Aquisição de eléctrico

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ruiki
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Aquisição de eléctrico

Mensagem por ruiki » 03 mar 2022, 11:07

Bom dia. Sou utilizador diário de um veículo a combustão, sendo que a escadalada do preço dos combustíveis e os problemas associados a filtros de partículas e afins me tem feito equacionar a aquisição de um VE.
No entanto, as dúvidas são muitas e os receios alguns.
O meu perfil de utilização é de 24000 kms/ano. O meu dia-a-dia são 60/90 kms, essencialmente em estrada nacional, a uma velocidade comedida. Não sou muito de acelerar, conseguindo andar com o meu veículo a diesel com médias a rondar os 4l/100km.
Uma vez por outra, faço uma viagem Coimbra-Porto (tendo um outro veículo a combustão que poderia utilizar em vez de ir de VE). Anualmente, faço uma viagem ao Sul de Espanha e Algarve, sendo que para esta viagem não poderia utilizar o veículo a combustão, por falta de espaço para levar a bagagem. Bem sei que não comprar um VE por causa de uma viagem anual é uma parvoíce, mas tenho que arranjar uma forma de fazer a viagem.
A ideia seria carregar o VE na garagem, em tomada normal, tendo a possibilidade de iniciar a carga pelas 18h e só tendo que voltar a utilizar o carro às 8h do dia seguinte.
Outro factor que contribui para a indecisão é o facto de ter que pedir um crédito a 120 meses, receando o estado das baterias ao longo desse período de tempo e se ainda será possível responder às minhas necessidades diárias.
Por fim, a ideia passaria sempre por comprar usado, dado que o orçamento é limitado aos 22 000€.

Se puderem partilhar as vossas opiniões, agradecia.

um abraço

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rnlcarlov
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por rnlcarlov » 03 mar 2022, 15:41

Para o que descreve e orçamento, Ioniq 28kWh sem dúvida. Dentro do orçamento que dispõe, é o melhor carro para fazer viagens longas. Já tenho aqui relatadas várias viagens a atravessar Espanha, para a Andaluzia, Múrcia e Catalunha.
As baterias deste carro têm demonstrado ser muito robustas, com pouca degradação mesmo para carros com muitos milhares de kms.

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pemifer
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por pemifer » 03 mar 2022, 16:40

Subscrevo o que diz o rnlcarlov, parece um excelente candidato à aquisição de um Hyundai Ioniq 28.

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BrunoAlves
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por BrunoAlves » 03 mar 2022, 16:40

x1000 :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por zeuz » 03 mar 2022, 16:45

Bem-vindo @ruiki !

Suponho que o carro usado para as viagens anuais seja o que queres trocar, certo? Supondo que o outro carro seja o mais pequeno da casa, não pode ser ao contrário?

O plafond, 22.000€, serve para comprar :
  • Nissan LEAF 24kWh/30kWh/40kWh
  • BMW i3 60Ah/94Ah (REx)
  • Hyundai Ioniq 28kWh
  • KIA e-Soul 27kWh/30kWh
  • Renault ZOE 22kWh/40kWh (Q210/R240/R90/Q90)
  • Volkswagen e-Golf 24,2kWh/35,8kWh
  • outros com baterias mais pequenas ou menos conhecidos
Todos eles fazem os < 100km diários e até mesmo as viagens longas, mas com (muitas) concessões, dependendo do modelo.

Os LEAF 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas a velocidade de carregamento em PCR é péssima e só piora com o calor e cargas sucessivas. Ou seja, além de encarecer o custo de carregamento em PCR, ainda prejudica os tempos de espera.

https://ev-database.org/car/1106/Nissan-Leaf

Os Renault ZOE 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas se te preocupa o espaço de bagagem...

https://ev-database.org/car/1077/Renault-Zoe-R90

Os BMW i3 94Ah fazem perto de 200km, têm bateria refrigerada, carregam a boa velocidade nos PCR e estão a provar ser fiáveis. Para os mais "assustados" há a opção REx (gerador a gasolina). A bagageira é mais pequena que no ZOE...

https://ev-database.org/car/1068/BMW-i3-94-Ah


Por fim os Ioniq 28kWh ... há relatos de fazerem mais de 150km, que facilmente chegam aos 200km de autonomia por carga. Carregam a boa velocidade em PCR, sem que isso mude com o calor ou cargas sucessivas. A fiabilidade está a provar-se ser alta.

https://ev-database.org/car/1057/Hyundai-IONIQ-Electric




P.S.:
Pessoalmente só faria um crédito de 120 meses para um Tesla... qualquer outro carro, mesmo que seja um BEV, não faria! Se estivesse na tua situação, trocava o carro mais pequeno da casa por um BEV "barato", para poder poupar nas deslocações diárias, tentando um crédito o mais pequeno possível.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

ruiki
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por ruiki » 03 mar 2022, 17:03

Desde já agradeço todas as respostas.

Respondendo às questões colocadas pelo zeuz, para trocar por um eléctrico com pouco uso, e atenta a retoma que me dão por um e outro carros, teria sempre que entregar o carro maior.
Dando à retoma o carro mais pequeno, teria sempre que ir para um eléctrico com mais uso e aí entro em terrenos que me assustam. Já vi Leaf's de 2013 ou 2014 a preços que poderia suportar. Mas farão os kms diários de que necessito? Efetivamente, o carro mais pequeno até precisa bem mais de ser trocado...Mas é como digo: a autonomia e o estado das baterias assustam-me.

cfvp
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por cfvp » 03 mar 2022, 22:46

Pois esses Leafs de 2013 e 2014 é preciso ter alguma atenção, pois já são modelos muito antigos e a qualidade das baterias não é tão boa. No entanto nos mais modernos já não há grande razão para preocupação.

Se trocasse o pequeno, qual seria o orçamento?
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por ruiki » 04 mar 2022, 06:48

8000/9000€, no máximo

cfvp
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por cfvp » 04 mar 2022, 16:45

Ok, por esse valor encontrei o Zoe (sem aluguer de baterias), Peugeot iOn e o Leaf. Só que o Leaf como é maior é capaz de não fazer sentido. O Peugeot iOn fica um bocado em conta com a autonomia. Portanto resta o Zoe, que mesmo com alguma degradação faz os 100kms com uma carga, com alguma facilidade.
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rimsilva
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Re: Aquisição de eléctrico

Mensagem por rimsilva » 04 mar 2022, 19:07

ruiki Escreveu:
04 mar 2022, 06:48
8000/9000€, no máximo
Esses 8.000/9.000€ são mais concretamento o quê? Depois de vender o carro a combustão fica com esse valor para gastar sem recorrer ao crédito?

A questão é a seguinte, com um VE na ordem dos 15.000€ (ou até menos), já consegue fazer perfeitamente esses 60/90km/dia e os tais 24.000km/ano ( se carregar só em casa e com uma tarifa bi-hórário, com um custo a rondar os 0,10€/kWh), por cada 20.000km percorridos consegue facilmente uma poupança de 1.500€/ano em relação ao carro a combustão, portanto se tiver os 9.000€ e poder pedir +5.000€/6.000€ de financiamento, será uma questão de ver em quanto tempo passa a ganhar com a troca.

Este VE também poderá fazer as viagens Porto-Coimbra, sem grandes problemas, ficando só "limitado" pela ida ao Algrave e Espanha.

Em relação à questão de abdicar do carro principal, tudo depende também do seu valor na retoma, no entanto, num cenário de abdicar deste carro e não querer fazer a viangem mais longa de VE, há quem opte pela solução do aluguer de um carro a combustão para estar situações pontuais.

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