Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
AndreC
Mensagens: 8
Registado: 03 nov 2016, 19:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Contacto:

Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por AndreC » 17 nov 2016, 11:44

A partir de setembro de 2019, os automóveis elétricos e híbridos terão de, artificialmente, fazer barulho enquanto circulam a menos de 30 km/h. Medida visa garantir a segurança dos peões.

Os Estados Unidos da América, por motivos de segurança, vai ser obrigatório que os carros elétricos e híbridos façam barulho. As autoridades norte-americanas aprovaram legislação que vai obrigar as fabricantes a incorporarem mecanismos nos automóveis para que emitam ruído enquanto circulam a baixa velocidade.
De acordo com o site The Verge, os automóveis com mais de 4,5 toneladas terão de, artificialmente, produzir ruído até aos 30 quilómetros por hora. O objetivo é permitir que os peões se apercebam mais facilmente da presença do carro e esse limite é explicado com o facto de, a partir de uma certa velocidade, os pneus e o som do vento já “produzem um alerta suficientemente audível para os peões”.
“Todos dependemos dos nossos sentidos para nos alertarem de possíveis perigos”, disse Anthony Foxx, secretário norte-americano dos transportes. “Com mais, e mais silenciosos, automóveis híbridos e elétricos nas estradas, a capacidade de os peões ouvirem e verem os carros torna-se um fator importante para reduzir o risco de possíveis acidentes e melhorar a segurança”, acrescentou num comunicado citado pelo mesmo site.
No entanto, a lei protegerá, sobretudo, pessoas cegas, que dependem da audição para detetarem perigos. Responsáveis de várias instituições de defesa dos direitos dos invisuais já se mostraram satisfeitos com a nova regulação. As fabricantes de automóveis têm até 1 de setembro de 2019 para cumprirem a lei agora aprovada.
Mas não será fácil. A regulação não especifica o tipo de ruído que os automóveis terão de emitir, nem como terão de o fazer. As próprias marcas têm-se debatido contra o facto de os carros elétricos serem demasiado silenciosos, procurando formas de simular o ronco típico dos motores de combustão. Não por causa da segurança, mas porque o ruído do motor é um atributo largamente apreciado pelos amantes de automóveis.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2016, 11:48

Já ia para começar por mandar isto à fava, mas sendo apenas para os veículos pesados já não é assim tão mau.
De qualquer forma, para velocidades até 30km/h também não vejo grande risco de segurança. Se o condutor for distraído é que não repara num ceguinho a atravessar-se à frente.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por FullElectric » 17 nov 2016, 12:47

Não sei como vão fazer para precaver acidentes contra os peões simultaneamente invisuais e surdos!!
Será que vão obrigar os VEs a emitirem o cheiro que sai dos escaves dos CI ??? :whistle:
Os Velhos do Restelo ainda não se convenceram que a tecnologia dos VE está muito acima dos CI e querem que os VE seja CIs, enfim.
A condução autónoma vai solucionar tudo isto e com muitíssimas vantagens. A altura em que se comunicava por sinais de fumo já lá vai à muito tempo felizmente.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por mjr » 17 nov 2016, 12:52

Se for só para pesados menos mal. Para ligeiros acho ridículo. A primeira coisa que faço no Leaf é carregar no botão para desligar o som. Gostava de ver se há alguma base científica para esta decisão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Alx99 » 17 nov 2016, 13:27

Não vale a pena ser-se fundamentalista.

Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE devido a não fazer ruído, que se acuse.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por RNM » 17 nov 2016, 13:31

Alx99 Escreveu:Não vale a pena ser-se fundamentalista.

Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE, devido a não fazer ruído, que se acuse.
E quem está errado é o peão distraído ou o VE?

Quem está a pé no alcatrão tem que estar consciente do que está a fazer e dos perigos, com todos os sentidos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por mjr » 17 nov 2016, 13:39

Já surpreendi muitos, especialmente em parques, mas como condutor tenho a responsabilidade de estar atento. Isto é válido em qualquer veículo.

Já agora, qualquer norma sobre níveis de ruído mínimos deve ser genérica e não exclusiva de VEs. Há veículos a gasolina extremamente silenciosos a baixa velocidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Alx99 » 17 nov 2016, 13:51

RNM Escreveu:
Alx99 Escreveu:Não vale a pena ser-se fundamentalista.

Eu também não aprecio a ideia, mas, quem nunca surpreendeu um peão com um VE, devido a não fazer ruído, que se acuse.
E quem está errado é o peão distraído ou o VE?

Quem está a pé no alcatrão tem que estar consciente do que está a fazer e dos perigos, com todos os sentidos.
É sem dúvida o peão distraido, que é igualmente o elemento mais vulnerável.

Quanto à consciência que o peão deverá ter, isso é matéria que tem pano para mangas. Não se esqueça, por exemplo, que as crianças também são peões e todos nós já o fomos, presumo ;)

Eu aprecio sobremaneira o silencio dos VE's. Penso mesmo que é um factor de crucial importância para a qualidade de vida nas cidades. Mas não me parece de todo descabido tentar-se conciliar essa característica com a segurança dos demais utilizadores da via pública.

O ponto, na minha modesta opinião, não é sim ou não, será antes de que forma é possível conciliar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por Apr » 17 nov 2016, 15:31

Eu da minha garagem que ainda está a uns metros da estrada ouço o leaf a chegar pelo rolar dos pneus e pelo silvo caracteristico. Se baixarmos todos os decibeis só identifico vantagens e não desvantagens.

Ultimamente até tenho colocado uns fones com musica baixa para não saltar da bike de cada vez que alguém apita. Estão todos enfiados nas suas cameras anecoicas móveis e quem está na rua que se lixe..... E depois ainda acham que devem produzir ruido em barda pela segurança dos outros. Ou é porque os CI's não conseguem produzir menos ruido? Há qq coisa furada nessa argumentação. Pelo menos para mim.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

Mensagem por FullElectric » 17 nov 2016, 15:57

Meter os VE a imitar o ronco dos CI ou a fazer barulho é um autentico disparate. É uma birrice de quem pretende atacar os VEs em todas as frentes (são maus pk não têm autonomia, são perigosos pk não fazem barulho e vão atropelar todos os cegos, são maus pk se incendeiam na estrada, são maus pk a reciclagem das baterias vai ser um atentado ecológico, etc, etc). Mas a realidade é que são maus pk não precisam de ir à bomba e isso é que assusta muita gente.
Se estas pessoas estão tão preocupadas com o perigo que podem representar para os invisuais, seria mais lógico proibirem TODOS os veículos de emitir ruído. Se não houvesse o ruído produzido pelos CIs, passaríamos a ter um ambiente onde até ouviríamos os passarinhos e os mais pequenos sons como o rolamento silencioso dos VE.
Essa teoria de fazer barulho para se sobrepor a outro barulho, parece pouco ou nada inteligente, além de que para essa função de alertar peões distraídos os VE também têm buzina.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”