Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 04 nov 2021, 19:00

Mais uma vez, isso só acontece porque há a separação e porque o preço final não está lá afixado.

Toda a gente sabe que o combustível tem o custo do "produto", mais a margem do comercializador, mais impostos com fartura. Ninguém quer saber quais são as parcelas. E isto é verdade para tudo o que se consome. Reparem que agora na ME até o preço da energia vem separado da TAR! O que não acontecia antes.

Se não houvesse modelo, se não houvesse CEME, se a legislação o permitisse, se o preço por unidade de energia estivesse afixado no posto e tivéssemos por exemplo um operador com os preços de uma Easycharger ou Iberdrola, NINGUÉM ia querer esmiuçar as parcelas.
Ah e tal cartão único... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 05 nov 2021, 00:27

BrunoAlves Escreveu:
04 nov 2021, 16:42
E outra
https://www.escapelivre.com/2021/11/com ... anto-fica/
(situação diferente das reportadas até agora).

Não há detalhes sobre que postos usou nem quanto tempo lá esteve.
Mais uma vez, factura a fazer bater os dentes. Preço final afixado no posto resolvia isto? Sim resolvia.
Vi agora que essa notícia foi "replicada" pelo pplware: https://pplware.sapo.pt/motores/carrega ... anto-fica/
Achei a notícia um bocado confusa. Conseguiram complicar as contas do modelo, não sei como. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 05 nov 2021, 00:46

Tupperware não conta para nada, lamento. Não quero e não vou ver ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por FullElectric » 05 nov 2021, 02:42

cfvp Escreveu:
04 nov 2021, 14:00
FullElectric Escreveu:
04 nov 2021, 03:27
Ontem fiz uma viagem profissional de pouco mais de 200km seguidos com o meu VE.
Esta deslocação não teve nada de especial e foi igual a outras milhentas que faço habitualmente. Só venho aqui retratá-la porque a comparei em termos de distância à efetuada pelo diretor da Turbo.
E então é assim
Apesar de não ter ido de Porsche, fiz a viagem mais rápido (demorei menos tempo) que o diretor da Turbo, e em energia gastei menos de 5€ já com iva (menos de um décimo do que ele gastou).
Onde e quanto carregaste? Qual foi o carro?
O carro saiu carregado de casa, carregou enquanto eu dormia; Hyundai Kauai 64
Uma das maravilhas da ME é que o carro vai sozinho à bomba durante a noite, de manhã está com o nível de carga que lhe dissemos que queríamos :D e para um itinerário como esse do sr da Turbo não é necessário parar para recarregar

Nota: O taycan que ele usou tem uma autonomia semelhante ao Kauai

Edit
E gastei cerca de 5€ porque tive que sair de manhã, o carro carregou de noite
Caso tivesse que sair só à tarde o custo teria sido 0,0€ pois funcionava a maravilha das maravilhas da ME, o carro tinha carregado do sol na empresa

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por pemifer » 15 nov 2021, 11:30

Eu fiz a minha parte.
https://www.facebook.com/permalink.php? ... 0954387907
Engraçado que não vi posts daqueles que me chamam egoista... ou de alguem com mais responsabilidades na mobilidade elétrica, por exemplo, uma associação ou assim...

A fatura é de 57,24€ mas pode ver-se bem no video que tem outros carregamentos.
O carregamento em causa é de 52,75€.
O CEME, apesar de não ter sido dos mais baratos, acaba por pesar pouco na fatura que contem 31,13€ de OPC!
Os 31,13€ de OPC estão corretos para os 49,43kWh carregados no PCUR de Leiria.



https://www.turbo.pt/post-facebook-carr ... arrapidos/

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2021, 11:58

pemifer Escreveu:
15 nov 2021, 11:30
Eu fiz a minha parte.
https://www.facebook.com/permalink.php? ... 0954387907
Engraçado que não vi posts daqueles que me chamam egoista... ou de alguem com mais responsabilidades na mobilidade elétrica, por exemplo, uma associação ou assim...
Como tu fizeste a tua parte muitos outros também a fizeram. Consegues ver a "internet" toda?

