Preço da bateria de substituição 30kwh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por beme83 » 02 out 2019, 09:46

O que penso que aconteceu foi que com a venda da empresa das baterias por parte da Nissan https://electrek.co/2018/08/03/nissan-s ... -division/ a mesma não assegurou o preço por x anos e os novos donos querem é ganhar dinheiro ou empurrarem os utilizadores para as novas baterias comprando novo carro. O ideal seria mesmo possibilitar o retrofit das novas baterias e assim com a economia de escala não eram apresentados estes valores absurdos. Como dono de um leaf de 24kw fico a pensar no que sairá desta salsada....

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Filipe » 02 out 2019, 10:27

Por outro lado esta situação vai de certeza provocar o aparecimento de novos montadores de packs de baterias baratas (competição) :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por noway » 02 out 2019, 10:28

Nem mais. Não estou assim tão preocupado com isto. Nunca contei que a substituição das baterias passasse pelas próprias marcas e estou à espera que seja feito por outros (3rd parties). Mas acho que tem de haver uma directiva Europeia/Mundial que obrigue os construtores de automóveis a abrirem o protocolo de emparelhamento das baterias e comunicação com as mesmas para NUNCA deixar que um bem como um automóvel seja descartável como se fosse um telemóvel. É que há efectivamente um grande impacto ambiental na construção de um veículo e não podemos dar-nos ao luxo de comprarmos carros de 10 em 10 anos por causa deste pormenor. Ainda acrescento que daqui a 10 anos o meu Leaf 40 poderá passar a ser um Leaf 80 se esse mercado abrir. Como disse... não estou muito preocupado para já.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por noway » 02 out 2019, 10:34

Mas devemos fazer barulho... MUITO BARULHO sobre isto. Não podemos ficar reféns das marcas e da obscelência das respectivas baterias que podem impedir futuros compradores de darem o salto para a ME. A União Europeia deverá ter mão pesada nesta demanda!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3008
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Nonnus » 02 out 2019, 10:39

civic Escreveu:
02 out 2019, 08:20
É irrelevante na tua opinião, mas como isto não é um monologo... Uma coisa é falar do ridiculo que é esta situação com a Nissan criada em torno deste valor dado por um concessionário, outra coisa é dizer que as outras marcas é que são boas sem acrescentar valores nenhuns, isso é desinformação, portanto acho muito relevante para esta discussão, sim, esclarecer esses pontos que não são verdade.
Alem de que a Nissan é a primeira a ter EVs fora da garantia, nada nos diz que se optar por este caminho que os outros não a sigam, um pouco à semelhança dos CIs, ninguem questiona comprar um motor novo na marca, eu pelo menos não conheço ninguém que alguma vez o tenha feito. Por isso sim, é relevante juntar outras marcas à discussão mas com dados não com desinformação, pois este problema pode não sere um problema Nissan mas um problema EV.
civic acho que escreves mais pela emoção do com a razão e isso é mau. A realidade que conheces não quer dizer que seja a verdade absoluta. Trabalho numa empresa que representa a Toyota e New Holland e temos clientes que optam comprar motores na nossas instalações, e posso-te dizer que não são motores de 5000€.

Pelas discussões que já tivemos anteriormente sabemos que achas o sistema do Nissan Leaf bom, o rapidgate etc e tal, e eu até concordo contigo que em 90% dos casos serve perfeitamente, ainda para mais num país como o nosso, mas dai querer passar a ideia que o sistema é tão bom ou melhor que um sistema com arrefecimento activo, isso é que é desinformação.

Todos sabemos que as células acima dos 40º sofrem bastante e basta ver os DB´s de pessoas que fazem Lisboa - Porto - Lisboa no mesmo dia que a bateria rapidamente chega aos 50º, o que não acontecia com um sistema activo de arrefecimento, logo nunca podes querer comparar os dois sistemas. Dizer que o pack do Leaf esta tão bem isolado que a temperatura é uniforme dentro do pack é uma mais valia também não vem provar nada, alias, só vem dizer que todas as células vão sofrer de igual modo e que em vez degradação ser apenas num modulo vai ocorrer em todo o pack. Onde é que isto pode ser considerado uma mais valia?

