Consumo carro VS carregamento

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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 27 fev 2024, 12:25

Num caso tens 78% com 380V e no outro tens os mesmos 78% com 381,5V, isto só faz sentido se for com velocidades de carregamento completamente diferentes e o sistema ainda se está a adaptar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 27 fev 2024, 12:32

Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 27 fev 2024, 12:45

Nerusonu Escreveu:
27 fev 2024, 12:32
Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
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Altamente ineficiente a carga a 100%, um consumo brutal, ou seja, consumiste mais energia em 156kms do que o que tinhas feito para 229kms. :shock:
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pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 27 fev 2024, 12:58

civic Escreveu:
27 fev 2024, 12:25
Num caso tens 78% com 380V e no outro tens os mesmos 78% com 381,5V, isto só faz sentido se for com velocidades de carregamento completamente diferentes e o sistema ainda se está a adaptar.
Ambos foram em casa sendo que a potencia pode ter variado em função do restante consumo.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 27 fev 2024, 13:20

pbaptista Escreveu:
27 fev 2024, 12:58


Ambos foram em casa sendo que a potencia pode ter variado em função do restante consumo.

Acho esse valor de tensão muito diferente para as duas situações, nunca vi isso no LEAF, por exemplo. Pois mesmo que mexas no SoH da bateria a escala em termos de SoC (tensão) é sempre a mesma, a energia pode variar, mas a posição de SoC é sempre a mesma. credito pouco nesses valores, tal como no meu i4, só tenho 3 valores no carscanner, mas duvido mesmo muito deles.

O SOH mexeu quase um kWh num carregamento? Acreditas nisso? 71350 para 70800...
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pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 27 fev 2024, 13:30

civic Escreveu:
27 fev 2024, 12:45
Nerusonu Escreveu:
27 fev 2024, 12:32
Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021
Altamente ineficiente a carga a 100%, um consumo brutal, ou seja, consumiste mais energia em 156kms do que o que tinhas feito para 229kms. :shock:
Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 27 fev 2024, 13:54

civic Escreveu:
27 fev 2024, 13:20
pbaptista Escreveu:
27 fev 2024, 12:58


Ambos foram em casa sendo que a potencia pode ter variado em função do restante consumo.

Acho esse valor de tensão muito diferente para as duas situações, nunca vi isso no LEAF, por exemplo. Pois mesmo que mexas no SoH da bateria a escala em termos de SoC (tensão) é sempre a mesma, a energia pode variar, mas a posição de SoC é sempre a mesma. credito pouco nesses valores, tal como no meu i4, só tenho 3 valores no carscanner, mas duvido mesmo muito deles.

O SOH mexeu quase um kWh num carregamento? Acreditas nisso? 71350 para 70800...
Não tenho conhecimentos para acreditar ou deixar de acreditar, do que tenho lido, o valor pode variar (a amplitude dessa variação não é assim tanto, é menos de 1%) e acredita que a energia disponivel não é a mesma, com o mesmo SOC tenho valores diferentes, normalmente entre um intervalo, depois há uma ligeira queda (degradação) e depois fica novamente a variar dentro de um intervalo estavel até à próxima queda. Este tem sido o comportamento do meu carro até à data.

Já agora, não sei se aquilo é o SOH, já que inclui o buffer (5kWh) de proteção da bateria.
Última edição por pbaptista em 27 fev 2024, 13:57, editado 1 vez no total.
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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 27 fev 2024, 13:56

pbaptista Escreveu:
27 fev 2024, 13:30


Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.
Como sabes que a anterior foi até aos 80%? A carga anterior deveria ser até aos 100% e depois dos 156kms percorridos voltar a carregar até aos 100% dando este valor, é essa a permissa. Se não foi assim estes valores não contam.
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 27 fev 2024, 13:59

civic Escreveu:
27 fev 2024, 13:56
pbaptista Escreveu:
27 fev 2024, 13:30


Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.
Como sabes que a anterior foi até aos 80%?
Pelo odometro e os km percorridos, as cargas do Nerusonu têm sido sequenciais, não há saltos.

Eu não coloquei mais, porque a seguir fiz uma até aos 100%, depois fiz até aos 60%, por isso com o teu metodo quando as cargas não são seguidas com o mesmo valor de SOC não servem para analise.
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 27 fev 2024, 14:05

pbaptista Escreveu:
27 fev 2024, 13:54


Não tenho conhecimentos para acreditar ou deixar de acreditar, do que tenho lido, o valor pode variar (a amplitude dessa variação não é assim tanto, é menos de 1%) e acredita que a energia disponivel não é a mesma, com o mesmo SOC tenho valores diferentes, normalmente entre um intervalo, depois há uma ligeira queda (degradação) e depois fica novamente a variar dentro de um intervalo estavel até à próxima queda. Este tem sido o comportamento do meu carro até à data.

Já agora, não sei se aquilo é o SOH, já que inclui o buffer (5kWh) de proteção da bateria.
Claro que não é o SoH, é o valor maximo teorico da energia da bateria, e não acredito nessa variação em uma carga, se fosse assim onde andaria o meu LEAF com mias de 3000 cargas.
Como disse antes, o Bjorn costuma levar os carros a um minimo de bateria para "calibrar" a energia declarada, simplesmente porque também não acredita nesses valores, mas ok, em termos de tabela não dá para mexer nesta porque como disse a maioria do pessoal não tem acesso a esses dados, aliás, nem eu tenho no meu i4, por exemplo.
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