Boa tarde a todos,
Não tenho ainda um Leaf mas muitos de vós já têm o carro há mais de 1 ano e com milhares e milhares de kms em cima da máquina, gostava de saber se já perderam alguma(s) barra(s) da bateria? (penso serem 12 quando o carro está totalmente carregado mais uma que acende intermitentemente quando carregamos, correcto?).
Penso que é importante desmistificar a tão falada perda de autonomia das baterias que representa um forte argumento contra os EVs.

Perda de "barras" de bateria
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9937
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Perda de "barras" de bateria
Não conheço nenhum proprietário particular que tenha perdido uma barra de capacidade da bateria em Portugal. E já vi LEAFs com mais de 50000km. No entanto sei de um caso de um LEAF propriedade de uma empresa portuguesa que perto dos 60000km perdeu uma barra de capacidade.
No próximo ano, com alguns Leafs a chegarem aos 70-80000km durante o Verão é possível que comecem a aparecer os primeiros casos, especialmente aqueles sujeitos a temperaturas mais elevadas (ficar ao Sol durante o dia, interior do país, etc).
No próximo ano, com alguns Leafs a chegarem aos 70-80000km durante o Verão é possível que comecem a aparecer os primeiros casos, especialmente aqueles sujeitos a temperaturas mais elevadas (ficar ao Sol durante o dia, interior do país, etc).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3499
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Perda de "barras" de bateria
Enquanto a mobi-e for grátis sempre se pode deixar o ar condicionado ligado quando está a carregar ao sol, à bom mafioso Portuga... 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9937
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Perda de "barras" de bateria
Isso era interessante se o AC arrefecesse a bateria, mas apenas arrefece o habitaculo. Segundo algumas medições, acaba por aquecer ligeiramente a bateria pois o ar quente passa para o compartimento do bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt