Consumo carro VS carregamento
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Re: Consumo carro VS carregamento
Energia reportada pelo carregador-- 37kWh
Km percorridos-- 229
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 13 aos 80)
Temperatura exterior 12°
Temperatura máxima do pack 16°
Velocidade máxima de carga 70kW(DC)
Carregador(Alpitronic hypercharger 75)
Odometro 52865
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Re: Consumo carro VS carregamento
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Última edição por pbaptista em 25 fev 2024, 15:00, editado 2 vezes no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.
Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Como explicas esses desvios de SoC em cerca de 100kms? Ainda por cima fazendo sempre a mesma viagem sem grandes diferenças de consumo?pbaptista Escreveu: ↑25 fev 2024, 14:31Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.
Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Os calculos é a energia que meteste da ficha/carregador para fazer esses kms vs energia declarada, o valor de SoC é só a janela de trabalho, a questão é a mesma, o que origina esse desvio? Sendo pela energia como tu fazes ou sendo pelo SoC como eu faço?
Eu acho é que o SoC é o mesmo, e a diferença nesses carregamentos é a energia gasta em algo periferico, como a gestão termica da bateria, se for como tu dizes não encontro qualquer explicação para essa mudança tão brusca em tão pouco tempo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
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Re: Consumo carro VS carregamento
A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria.civic Escreveu: ↑25 fev 2024, 20:01Como explicas esses desvios de SoC em cerca de 100kms? Ainda por cima fazendo sempre a mesma viagem sem grandes diferenças de consumo?pbaptista Escreveu: ↑25 fev 2024, 14:31Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.
Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Os calculos é a energia que meteste da ficha/carregador para fazer esses kms vs energia declarada, o valor de SoC é só a janela de trabalho, a questão é a mesma, o que origina esse desvio? Sendo pela energia como tu fazes ou sendo pelo SoC como eu faço?
Eu acho é que o SoC é o mesmo, e a diferença nesses carregamentos é a energia gasta em algo periferico, como a gestão termica da bateria, se for como tu dizes não encontro qualquer explicação para essa mudança tão brusca em tão pouco tempo.
Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Se a tua formação base é nas ciências tecnologicas saberás que a energia não é medida neste caso, é calculada, para ser medida terias que fazer ciclos completos para teres em conta o impacto da degradação e temperatura na bateria, o SoC é direto, X tensão com Y corrente dará um valor de SoC a atualização deste é que puderá ter velocidades diferentes consoante a corrente.pbaptista Escreveu: ↑26 fev 2024, 00:31
A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria.
Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
Mas como posso estar errado explica como medes a energia resisual da bateria.
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Re: Consumo carro VS carregamento
Eu não estou preocupado com a energia residual da bateria, quero saber quanta energia gasto para carregar a bateria e desta quanta fica na bateria e que fatores podem influenciar esta relação e quero saber a degradação da bateria.civic Escreveu: ↑26 fev 2024, 09:43Se a tua formação base é nas ciências tecnologicas saberás que a energia não é medida neste caso, é calculada, para ser medida terias que fazer ciclos completos para teres em conta o impacto da degradação e temperatura na bateria, o SoC é direto, X tensão com Y corrente dará um valor de SoC a atualização deste é que puderá ter velocidades diferentes consoante a corrente.pbaptista Escreveu: ↑26 fev 2024, 00:31
A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria.
Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
Mas como posso estar errado explica como medes a energia resisual da bateria.
Assim, o que para mim conta é que energia tenho na bateria quando tenho o SOC a 80% e como este valor varia o longo do tempo, que valor de capacidade total tenho na bateria e como este varia ao longo do tempo e os dados que tenho obtido são consistentes com a energia gasta a carregar a bateria e os km que consigo andar, no mesmo percurso, partindo do mesmo SOC.
Não tenho incoerências relevantes, se o o carscanner diz que a bateria tem mais 20kWh e o carro diz que andei 100km e gastei 20kWh, quando vou ver a energia na bateria esta tem +/- menos 20kWh, as variações até agora têm sido entre 0,1 e 0,2 /100km. Até agora está tudo certo, infelizmente até a degradação.
Aquela diferença que referes foi um salto da degradação, como já aconteceu anteirormente, está muitos meses dentro de um intervalo e depois cai um pouco e nunca mais sobe aos valores anteriores, que conclusão tiras destes factos? Eu gostava que não fosse degradação, mas se tiveres outra explicação força.
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Re: Consumo carro VS carregamento
A energia que tens quando está a 80% é a energia residual nesse SoC, como não te interessa? É só o que interessa para o que estamos a discutir.
