Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

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frankesousa
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por frankesousa » 16 dez 2021, 10:38

CMac Escreveu:
15 dez 2021, 22:06
Bem hoje foi a minha primeira inspeção, lá esteve o inspecionador a perguntar-me pelo carregador do automóvel.
Perguntei-lhe porque motivo pediam o carregador e esteve a verificar a passagem de condução á terra, como estou dentro do assunto e mencionei isso mesmo, fiz questão de deixar uma observação: "É normal verificaram isso nos veículos elétricos?
Porque para mim não faz muito sentido, o carro tem uma bateria de fábrica que carrega com energia, estando cheia é a mesma coisa que um automóvel com combustível. Ninguém vai verificar em que posto, marca, tipo de mangueira é usada para colocar combustível no automóvel, não concorda comigo? Mesmo um carro a gáz é a mesma coisa. Agora achava bem é que vocês tivessem um posto de carregamento para testar os veículos elétricos e saber como estão a receber carga, bem como verificar o fluxo de energia de carga rápida, Isso sim era trabalho."
Disse-me apenas que eram ordens que tinham para fazer assim.

Ok, fica mais uma dica, levem o carregador do carro.

Abraço Mac
O que diz "as regras" é que na inspeção devem inspecionar se o veículo elétrico não anda (ou seja, não deixa andar) se a ficha de carregamento estiver encaixada.

Pois na verdade eles pedem o cabo não para ver o cabo mas porque deviam testar estas função (calculo que obrigatória se não era parvo testar).

Num mundo racional, tal como eles lá têm sensores e ferramentas para medir e verificar coisas diversas, deviam ter um carregador (bastava um type 1 e um type 2) e encaixar em cada carro para testar a tal função.

Como vivemos num mundo em que muitas pessoas andam a fazer aquilo que não sabem, pendem para ver o cabo :mrgreen:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Brunus
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Brunus » 17 dez 2021, 16:58

frankesousa Escreveu:
16 dez 2021, 10:38

O que diz "as regras" é que na inspeção devem inspecionar se o veículo elétrico não anda (ou seja, não deixa andar) se a ficha de carregamento estiver encaixada.
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)

Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
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frankesousa
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por frankesousa » 17 dez 2021, 18:23

Brunus Escreveu:
17 dez 2021, 16:58
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)

Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
Claro que chumba (admitindo que há mesmo uma lei a obrigar a isso, que não tenho a certeza).

A culpa é sempre do dono do carro. Depois se por ventura é um erro de fabrico tipo não trazer essa função de fábrica (muitíssimo pouco provável) podes ir reclamar com o fabricante, se é uma avaria (tipo o sensor da ficha avariado ou assim) então tens de o compor como qualquer outra coisa num carro.

Nota: estou a usar a "tua" pessoa só para fins académicos, não para me referir a "ti" :)
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por zeuz » 17 dez 2021, 18:50

frankesousa Escreveu:
17 dez 2021, 18:23
Brunus Escreveu:
17 dez 2021, 16:58
E o que acontece se o carro andar com a ficha encaixada na porta de carregamento ? Chumba? (Já ouvi uns zuns-zuns sobre um e-up arrancar com um cabo CCS ainda preso.)

Que responsabilidade tem o proprietário nessa questão, que é efetivamente uma falha do fabricante?
Claro que chumba (admitindo que há mesmo uma lei a obrigar a isso, que não tenho a certeza).

A culpa é sempre do dono do carro. Depois se por ventura é um erro de fabrico tipo não trazer essa função de fábrica (muitíssimo pouco provável) podes ir reclamar com o fabricante, se é uma avaria (tipo o sensor da ficha avariado ou assim) então tens de o compor como qualquer outra coisa num carro.

Nota: estou a usar a "tua" pessoa só para fins académicos, não para me referir a "ti" :)
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.

Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.

Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ? :roll:
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 18 dez 2021, 00:46

zeuz Escreveu:
17 dez 2021, 18:50
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.

Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.

Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ? :roll:
Aconteceu algo parecido com os proprietários do Renault Megane Comercial produzido entre 1996 e 1999. A certa altura vou a inspecção e o carro chumba porque o peso bruto do veiculo estava errado (estes carros podiam carregar uns impressionantes 650kg de carga, mais que certas carrinhas de 3500kg). Tive de pedir um documento a Renault Portugal e fazer o pedido de um novo livrete.