Estas a deduzir que foste o único a esclarecer...

Da mesma maneira que eu e muitos não tiveram conhecimento desse teu posts, tu não tiveste conhecimento dos inúmeros posts feitos por outras pessoas a dizer o mesmo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por pemifer » 15 nov 2021, 12:14

Nonnus Escreveu:
15 nov 2021, 11:58
pemifer Escreveu:
15 nov 2021, 11:30
Eu fiz a minha parte.
https://www.facebook.com/permalink.php? ... 0954387907
Engraçado que não vi posts daqueles que me chamam egoista... ou de alguem com mais responsabilidades na mobilidade elétrica, por exemplo, uma associação ou assim...
Como tu fizeste a tua parte muitos outros também a fizeram. Consegues ver a "internet" toda?

Estas a deduzir que foste o único a esclarecer...

Da mesma maneira que eu e muitos não tiveram conhecimento desse teu posts, tu não tiveste conhecimento dos inúmeros posts feitos por outras pessoas a dizer o mesmo.
Como temos grupos de Facebook em comum, deduzo que não tenhas feito nada porque eu me antecipei!
Se não tiveste conhecimento do meu post é porque me tens bloqueado, com certeza!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2021, 12:49

pemifer Escreveu:
15 nov 2021, 12:14
Como temos grupos de Facebook em comum, deduzo que não tenhas feito nada porque eu me antecipei!
Se não tiveste conhecimento do meu post é porque me tens bloqueado, com certeza!
Duas deduções erradas. Não tinha o porquê de te bloquear.

Os grupos onde os vários posts sobre o Sr. da Turbo surgiram vai muito além do grupos dedicados a VE´s. Na minha opinião é nesses grupos é que é mais relevante esclarecer as pessoas. Nos grupos de VE´s de uma forma geral as pessoas sabem mais ou menos como as coisas funcionam.

Não tenho que estar aqui a dizer o que fiz, ou deixei de fazer. Por acaso tu não viste, mas houve pessoas que frequentam este fórum que viram. Por isso é que te perguntei se consegues ver a internet toda.
BrunoAlves Escreveu:
26 out 2021, 23:47
E infelizmente já me apareceu nas sugestões esse grupo e os comentários do Nonnus porque, obviamente, um dos meus amigos do FB partilhou a dita publicação :doh:
E isto foi a 26 de outubro, não a 7 de novembro.

Não faças esse tipo de analises, porque tu não consegues perceber tudo o que se passa um pouco por todo o lado. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rjspedition » 16 nov 2021, 23:01

BrunoAlves Escreveu:
27 out 2021, 14:01
Certo? Como é que fazes isto com o modelo, múltiplos comercializadores e, para a facada final, com preços por hora, tens alguma sugestão?

Preço por hora é tão 2021...

.. ainda vão chegar os preços a 15 minutos aos carregamentos.
Tarifas bi-horárias? A opção de planear o uso dos eletrodomésticos para a noite ou para o fim-de-semana, aproveitando os preços mais baixos desses períodos, parecerá, provavelmente, algo arcaica, pelo menos à luz do sistema elétrico que está a ser desenhado, e que obrigará os maiores fornecedores de energia em Portugal a disponibilizar opções de contratação de tarifários com preços dinâmicos, variáveis a cada... 15 minutos.
https://expresso.pt/economia/2021-11-16 ... o-1c14c6f8

:lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2021, 11:45

Isso no texto é muito bonito, mas depois quero ver como é que se desenrola na prática conheçendo como a e-redes trabalha. Atualmente, mesmo com os contadores inteligentes, eles comunicam aos comercializadores 1x por mês as leituras, no recomeço dos ciclos de faturação. E muitas vezes sai m**** e não enviam nada. Agora estou a imaginar todos os dias de 15 em 15 minutos...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”