Uma ideia vencedora

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Uma ideia vencedora

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 15:30

Quando cá ainda se tenta legalizar a primeira conversão parece que na França já existe quem faça as conversões e tenha apoio do governo para tal.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por BrunoAlves » 19 mai 2022, 16:13

Eu confesso que ainda estou muito dividido nisto das conversões.

Sobre esse kit, o preço é bom. Uma bateria "de mercado" para armazenamento estático de 15kWh custa mais de 8k€ por isso o preço da bateria com drivetrain e o restante kit parece-me muito bom preço. Mais umas centenas de € para a oficina fazer a instalação, transporte e tal, 9-10k€.

Não sei, acho um valor muito alto para ainda assim ficar com um chaço (pegando no exemplo que ele deu, um Fiat 500 por velho por 2000€) de 100km de autonomia.

É um princípio, pode ser que melhore com mais empresas a abraçar o conceito e caso os preços das baterias continuem a cair.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 16:20

Não sei. Tens Leaf´s de 24kWh de 2011 a venda em segunda mão por 7000€, tens um chaço de 2011 (clio, 500, etc) para fazer casa trabalho a combustão. Achas que não vale a pena o investimento no kit?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por BrunoAlves » 19 mai 2022, 16:35

Pois, não sei. Estou dividido. Um desses Leaf tem por exemplo CR que pode desenrascar uma necessidade pontual. Estes certamente não terão.
Vejo vantagens sim, mas não sei se com esses preços a coisa "alavanca". Espero que sim e que os apoios possam ajudar.

Nas conversões sempre estive assim. Até agora sempre vi isto como um negócio de nicho para alguns clássicos ou para modelos pontuais porque os preços sempre foram elevadíssimos (e não tem como não ser).
Neste caso o preço é melhor, mas... Pelo "mesmo" valor não será melhor ter um VE puro? Não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2022, 12:08

BrunoAlves Escreveu:
19 mai 2022, 16:13
Eu confesso que ainda estou muito dividido nisto das conversões.

Sobre esse kit, o preço é bom. Uma bateria "de mercado" para armazenamento estático de 15kWh custa mais de 8k€ por isso o preço da bateria com drivetrain e o restante kit parece-me muito bom preço. Mais umas centenas de € para a oficina fazer a instalação, transporte e tal, 9-10k€.

Não sei, acho um valor muito alto para ainda assim ficar com um chaço (pegando no exemplo que ele deu, um Fiat 500 por velho por 2000€) de 100km de autonomia.

É um princípio, pode ser que melhore com mais empresas a abraçar o conceito e caso os preços das baterias continuem a cair.
Na conjuntura actual encontra-se isto: https://www.olx.pt/d/anuncio/nissan-lea ... derIndex=0

7500€ por um carro limitadíssimo. Mais depressa gastava os 7500€ num Fiat 500 com este KIT.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por Giugiaro » 28 mai 2022, 09:16

Estivesse a situação da homologação das conversões para VE resolvidas em Portugal eu teria ponderado seriamente converter o meu FIAT Panda para elétrico.

Já me faz saudades as aventuras que tinha com aquele carro. Tivesse saído mais cedo o Dacia Spring e teria sido essa a minha compra no lugar do Zoe.

Mas pronto, temos o que podemos ter, e não faltará muitos clássicos e vintage que tenham uma nova vida como EV restomods.
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por Nonnus » 30 mai 2022, 09:55

Este ano no ENVE vai ser esse o tema de conversa. A Evolution anda a anos a tentar legalizar um carro que tem convertido. Pode ser que haja novidades.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Uma ideia vencedora

Mensagem por Shiseido » 30 mai 2022, 15:34


Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”