O problema das lâmpadas LED chinesas é que normalmente os LEDs que usam são fracos, com fraco rendimento e puxados ao máximo. Isto faz baixar muito a fiabilidade. Outro problema é encontrar LEDs com a temperatura de cor que queremos. Para iluminar o interior do LEAF na minha opinião a temperatura de cor deve andar à volta dos 3000ºK (branco quente), mas normalmente o que se encontra é lâmpadas LED de 5000ºK (branco frio).
DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu posso usar os contactos da lâmpada que retirei para soldar na PCB, mas ainda dá um bocado de trabalho partir o vidro sem me magoar
O problema das lâmpadas LED chinesas é que normalmente os LEDs que usam são fracos, com fraco rendimento e puxados ao máximo. Isto faz baixar muito a fiabilidade. Outro problema é encontrar LEDs com a temperatura de cor que queremos. Para iluminar o interior do LEAF na minha opinião a temperatura de cor deve andar à volta dos 3000ºK (branco quente), mas normalmente o que se encontra é lâmpadas LED de 5000ºK (branco frio).
O problema das lâmpadas LED chinesas é que normalmente os LEDs que usam são fracos, com fraco rendimento e puxados ao máximo. Isto faz baixar muito a fiabilidade. Outro problema é encontrar LEDs com a temperatura de cor que queremos. Para iluminar o interior do LEAF na minha opinião a temperatura de cor deve andar à volta dos 3000ºK (branco quente), mas normalmente o que se encontra é lâmpadas LED de 5000ºK (branco frio).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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RJSC
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Pode-se sempre trocar os LEDs se tiverem a mesma "footprint".
Por acaso adaptei uma lâmpada chinesa formato GU10 de 12V num candeeiro de secretária (dos que têm o transformador a fazer peso na base) que tive que desmanchar para colocar o LED no lugar da de halogéneo e que vinha com uma fonte de corrente comutada numa PCB com qualidade apreciável. A maior parte das vezes as lâmpadas chinesas queimam energia com uma resistência para limitar a corrente mas às vezes também há boas surpresas. Custou 9€, mas como de costume é branco frio.
Até podia ficar porreira para DRL, já que os médios dos Leafs também são branco frio.
Por acaso adaptei uma lâmpada chinesa formato GU10 de 12V num candeeiro de secretária (dos que têm o transformador a fazer peso na base) que tive que desmanchar para colocar o LED no lugar da de halogéneo e que vinha com uma fonte de corrente comutada numa PCB com qualidade apreciável. A maior parte das vezes as lâmpadas chinesas queimam energia com uma resistência para limitar a corrente mas às vezes também há boas surpresas. Custou 9€, mas como de costume é branco frio.
Até podia ficar porreira para DRL, já que os médios dos Leafs também são branco frio.
Última edição por RJSC em 28 fev 2012, 23:34, editado 1 vez no total.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Espetaculo!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Se não fosse para falar das coisas de uma forma minimamente séria e interessada (mas acessível a toda a gente com vontade de aprender mesmo sem conhecimento anterior), isto virava algo como o facebook, em que só se vêm comentários do género "amanhã vai chover, tou mesmo mal disposto"...Essiemme Escreveu:Espetaculo!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Hoje fiz a utilização mais eficiente da carga da bateria desde que tenho o LEAF. Carreguei o carro até 80%, fiz 100km e cheguei ao fim do dia com 22% de carga restante (segundo o SOC-meter, com 2 barras de carga e quase a ficar só com 1 barra). Extrapolando para 100% de carga teria chegado com 42% de carga o que dá uma autonomia estimada total de 100/(1-0,42) = 172 km. Foi o trajeto habitual que faço quando tenho de levar os meus filhos ao colégio no Porto, voltar para a Trofa e depois fazer o mesmo trajeto ao fim do dia. Muito pára-arranca e velocidade de 90 km/h no trajeto realizado na Via Norte e VCI.
A condução foi realizada em modo ECO. A princípio custa um bocado devido a ter de carregar bastante mais no acelerador para ter a mesma resposta que em D, mas depois de nos habituarmos vale bem a pena pois a regeneração é bastante mais forte o que evita carregar no travão a maior parte das vezes. Estou a treinar para a (possível) viagem Trofa -> Lisboa.