O facto é que a energia nesse ponto, tal como noutro qualquer é disponibilizada por um calculo, o SoC é um valor dinâmico e real, pode é estar desfasado consoante o valor de atualiação do carro (por norma definido pela corrente utilizada), por isso é que se fores a apertar com o carro notas isso logo no SoC mas mas em termos de energia demora bem mais, também é por isso é que depois de algum tempo vê mais energia do que quando paraste, porque o SoC é real (Tensão/corrente) a energia é calculada conforme a situação e tal como dizes mete um valor teórico de degradação e temperatura.
Eu confio mais no SoC do que na energia declarada pelo BMS, basta ver que para teres o SoC baste definires um valor minimo e maximo de tensão para o confrontares com a corrente, depois só tens que definir patamares e tens a tua escala de SoC, a energia é preciso fazeres calculos e colocares cenários teoricos para chegares a um valor, tal como o SoH, basta ver o videos do Bjorn e ver que ele vai sempre ao valor mais baixo possivel da bateria para que dessa forma contabilizar a energia, pois é uma calibração que faz ao sistema, quanto menos energia tiveres na bateria menor o erro. De outra forma simplesmente não confia nos numeros indicados, podes fazer o teste de levar a bateria ao fundo e depois confronta o antes e o depois.
Por outro lado, não é facil pedir valores de energia ao pessoal, só pensei na tabela com dados faceis de adquirir.
O facto é que a energia nesse ponto, tal como noutro qualquer é disponibilizada por um calculo, o SoC é um valor dinâmico e real, pode é estar desfasado consoante o valor de atualiação do carro (por norma definido pela corrente utilizada), por isso é que se fores a apertar com o carro notas isso logo no SoC mas mas em termos de energia demora bem mais, também é por isso é que depois de algum tempo vê mais energia do que quando paraste, porque o SoC é real (Tensão/corrente) a energia é calculada conforme a situação e tal como dizes mete um valor teórico de degradação e temperatura.
Eu confio mais no SoC do que na energia declarada pelo BMS, basta ver que para teres o SoC baste definires um valor minimo e maximo de tensão para o confrontares com a corrente, depois só tens que definir patamares e tens a tua escala de SoC, a energia é preciso fazeres calculos e colocares cenários teoricos para chegares a um valor, tal como o SoH, basta ver o videos do Bjorn e ver que ele vai sempre ao valor mais baixo possivel da bateria para que dessa forma contabilizar a energia, pois é uma calibração que faz ao sistema, quanto menos energia tiveres na bateria menor o erro. De outra forma simplesmente não confia nos numeros indicados, podes fazer o teste de levar a bateria ao fundo e depois confronta o antes e o depois.
Por outro lado, não é facil pedir valores de energia ao pessoal, só pensei na tabela com dados faceis de adquirir.
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Re: Consumo carro VS carregamento
Deixo-te duas fotos de leituras, há muitos mais sensores, no ecra principal tenho esses.civic Escreveu: ↑26 fev 2024, 13:58A energia que tens quando está a 80% é a energia residual nesse SoC, como não te interessa? É só o que interessa para o que estamos a discutir.
O facto é que a energia nesse ponto, tal como noutro qualquer é disponibilizada por um calculo, o SoC é um valor dinâmico e real, pode é estar desfasado consoante o valor de atualiação do carro (por norma definido pela corrente utilizada), por isso é que se fores a apertar com o carro notas isso logo no SoC mas mas em termos de energia demora bem mais, também é por isso é que depois de algum tempo vê mais energia do que quando paraste, porque o SoC é real (Tensão/corrente) a energia é calculada conforme a situação e tal como dizes mete um valor teórico de degradação e temperatura.
Eu confio mais no SoC do que na energia declarada pelo BMS, basta ver que para teres o SoC baste definires um valor minimo e maximo de tensão para o confrontares com a corrente, depois só tens que definir patamares e tens a tua escala de SoC, a energia é preciso fazeres calculos e colocares cenários teoricos para chegares a um valor, tal como o SoH, basta ver o videos do Bjorn e ver que ele vai sempre ao valor mais baixo possivel da bateria para que dessa forma contabilizar a energia, pois é uma calibração que faz ao sistema, quanto menos energia tiveres na bateria menor o erro. De outra forma simplesmente não confia nos numeros indicados, podes fazer o teste de levar a bateria ao fundo e depois confronta o antes e o depois.
Por outro lado, não é facil pedir valores de energia ao pessoal, só pensei na tabela com dados faceis de adquirir.
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Re: Consumo carro VS carregamento
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