Os motores a combustão quando foram criados era arrefecidos a AR, hoje em dia são todos com refrigeração liquida. Achas que é só porque sim (se quiseres posso explicar como funciona) ? Basta perceber um bocadinho de física para perceber as vantagens, e mesmo que não se perceba nada de física (que penso que não é o teu caso), basta perceber que se todas a marcas optaram por este sistema porque é melhor que o anterior. Mesmo a Nissan dotou a ENV200 com refrigeração. Porquê, senão tem vantagens?

Comparar o sistema da Tesla com o da Nissan Leaf não faz qualquer sentido. Podes ter lido muito, e até ter visto muitos videos, mas garanto-te que no dia que sejas tu a ter a experiência inloco de um Tesla a carregar, vais ver o quanto o sistema da Tesla é mais avançado, e quem diz da Tesla, diz de todos os carros com sistema de arrefecimento activo da bateria.

A maneira como queres defender a tua ideia vai contra a tudo aquilo que esta mais que estudado e do ponto de vista cientifico não faz qualquer sentido, dai eu dizer que escreves pela emoção e não com a razão. O Leaf é um bom VE (tenho um ;) ), mas existem melhores e existem piores.

Ultimo exemplo. Quando estas em casa numa noite de verão com 30º (aqui no Alentejo acontece) o que é que arrefece melhor a casa? Abrir as janelas (sistema passivo) ou ligares o AR condicionado (sistema activo)? Acho que até os meus filhos percebem isto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por kony76 » 02 out 2019, 10:48

Civic, parabéns pelos esclarecimentos. O outro utilizador, quando parece ter ficado sem argumentes e desapareceu. Anda aí uma moda tremenda em atacar o Leaf. Parece que passou a ser o pior carro do mundo. Não se pode comparar Teslas a Leafs.
Todos sabemos que os Teslas são melhores, mas uns custavam uns 30K, outros mais de 100K naqueles anos de 2013 e 2014.

Quanto a este assunto da bateria, é inacreditável que a Nissan faça uma coisa destas. Logo veremos se é um erro temporal, se a Nissan vai manter esta lógica, ou então, como ja se referiu neste tópico, isto venha a ser pratica habitual nas outras marcas também, depois dos carros terminarem as baterias. Esperemos que não, pois será certamente mais um entrave à ME.

Para já, não me preocupo muito, ainda tenho mais 7 anos de garantia, e neste tempo muita coisa há-de acontecer.

civic
Mensagens: 1615
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 02 out 2019, 11:08

Nonnus Escreveu:
02 out 2019, 10:39
civic acho que escreves mais pela emoção do com a razão e isso é mau. A realidade que conheces não quer dizer que seja a verdade absoluta. Trabalho numa empresa que representa a Toyota e New Holland e temos clientes que optam comprar motores na nossas instalações, e posso-te dizer que não são motores de 5000€.

Pelas discussões que já tivemos anteriormente sabemos que achas o sistema do Nissan Leaf bom, o rapidgate etc e tal, e eu até concordo contigo que em 90% dos casos serve perfeitamente, ainda para mais num país como o nosso, mas dai querer passar a ideia que o sistema é tão bom ou melhor que um sistema com arrefecimento activo, isso é que é desinformação.

Todos sabemos que as células acima dos 40º sofrem bastante e basta ver os DB´s de pessoas que fazem Lisboa - Porto - Lisboa no mesmo dia que a bateria rapidamente chega aos 50º, o que não acontecia com um sistema activo de arrefecimento, logo nunca podes querer comparar os dois sistemas. Dizer que o pack do Leaf esta tão bem isolado que a temperatura é uniforme dentro do pack é uma mais valia também não vem provar nada, alias, só vem dizer que todas as células vão sofrer de igual modo e que em vez degradação ser apenas num modulo vai ocorrer em todo o pack. Onde é que isto pode ser considerado uma mais valia?

