Eu hoje vi

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Eu hoje vi

Mensagem por ExistingJellyfish » 18 abr 2019, 00:25

pemifer Escreveu:
17 abr 2019, 23:53
Imagem
migle Escreveu:
17 abr 2019, 23:54
Esse é que não vai abaixo!
Pois.. não vai abaixo mas tambem não se aprende nada :lol: , o futuro é condução autonoma que se lixe :whistle:

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Flyer » 18 abr 2019, 07:30

A capacidade de antever o futuro e as mudanças de paradigma, são muitas vezes a diferença entre uma empresa sobreviver ou falir. ;)
Durante décadas o mercado Canadiano foi dominado por carros automáticos, e as escolas existiam e davam instrução nesse tipo de veículo. Provavelmente, com o tempo, iremos assistir a uma aprendizagem cada vez mais baseada neste tipo de condução.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Nonnus » 18 abr 2019, 09:55

Flyer Escreveu:
18 abr 2019, 07:30
A capacidade de antever o futuro e as mudanças de paradigma, são muitas vezes a diferença entre uma empresa sobreviver ou falir. ;)
Durante décadas o mercado Canadiano foi dominado por carros automáticos, e as escolas existiam e davam instrução nesse tipo de veículo. Provavelmente, com o tempo, iremos assistir a uma aprendizagem cada vez mais baseada neste tipo de condução.
Isso é uma grande verdade mas... preocupa-me o facto de uma pessoa aprender a conduzir num carro automático e a certa altura da vida ter que agarrar num carro com mudanças manuais (aquele terceiro pedal e dois pés :roll: passamos todos por isto não foi?). No nosso país as mudanças automáticas foi uma coisa nunca pegou, embora cada vez mais apareçam carros automáticos, a verdade é que a maioria continuam a ser manuais. Todos já vimos certos videos de pessoas que abalam disparados contra outros carros, lojas, etc por não estarem habituados aos veículos, preocupa-me esse facto. Aprender num carro manual e passar para um automático é pacifico (embora o pé esquerdo de vez em quando vá a procura da embraiagem) o inverso já não.

A carta de condução diz que estas habilitado a conduzir não fazendo distinção se é automático ou manual, mas o que é certo é que temos de ter aulas praticas por algum motivo. É verdade que hoje em dia os carros tem montes de ajudas a condução (por ex: ponto embraiagem automático), mas ainda assim tem de haver uma aprendizagem de como funciona o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Eu hoje vi

Mensagem por kony76 » 18 abr 2019, 10:12

A questão é que quem sabe conduzir em mudanças manuais, conduz em caixa automático. O contrário não acontece.

Há países que, se tirares a carta em carro de caixa manual, ficas habilitado a conduzir todos. Se tirares num de caixa automática, não podes conduzir em caixa manual.
Última edição por kony76 em 18 abr 2019, 11:49, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 18 abr 2019, 11:43

Suíça por exemplo. O meu irmão está a tirar lá a carta assim, só automático. Cá não há essa opção se não estou enganado, não sei se se pode mesmo tirar a carta num carro sem mudanças. Se puder, é muito esquisito :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Eu hoje vi

Mensagem por cfvp » 18 abr 2019, 11:57

Eu acho que pelo menos devíamos ter a escolha entre automático ou não. Também podemos pensar de outra forma, para quê estar a forçar alguém a aprender a conduzir um carro de caixa manual, que é mais difícil, se depois essa pessoa irá conduzir sempre um carro de caixa automática?
Claro que podemos arranjar cenários hipotéticos de "e se um dia precisar?", mas para isso conseguimos arranjar vários cenários hipotéticos que vão além do facto de ser manual ou não. Por exemplo, e se um dia precisar de conduzir uma mota? Nunca aprendi...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Eu hoje vi