A condução foi realizada em modo ECO. A princípio custa um bocado devido a ter de carregar bastante mais no acelerador para ter a mesma resposta que em D, mas depois de nos habituarmos vale bem a pena pois a regeneração é bastante mais forte o que evita carregar no travão a maior parte das vezes. Estou a treinar para a (possível) viagem Trofa -> Lisboa.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu bem digo que faz falta um botão de ajuste da regeneração como no extinto EV1 e Tesla Roadster por exemplo.mjr Escreveu:Hoje fiz a utilização mais eficiente da carga da bateria desde que tenho o LEAF. Carreguei o carro até 80%, fiz 100km e cheguei ao fim do dia com 22% de carga restante (segundo o SOC-meter, com 2 barras de carga e quase a ficar só com 1 barra). Extrapolando para 100% de carga teria chegado com 42% de carga o que dá uma autonomia estimada total de 100/(1-0,42) = 172 km. Foi o trajeto habitual que faço quando tenho de levar os meus filhos ao colégio no Porto, voltar para a Trofa e depois fazer o mesmo trajeto ao fim do dia. Muito pára-arranca e velocidade de 90 km/h no trajeto realizado na Via Norte e VCI.
A condução foi realizada em modo ECO. A princípio custa um bocado devido a ter de carregar bastante mais no acelerador para ter a mesma resposta que em D, mas depois de nos habituarmos vale bem a pena pois a regeneração é bastante mais forte o que evita carregar no travão a maior parte das vezes. Estou a treinar para a (possível) viagem Trofa -> Lisboa.
Com um botão desses curva de potência entregue não é alterada, apenas a de regeneração.
Então um botão de coast-down nem se fala.
Já tentei e é bastante difícil acertar com acelerador na posição neutra (0 W) em todas as situações. Lá acertamos mas depois quando a velocidade diminui um pouco lá começa o motor a entregar potência sem nós querermos.
É uma experiência completamente diferente deixar a inércia do veículo ditar a velocidade que levamos e avançar a mesma distância a uma velocidade média muito próxima do habitual com consumo zero e dissipação de energia em travagem zero.
Isto pode é parecer estranho para quem vem atrás pois parece que vamos a fazer curvas e rotundas a grande velocidade dando a impressão de ser um acelera mas depois continuar com a mesma velocidade em troços a direito dando a impressão de conduzir que nem um avôzinho.
É muito vulgar quem vem atrás de mim ficar bem para trás nas curvas e depois em troços a direito ultrapassar-me...
Mas isto só há-de durar até ao dia em que finalmente tiver um VE, e então nos trajetos em que a autonomia chega e sobra carregar no acelerador sem sentimentos de culpa.
Sinto-me mal de cada vez que preciso de acelerar num CI para ultrapassar em vez de ter que desperdiçar energia a travar mantendo-me atrás de um veículo lento, mas parece que a minha personalidade ao volante de um VE.
Quando levei o Fluence para a auto-estrada comecei a serpentear pelo trânsito algo que nunca tive a mínima vontade de fazer num CI.
Também li um relato similar de um Americano que conseguiu um Mini-E, que mudou radicalmente de estilo de condução assim que passou para o VE.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
RJSC Escreveu:
Mas isto só há-de durar até ao dia em que finalmente tiver um VE, e então nos trajetos em que a autonomia chega e sobra carregar no acelerador sem sentimentos de culpa.
é isso mesmo que eu sinto ao ter um VE. Não me custa nada ir a 90kmh nos poucos dias em preciso de esticar a autonomia, compenso bastante os dias em que estico o acelerador.
Quando sair o Zoe Gordini tenho mesmo que NAO experimentar!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Cheguei hoje aos 20000km!

Com o aquecimento da temperatura ambiente a autonomia por carga tem vindo a aumentar e já vai a mais de 120km (estimados), isto com 30km de AE por dia,

Com o aquecimento da temperatura ambiente a autonomia por carga tem vindo a aumentar e já vai a mais de 120km (estimados), isto com 30km de AE por dia,
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Parabéns mjr
...estás no bom caminho 
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ri-te, ri-te, acho que o mjr vai ser o primeiro Mister 80%. 
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