a Mennekes vão ficar presas mesmo depois de reiniciar o PCR, mas poderei carregar com a Chademo no meu carro tendo ficado uma das outras fichas agarrada? Se isto for assim é mesmo uma vantagem ter chademo, até agora só via desvantagens...
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?
Também já vi, no PCR de Loures, um Smart carregar a 4kW. O PCR de Loures tem a informação sempre no ecrã, mesmo sem o dono estar. Noutra fila do parque há um PCN... A outra pessoa que estava à espera queria carregar no botão de emergência. Eu acabei por encolher os ombros e ir a outro lado.
Eu acho que realmente é ignorância. Tiveste sorte dele ter deixado o telefone. O melhor é explicar o mais possível. Se não está o telefone, deixar um papel. O tipo da aplicação ChargeMap tem uma série de vídeos a explicar todos os básicos. Os vendedores deviam dar um link desse tipo às pessoas.
O IONIQ, habitualmente em PCN, se estiver configurado em Auto-Lock, solta o cabo quando o carregamento termina, caso contrário só destrancando. Em PCR não sei o que acontece, porque há coisas em que o comportamento é diferente.
Eu acho que realmente é ignorância. Tiveste sorte dele ter deixado o telefone. O melhor é explicar o mais possível. Se não está o telefone, deixar um papel. O tipo da aplicação ChargeMap tem uma série de vídeos a explicar todos os básicos. Os vendedores deviam dar um link desse tipo às pessoas.
O IONIQ, habitualmente em PCN, se estiver configurado em Auto-Lock, solta o cabo quando o carregamento termina, caso contrário só destrancando. Em PCR não sei o que acontece, porque há coisas em que o comportamento é diferente.