Na altura a Renault disse-me que quando foi detectado o problema enviou uma carta a todos o proprietários, mas como eu era o segundo dono não fui informado. Quem pagou a conta fui eu.
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por zeuz » 18 dez 2021, 03:09

Nonnus Escreveu:
18 dez 2021, 00:46
zeuz Escreveu:
17 dez 2021, 18:50
Em 1997 os meus pais compraram um VW Polo 1.0i . No ano anterior o motor tinha mudado, por isso o que compraram já trazia o novo motor, totalmente em alumínio, o que alterava os pesos homologados por eixo. A SIVA não chegou a homologar os novos pesos por eixo, por isso o livrete trazia averbado os pesos inicialmente homologados.

Muitos anos mais tarde as IPO começaram a reparar nesse pormenor... foi preciso pedir uma declaração ao importador, descobrir quem tinha herdado a responsabilidade da empresa de crédito, para pedir a declaração para remover a reserva de propriedade, e pedir um novo DUA.

Acham que a SIVA tratou ou comparticipou para a resolução deste problema ? :roll:
Aconteceu algo parecido com os proprietários do Renault Megane Comercial produzido entre 1996 e 1999. A certa altura vou a inspecção e o carro chumba porque o peso bruto do veiculo estava errado (estes carros podiam carregar uns impressionantes 650kg de carga, mais que certas carrinhas de 3500kg). Tive de pedir um documento a Renault Portugal e fazer o pedido de um novo livrete.

Na altura a Renault disse-me que quando foi detectado o problema enviou uma carta a todos o proprietários, mas como eu era o segundo dono não fui informado. Quem pagou a conta fui eu.
Neste caso os meus pais foram, desde o início, os único proprietários.
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mikexilva » 20 dez 2021, 02:47

Mas eu carrego sempre o meu com o painel solar do spoiler!! :P

Agora fora de brincadeiras, na ultima inspecção (Setembro 2021) disseram que as luzes de nevoeiro da frente estavam demasiado baixas... que estranhei por nunca terem referido tal coisa e o carro tb nunca teve acidentes, mas o Sr tb me disse que era uma coisa que não era verificada antes e passou a ser, ou seja, se estas luzes estiverem demasiado para baixo passa a ter uma nota e na próxima inspecção tem de estar resolvido.. o Sr diz que se for a uma oficina que afinam..

Já alguém teve este problema com o LEAF de 2011?

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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 20 dez 2021, 10:08

mikexilva Escreveu:
20 dez 2021, 02:47
Mas eu carrego sempre o meu com o painel solar do spoiler!! :P
Olha... com o (des)conhecimento que os inspectores tem dos VE´s essa desculpa deve pegar, pelo menos nos próximos tempos.
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por cfvp » 14 fev 2023, 10:46

Hoje fui à inspeção e também me falaram do cabo, mas não chegaram a verificar nada porque o carro ainda é novo. Tentei esclarecer qual dos cabos é que era e pelos vistos é o doméstico. Só que depois perguntei "e quem não tem esse carregador, por ter uma wallbox?". Não me deram uma resposta.
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Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 15 fev 2023, 04:55

Se isso faz algum sentido!

Como sabemos existem pessoas que não carregam em casa só carregam na rua. Esses mostram qual? O que nunca usaram?

Da mesma maneira existem pessoas que não tem o cabo de rua. Esses mostram qual?

Eu no meu caso tenho de levar o EVSE inteligente? Ou levo os 3, mais as extensões, e os vários adaptadores que tenho?

leva-se uma coisa qualquer, mesmo que não se use, é só mesmo para mostrar e depois põe-se a carregar na via publica com um cabo escarnado. :doh:

A UVE devia tentar perceber junto das entidades competentes qual objectivo e mostrar que essa pratica de mostrar o cabo na inspecção é uma idiotice, porque podemos mostrar uma coisa que nunca usamos em estado novo.

Já estou mesmo a ver daqui algum tempo nas operações stop.

-Bom dia. O carro é electrico não é?

- É sim.

- Então mostre lá o colete, o triangulo, e o cabo de carregamento.

- Isso vai ser um problema, é que eu carrego sempre em casa numa wallbox.

- Pois então vou ter que lhe passar uma coima por falta de cabo de carregamento.
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