Entrevista RTP

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Entrevista RTP

Mensagem por mjr » 16 mai 2013, 14:34

Por indicação da Caetano Power do Porto, fui convidado pela RTP para uma entrevista acerca da utilização da rede Mobi.e.

Pelo que me deu a entender o tom da reportagem é de que existem 3 vezes mais postos de carga normal do que carros elétricos em Portugal, e que os postos estão sempre vazios (de elétricos). São questões relativamente fáceis de desmistificar...

Que temas acham que devo tentar abordar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Entrevista RTP

Mensagem por ruimegas » 16 mai 2013, 17:14

Penso que deves falar da questao do "ovo e da galinha". Quero com isto dizer que a nao existencia dos 50 PCR prometidos e´, quanto mim, a razao fundamental para a dificuldade de circulaçao por todo o Pais. Coloquem PCR em quantidade adequada, leia-se 80 a 90 kms uns dos outros e deixa de haver razao para nao se viajar por onde se queira tal como fez, salvo erro, a Eslovenia.

Outro ponto que acho importante e´ a nao penalizaçao por ocupaçao de espaços de postos de cargas por veiculos de combustao.

podes tambem dizer que nao existem postos de carga a mais mas sim que estao mal colocados uma vez que os utilizadores nem sequer puderam opinar sobre a sua localizaçao.

Para ja e´ tudo.

Sei que vais fazer boa figura...boa sorte.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entrevista RTP

Mensagem por mjr » 16 mai 2013, 17:21

Segundo me disse o jornalista, dos 50 PCRs só foi instalado um. É o PCR da Avenida da República em Gaia. Os restantes parece que estão num armazém a ganhar pó. Amanhã confirmo com ele os pormenores, mas fiquei chocado... :o
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Entrevista RTP

Mensagem por vgomes » 16 mai 2013, 18:17

Acho que podes concordar com ele sobre a pouca utilização, mas dando exemplos concretos que a mesma deriva de má localização:

Num Shoping center os lugares de deficientes são ao pé da porta. Eles seguiram esse exemplo e puseram aí os de electricos.
A meu ver podem pôr afastados da porta, assim não entram em disputa com os lugares CI.
No shopping de ALMADA o carregador não podia estar mais afastado da porta do shoping (escadas rolantes e elevadores), logo nunca o vi ocupado. Quando só quero ir ao shopping 10-15 mins ponho num lugar normal. Quando vou almoçar, cinema, passar 1h ou mais ponho no carregador e demoro 2 mins a chegar ao carro.

O mesmo se aplica nas cidades. Foram por nos locais mais concorridos para dar uma vantagem aos eléctricos, para cativar a ter um eléctrico. Até posso concordar com a abordagem mas num país em que se estaciona nas passadeiras, nos passeios, nos lugares de deficientes esta abordagem não se verificou a mais correcta.
Assim gastou-se o dinheiro e não carregamos na mesma.

Mas o essencial foi o que o Rui disse. O ovo e a galinha. Se a questão não é se devem ou não haver carros VE, visto que não temos petroleo etc e tal, a questão deve ser como investir o dinheiro como deve ser.
No nosso país tão pequeno e tão estreito os 50, os mesmo 25, postos PCR tinham feito um efeito melhor a catalisar o uso do eléctrico.
Os de carga lenta podem vir a conta gotas conforme o a adopção das massas aos VE.

para verem que temos postos a MENOS está aqui uma foto tirada no dia de regresso de Proença.
Eu tinha acabado de por a carga na A1 e apareceu um Leaf branco (não esteve no encontro) que teve que esperar que eu acabasse.

Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Entrevista RTP

Mensagem por Filipe » 16 mai 2013, 19:39

É claro que os convidaste a inscreverem-se aqui no nosso Forum :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Entrevista RTP

Mensagem por OCasal » 16 mai 2013, 19:48

Os PCR estão de facto arrumados prontos a instalar. Já há 2 anos me disseram isso na Efacec. Não sabia era que ainda os tinham! O de Gaia puseram quando andou um auto- carro em testes!

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Entrevista RTP

Mensagem por Filipe » 16 mai 2013, 20:17

mjr, temos de tomar medidas imediatas á cerca desses postos armazenados ( antes que sejam mandados para o ferro-velho, pois o cobre está a ser bem pago ). :twisted: :twisted:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Entrevista RTP

Mensagem por vgomes » 16 mai 2013, 21:19

Este Leaf branco é da MagnunCap, é o tal que tem uma barra a menos. Já tem 64K.
Ele qd era nova ainda ia de Lx a Aveiro, agora já nao arriscam.

Não foi ao encontro porque os colegas deles foram lá com o I-Miev.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entrevista RTP

Mensagem por mjr » 16 mai 2013, 22:43

De facto é algo que tenho constatado, o posicionamento dos carregadores deve ser em locais pouco concorridos para evitar os prevaricadores. Nunca vi CIs no posto do Norteshopping, já postos como por exemplo o do Cais de Gaia costuma estar sempre ocupado por CIs, e são 4 lugares.

Vou tentar explorar a situação dos PCRs, para tentar que ele dê ênfase na reportagem a essa situação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entrevista RTP

Mensagem por mjr » 17 mai 2013, 16:29

Já está.

Tenho um bocado de receio da perspetiva que a reportagem irá apresentar. Vi grande enfoque na questão de mais de 200 postos nunca terem sido utilizados (deu como exemplo um posto em Monsanto), dos custos que o projeto teve e das vendas reduzidas até ao momento.

Da minha parte irá mostrar como é o ritual diário de carregamento, de como se carrega num posto Mobi.e, as capacidades do carro... Ainda deu para chegar ao posto da EDP e ter de pedir a um condutor de um CI para retirar o carro, isto tudo sendo filmado.

Espero que não altere o sentido daquilo que disse com a montagem da reportagem.

Ainda tentei convencer o jornalista a falar com a Magnum Cap, que tem muito mais interesse nisto que a Efacec, mas ele parece só estar interessado nos postos do projeto piloto, todos Efacec.

Disse-me também que, off the record, da parte do Governo não há qualquer interesse em prosseguir com o projeto.

Sobre os PCR armazenados disse que uma das razões pelas quais ainda não foram montados é o facto de só funcionarem com alguns carros. :evil:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”