Página 1 de 1

Carregador de bordo AC até 11KW

Enviado: 11 mar 2022, 11:43
por curious
Bom dia,

Acabei de adquirir a minha primeira viatura 100% elétrica, no caso um Audi Q4 Sportback, e tenho uma dúvida que gostaria que alguém me esclarecesse.

A dúvida é o significado de "Carregador de bordo AC até 11KW". É que o carro não trazia nenhum carregador com ele, mas vejo na lista de equipamento de série a menção a esse carregador. Acontece que ele só trazia um cabo normal para ligar nos carregadores públicos ou domésticos, mas não trazia nada para carregar.

Ou seja, este carro foi-me vendido sem ter uma forma de o carregar em casa, incluído no equipamento.

Será que me podem ajudar?

Re: Carregador de bordo AC até 11KW

Enviado: 11 mar 2022, 17:25
por Shiseido
Ja colocaste a questao a quem de direito, ou seja, ao vendedor da Audi?
Qual a resposta...?

Re: Carregador de bordo AC até 11KW

Enviado: 11 mar 2022, 17:50
por mafgod
Ao contrário do que se pensa e chama-se, o cabo para carregar em casa não é nenhum carregador.
O carregador, o dispositivo para converter a corrente alterna da tomada em corrente contínua para a bateria está dentro do carro.
É o "carregador de bordo".
Portanto, no seu caso, o carregado do carro, que está dentro dele, permite carregar trifásicamente até 11kW, nos postos que suportam e se usar um cabo trifásico.
Os dois cabos que tem, um deles, o direito com ambas as fichas tipo 2, é para os postos normais de rua e deverá ser trifásico para aproveitar o máximo que o carro permite.
O outro, com uma ficha normal (shucko) e uma ficha tipo2 com uma pequena caixa próximo à ficha de casa, é o EVSE, o "carregador" de casa, doméstico, portátil... enfim, é um cabo que permite carregar em casa.

No seu caso dá a entender que tem apenas o de rua.
Não há nenhum cabo que dê para ambas as situações (por acaso até já vi mas era DYI), tanto para mais que as fichas, tirando a que liga ao carro, são diferentes.

Se pretender um cabo para carregar em casa, mande mensagem privada :-)

Re: Carregador de bordo AC até 11KW

Enviado: 11 mar 2022, 20:38
por curious
mafgod Escreveu:
11 mar 2022, 17:50
Ao contrário do que se pensa e chama-se, o cabo para carregar em casa não é nenhum carregador.
O carregador, o dispositivo para converter a corrente alterna da tomada em corrente contínua para a bateria está dentro do carro.
É o "carregador de bordo".
Portanto, no seu caso, o carregado do carro, que está dentro dele, permite carregar trifásicamente até 11kW, nos postos que suportam e se usar um cabo trifásico.
Os dois cabos que tem, um deles, o direito com ambas as fichas tipo 2, é para os postos normais de rua e deverá ser trifásico para aproveitar o máximo que o carro permite.
O outro, com uma ficha normal (shucko) e uma ficha tipo2 com uma pequena caixa próximo à ficha de casa, é o EVSE, o "carregador" de casa, doméstico, portátil... enfim, é um cabo que permite carregar em casa.

No seu caso dá a entender que tem apenas o de rua.
Não há nenhum cabo que dê para ambas as situações (por acaso até já vi mas era DYI), tanto para mais que as fichas, tirando a que liga ao carro, são diferentes.

Se pretender um cabo para carregar em casa, mande mensagem privada :-)
Excelente explicação! Foi para isto que me inscrevi no fórum! :)
É isso mesmo que explica, no meu caso, a Audi só entregou o cabo para carregar em postos públicos e não deu esse cabo doméstico. Eu de facto tinha ideia que era assim e entretanto já instalei uma wallbox. Mas entretanto andei a ver a lista de equipamento e encontrei esta referência ao carregador e fiquei intrigado, daí fazer a pergunta.

Já agora aproveito para dizer mais um ponto negativo da Audi que é a aplicação do carro não dar para controlar a potência a que o carro carrega, isso tem de ser controlado sempre no carregador, no caso na wallbox. Também não permite fazer o agendamento da hora de início ou fim do carregamento.

Re: Carregador de bordo AC até 11KW

Enviado: 11 mar 2022, 23:22
por Nerusonu
curious Escreveu:
11 mar 2022, 20:38
mafgod Escreveu:
11 mar 2022, 17:50
Ao contrário do que se pensa e chama-se, o cabo para carregar em casa não é nenhum carregador.
O carregador, o dispositivo para converter a corrente alterna da tomada em corrente contínua para a bateria está dentro do carro.
É o "carregador de bordo".
Portanto, no seu caso, o carregado do carro, que está dentro dele, permite carregar trifásicamente até 11kW, nos postos que suportam e se usar um cabo trifásico.
Os dois cabos que tem, um deles, o direito com ambas as fichas tipo 2, é para os postos normais de rua e deverá ser trifásico para aproveitar o máximo que o carro permite.
O outro, com uma ficha normal (shucko) e uma ficha tipo2 com uma pequena caixa próximo à ficha de casa, é o EVSE, o "carregador" de casa, doméstico, portátil... enfim, é um cabo que permite carregar em casa.

No seu caso dá a entender que tem apenas o de rua.
Não há nenhum cabo que dê para ambas as situações (por acaso até já vi mas era DYI), tanto para mais que as fichas, tirando a que liga ao carro, são diferentes.

Se pretender um cabo para carregar em casa, mande mensagem privada :-)
Excelente explicação! Foi para isto que me inscrevi no fórum! :)
É isso mesmo que explica, no meu caso, a Audi só entregou o cabo para carregar em postos públicos e não deu esse cabo doméstico. Eu de facto tinha ideia que era assim e entretanto já instalei uma wallbox. Mas entretanto andei a ver a lista de equipamento e encontrei esta referência ao carregador e fiquei intrigado, daí fazer a pergunta.

Já agora aproveito para dizer mais um ponto negativo da Audi que é a aplicação do carro não dar para controlar a potência a que o carro carrega, isso tem de ser controlado sempre no carregador, no caso na wallbox. Também não permite fazer o agendamento da hora de início ou fim do carregamento.
Isto talvez fizesse sentido criar um Diário de Bordo... Sei que o Q4 partilha a base com os restantes irmãos MEB mas parte do hardware relativo ao interface do utilizador é específico e partilhado com o E-TRON "fat"(o grande), mas no meu carro(ID3) consigo pela app reduzir a potência(para metade do que estiver a entrar na altura) e também no infotainment do carro... O agendamento é que está complicado a VW acertar com isso, mas está na APP e no carro também, mas ele não respeita isso(supostamente irá ser resolvido no próximo OTA)... Como não uso a função a mim não me afecta, mas é muito chato