NISSAN COM NOVO MOTOR ELÉCTRICO QUE REDUZ A UTILIZAÇÃO DE TE
Enviado: 14 dez 2012, 23:42
NISSAN COM NOVO MOTOR ELÉCTRICO QUE REDUZ A UTILIZAÇÃO DE TERRAS RARAS EM 40%
"NISSAN APRESENTA NOVO MOTOR DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS QUE REDUZ A UTILIZAÇÃO DE TERRAS RARAS EM 40%
No âmbito do seu Programa Ecológico 2016, a Nissan comprometeu-se com a redução da utilização de terras raras em toda a sua gama de automóveis, com o objectivo de minimizar a destruição de recursos naturais
Um novo íman de motor eléctrico desenvolvido pela Nissan reduz a utilização de disprósio em 40%
O novo motor eléctrico será aplicado nos próximos e futuros veículos eléctricos da Nissan, incluindo o Nissan LEAF e os futuros híbridos (HEV)
A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou o desenvolvimento de um novo motor eléctrico que reduzirá a utilização de disprósio (Dy), uma terra rara, em 40 por cento quando comparado com os convencionais motores de VEs. O novo e mais amigo do ambiente motor alimenta já a versão actualizada do Nissan LEAF que acaba de ser colocada à venda no Japão.
Utilizando um íman com base em neodímio (NdFeB), os motores dos veículos eléctricos necessitam de dimensões compactas com um elevado desempenho. O disprósio é adicionado aos ímanes de neodímio para fortalecer a resistência ao calor. Em motores eléctricos convencionais, o disprósio é adicionado de forma uniforme ao núcleos de neodímio, mas o novo motor - desenvolvido num esforço conjunto com os fornecedores da Nissan - possui um inovador processo de difusão em contorno de grão. Em lugar da adição uniforme de disprósio aos ímanes, o novo processo distribui o disprósio em redor de cada núcleo de cristal, o que melhora a resistência ao calor do íman enquanto mantém elevados níveis de desempenho. O resultado deste processo representa uma redução de 40% na utilização de disprósio para níveis de resistência ao calor comparáveis aos de motores eléctricos anteriores.
O disprósio é um elemento extremamente raro e a sua ocorrência é geograficamente limitada. À medida que os veículos eléctricos e os aparelhos domésticos crescem, também crescerá a procura por disprósio. Com uma nova vaga de produtos de energias limpas a ocuparem casas por todo o mundo, as empresas começam agora a considerar uma utilização mais eficaz e reduções no consumo de elementos raros, tal como o disprósio.
A Nissan reconhece a importância da redução da sua procura por recursos escassos e este novo motor eléctrico é apenas o primeiro passo no processo de limitação da utilização de elementos de terras raras. A empresa planeia adoptar o processo de difusão em contorno de grão também nos seus motores híbridos, com o objectivo de alcançar finalmente a utilização nula de disprósio também noutros componentes.
Um dos objectivos prioritários do plano de acção ambiental de médio prazo "Programa Ecológico 2016 da Nissan" é o de minimizar a utilização de recursos naturais. A Nissan tem promovido de forma activa a diminuição da utilização de recursos escassos. Para além do disprósio, a Nissan tem vindo a reduzir e a optimizar a utilização de elementos de terras raras, tal como o cério (Ce) e o lantânio (La) utilizados nos conversores catalíticos dos gases de escape e em ferro fundido.
###
Sobre a Nissan
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, encontra-se sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 248.000 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos clientes mais de 4,8 milhões de veículos em 2011, gerando uma receita de 9,4 biliões de ienes (118,95 mil milhões de dólares americanos). Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan fornece uma gama abrangente de 64 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo os prestigiados prémios de Automóvel Japonês do Ano 2011-2012, Automóvel Internacional do Ano 2011 e Automóvel Mundial do Ano 2011."
Em: http://newsroom.nissan-europe.com/pt/pt ... iaid=99393
"NISSAN APRESENTA NOVO MOTOR DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS QUE REDUZ A UTILIZAÇÃO DE TERRAS RARAS EM 40%
No âmbito do seu Programa Ecológico 2016, a Nissan comprometeu-se com a redução da utilização de terras raras em toda a sua gama de automóveis, com o objectivo de minimizar a destruição de recursos naturais
Um novo íman de motor eléctrico desenvolvido pela Nissan reduz a utilização de disprósio em 40%
O novo motor eléctrico será aplicado nos próximos e futuros veículos eléctricos da Nissan, incluindo o Nissan LEAF e os futuros híbridos (HEV)
A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou o desenvolvimento de um novo motor eléctrico que reduzirá a utilização de disprósio (Dy), uma terra rara, em 40 por cento quando comparado com os convencionais motores de VEs. O novo e mais amigo do ambiente motor alimenta já a versão actualizada do Nissan LEAF que acaba de ser colocada à venda no Japão.
Utilizando um íman com base em neodímio (NdFeB), os motores dos veículos eléctricos necessitam de dimensões compactas com um elevado desempenho. O disprósio é adicionado aos ímanes de neodímio para fortalecer a resistência ao calor. Em motores eléctricos convencionais, o disprósio é adicionado de forma uniforme ao núcleos de neodímio, mas o novo motor - desenvolvido num esforço conjunto com os fornecedores da Nissan - possui um inovador processo de difusão em contorno de grão. Em lugar da adição uniforme de disprósio aos ímanes, o novo processo distribui o disprósio em redor de cada núcleo de cristal, o que melhora a resistência ao calor do íman enquanto mantém elevados níveis de desempenho. O resultado deste processo representa uma redução de 40% na utilização de disprósio para níveis de resistência ao calor comparáveis aos de motores eléctricos anteriores.
O disprósio é um elemento extremamente raro e a sua ocorrência é geograficamente limitada. À medida que os veículos eléctricos e os aparelhos domésticos crescem, também crescerá a procura por disprósio. Com uma nova vaga de produtos de energias limpas a ocuparem casas por todo o mundo, as empresas começam agora a considerar uma utilização mais eficaz e reduções no consumo de elementos raros, tal como o disprósio.
A Nissan reconhece a importância da redução da sua procura por recursos escassos e este novo motor eléctrico é apenas o primeiro passo no processo de limitação da utilização de elementos de terras raras. A empresa planeia adoptar o processo de difusão em contorno de grão também nos seus motores híbridos, com o objectivo de alcançar finalmente a utilização nula de disprósio também noutros componentes.
Um dos objectivos prioritários do plano de acção ambiental de médio prazo "Programa Ecológico 2016 da Nissan" é o de minimizar a utilização de recursos naturais. A Nissan tem promovido de forma activa a diminuição da utilização de recursos escassos. Para além do disprósio, a Nissan tem vindo a reduzir e a optimizar a utilização de elementos de terras raras, tal como o cério (Ce) e o lantânio (La) utilizados nos conversores catalíticos dos gases de escape e em ferro fundido.
###
Sobre a Nissan
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, encontra-se sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 248.000 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos clientes mais de 4,8 milhões de veículos em 2011, gerando uma receita de 9,4 biliões de ienes (118,95 mil milhões de dólares americanos). Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan fornece uma gama abrangente de 64 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo os prestigiados prémios de Automóvel Japonês do Ano 2011-2012, Automóvel Internacional do Ano 2011 e Automóvel Mundial do Ano 2011."
Em: http://newsroom.nissan-europe.com/pt/pt ... iaid=99393