Mensagem por ExistingJellyfish » 18 abr 2019, 23:55

cfvp Escreveu:
18 abr 2019, 11:57
Eu acho que pelo menos devíamos ter a escolha entre automático ou não. Também podemos pensar de outra forma, para quê estar a forçar alguém a aprender a conduzir um carro de caixa manual, que é mais difícil, se depois essa pessoa irá conduzir sempre um carro de caixa automática?
Porque é uma aprendizagem completa. Se a pessoa só aprender em caixa automática vai ter um gap de conhecimento substancial.
No entanto conduzir com caixa manual é assim tão dificil? Pessoalmente acho que não deviamos tender para o facilitismo, é algo simples quanto baste, se alguem não consegue dominar isso para conseguir tirar a carta provavelmente tambem não vai ser pessoa que conduza em segurança
cfvp Escreveu:
18 abr 2019, 11:57
Claro que podemos arranjar cenários hipotéticos de "e se um dia precisar?", mas para isso conseguimos arranjar vários cenários hipotéticos que vão além do facto de ser manual ou não. Por exemplo, e se um dia precisar de conduzir uma mota? Nunca aprendi...
Mas também não tens carta para ela pois não :dance: ?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Eu hoje vi

Mensagem por cfvp » 19 abr 2019, 01:04

ExistingJellyfish Escreveu:
18 abr 2019, 23:55
Porque é uma aprendizagem completa. Se a pessoa só aprender em caixa automática vai ter um gap de conhecimento substancial.
No entanto conduzir com caixa manual é assim tão dificil? Pessoalmente acho que não deviamos tender para o facilitismo, é algo simples quanto baste, se alguem não consegue dominar isso para conseguir tirar a carta provavelmente tambem não vai ser pessoa que conduza em segurança
Para mim a tecnologia está cá para nos facilitar a vida, mas parece que quando chegamos aos automóveis temos que ficar presos a uma tecnologia arcaica. Já agora as escolas de condução deviam ter carros sem direcção assistida, câmaras e sensores? Aonde é que traçamos a linha?
A meu ver as escolas devem acompanhar a tecnologia, não faz sentido ensinar coisas que muito provavelmente as pessoas nunca precisarão, como conduzir um carro sem direcção assistida. Claro que hoje em dia ainda há muitos carros de caixa manual e as pessoas ainda podem precisar, mas em primeiro lugar eu acredito que isso vá mudar nos próximos anos e em segundo, de qualquer forma, acho que deviam ter sempre a escolha porque também não faz sentido estar a forçar alguém a aprender algo que não vai usar.
Quanto ao dominar, eu não acredito que alguém que tenha dificuldades em conduzir um carro de caixa manual seja necessariamente um mau condutor, aliás eu acho que adicionar mais complexidade só tira o foco dos condutores da estrada para se preocuparem com o carro.
ExistingJellyfish Escreveu:
18 abr 2019, 23:55
Mas também não tens carta para ela pois não :dance: ?
Aí é que está a ironia, de certa forma tenho. A carta B permite conduzir motociclos até 125cc. No entanto é irrelevante, para mim podem fazer uma subcategoria da B para os automáticos, acho que até era a B1, mas já não tenho a certeza. Portanto, esquecendo a história dos motociclos até 125cc, seria igual a ter categoria B e querer conduzir uma mota sem a categoria A.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoFonseca » 19 abr 2019, 16:39

E quem tirar a carta num e-tron, será que também só poderá conduzir carros com câmaras em vez de espelhos retrovisores?
:twisted:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Eu hoje vi

Mensagem por migle » 19 abr 2019, 17:00

Acho que é uma falsa questão. Sempre que mudamos de carro, temos de fazer uma pequena habituação. O importante em tirar a carta é aprender a conduzir no meio do trânsito.
Há pouco tempo fiquei uma semana com um carro manual, como pensam que foi o primeiro dia? No entanto, a minha carta não tem menções especiais...

EDIT: e se o condutor tirar a carta num carro com caixa manual mas sequencial (DCT)? Está mais habilitado a conduzir um carro com pedal de embraiagem do que um que tenha tirado num de caixa automática?

É uma falsa questão, e as leis são escritas sem base em evidências de efectivamente ser um problema importante.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”