World EV Battery Data (Modelos e Química Baterias)
Enviado: 22 out 2023, 18:10
Recentemente encontrei um site da finlândia https://cleanfi.fi/Liikenne/ com 2 PDFs interessantes com uma base de dados quanto ao tipo de baterias que os fabricantes estão a implementar nos seus modelos.
Ja fui alertado que os PDFs tem erros no tipo de bateria que a marca implementou na viatura.
O PDF tem a data de 10/2021
http://cleanfi.fi/data/documents/World_ ... y-data.pdf
http://cleanfi.fi/data/documents/World_EVs.pdf
O tema é interessante e pode ser util para quem esta a pensar comprar um EV e de primazia ao tipo de bateria que pretende utilizar.
Exemplos de modelo para modelo :
Alguma baterias teem tensão maxima limitada
Algumas baterias teem tensão minima limitada
Algumas baterias degradam menos se forem carregadas 100%
Algumas baterias é preferivel carregar a 80%
Algumas baterias degradam mais com o calor
Algumas baterias teem um melhor sistema de refrigeração
Em cima destas diferentes químicas esta o que o fabricante implementou na BMS e que tipo de comportamento pretende da bateria ao nível de carga, descarga, carregamento e temperatura.
Por fim, para muitos compradores devem ter em conta como será na próxima década, se o fabricante de baterias produziu em massa este modelo ou é de pouca produção, este tipo de bateria ainda vai existir, é fácil de arranjar aquela química fora da garantia, é reparável por modulo, quantos modulos tem aquele modelo automóvel etc etc..
O mercado VE esta lançado e assiste-se a uma certa canibalização dos diferentes tipos de bateria de modelo para modelo de viatura, no passado (2013) a quota de mercado pertencia a Tesla e a Nissan e ja 10 anos passaram e teem existido muitos relatos da troca de baterias tanto da tesla como da Nissan e os preços continuam a ser altos devido a procura vs oferta
Todos estas questões terão de ser analisadas pelo consumidor na compra da sua própria viatura.
Ja fui alertado que os PDFs tem erros no tipo de bateria que a marca implementou na viatura.
O PDF tem a data de 10/2021
http://cleanfi.fi/data/documents/World_ ... y-data.pdf
http://cleanfi.fi/data/documents/World_EVs.pdf
O tema é interessante e pode ser util para quem esta a pensar comprar um EV e de primazia ao tipo de bateria que pretende utilizar.
Exemplos de modelo para modelo :
Alguma baterias teem tensão maxima limitada
Algumas baterias teem tensão minima limitada
Algumas baterias degradam menos se forem carregadas 100%
Algumas baterias é preferivel carregar a 80%
Algumas baterias degradam mais com o calor
Algumas baterias teem um melhor sistema de refrigeração
Em cima destas diferentes químicas esta o que o fabricante implementou na BMS e que tipo de comportamento pretende da bateria ao nível de carga, descarga, carregamento e temperatura.
Por fim, para muitos compradores devem ter em conta como será na próxima década, se o fabricante de baterias produziu em massa este modelo ou é de pouca produção, este tipo de bateria ainda vai existir, é fácil de arranjar aquela química fora da garantia, é reparável por modulo, quantos modulos tem aquele modelo automóvel etc etc..
O mercado VE esta lançado e assiste-se a uma certa canibalização dos diferentes tipos de bateria de modelo para modelo de viatura, no passado (2013) a quota de mercado pertencia a Tesla e a Nissan e ja 10 anos passaram e teem existido muitos relatos da troca de baterias tanto da tesla como da Nissan e os preços continuam a ser altos devido a procura vs oferta
Todos estas questões terão de ser analisadas pelo consumidor na compra da sua própria viatura.