Os motores a combustão quando foram criados era arrefecidos a AR, hoje em dia são todos com refrigeração liquida. Achas que é só porque sim (se quiseres posso explicar como funciona) ? Basta perceber um bocadinho de física para perceber as vantagens, e mesmo que não se perceba nada de física (que penso que não é o teu caso), basta perceber que se todas a marcas optaram por este sistema porque é melhor que o anterior. Mesmo a Nissan dotou a ENV200 com refrigeração. Porquê, senão tem vantagens?

Comparar o sistema da Tesla com o da Nissan Leaf não faz qualquer sentido. Podes ter lido muito, e até ter visto muitos videos, mas garanto-te que no dia que sejas tu a ter a experiência inloco de um Tesla a carregar, vais ver o quanto o sistema da Tesla é mais avançado, e quem diz da Tesla, diz de todos os carros com sistema de arrefecimento activo da bateria.

A maneira como queres defender a tua ideia vai contra a tudo aquilo que esta mais que estudado e do ponto de vista cientifico não faz qualquer sentido, dai eu dizer que escreves pela emoção e não com a razão. O Leaf é um bom VE (tenho um ;) ), mas existem melhores e existem piores.

Ultimo exemplo. Quando estas em casa numa noite de verão com 30º (aqui no Alentejo acontece) o que é que arrefece melhor a casa? Abrir as janelas (sistema passivo) ou ligares o AR condicionado (sistema activo)? Acho que até os meus filhos percebem isto.
Eu falei com a razão e não com a emoção, alias, sempre o referi aqui, comprei o LEAF porque era o que havia na altura, e hoje compraria-o na mesma, antes de o fazer fiz muita pesquisa e vi que para mim chegava e sobrava, até tenho feito tudo com ele que nem sequer estava nos meus planos iniciais, os Teslas podem ser melhores em quase tudo, mas não são em tudo, são piores no preço, na assistência e na fiabilidade, estes items são inquestionaveis, por isso, continuava a comprar o LEAF.
O exemplo que dei de um motor foi um negocio que presenciei, é um facto, não é uma opinião ou emoção.
A questão aqui é o disse que disse, coloquei o preço da Nissan para os modulos das baterias, parece que ninguém viu esse post, aqui já dá perceber que o pessoal quer é sangue, ou seja, a Nissan baixou o preço dos módulos e sobe o preço do pack, ninguém acha isso estranho?
Estou aqui para debater qualquer assunto com factos, não com picardias nem medição de pilinhas. Espero sempre aprender alguma coisa, mas não com desinformação, a Nissan como é sabido não conseguiu vender a sua parte da AESC, aliás até estão actualmente a construir uma fabrica na China.

https://www.electrive.com/2019/04/16/ae ... -capacity/
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por VETL » 02 out 2019, 11:58

civic Escreveu:
02 out 2019, 09:11
Os preços dos modulos em separado até baixaram na loja online da marca.

https://www.nissanpartsdeal.com/parts/n ... 3na9a.html
Pode ser um facto. Mas não deixa de continuar a ser um valor absurdo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por rimsilva » 02 out 2019, 12:15

Filipe Escreveu:
02 out 2019, 10:27
Por outro lado esta situação vai de certeza provocar o aparecimento de novos montadores de packs de baterias baratas (competição) :roll:
O principal aspecto para mim neste tópico é a resposta oficial da Nissan que o mrj referiu.

Depois é esse aspecto acima referido, quando comprei o meu VE foi esse o meu pensamento e nunca na marca, aliás a BMW é outra das marcas que parece que se está a portar mal, uma vez que agora tudo indica que deixou de permitir upgrades.

O facto dos produtores de baterias serem independentes dos construtores e um aspecto muito importante.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por VETL » 02 out 2019, 12:18

civic Escreveu:
02 out 2019, 11:08
...os Teslas podem ser melhores em quase tudo, mas não são em tudo, são piores no preço, na assistência e na fiabilidade, estes items são inquestionaveis...
Até ao Leaf 30 ou até ao ano passado, era de facto inquestionável essa cena da fiabilidade e assistência na Nissan.
Com o Leaf 40 e olhando só para o grupo do facebook deste Fórum, subiram consideravelmente os relatos de problemas diversos e queixas, principalmente nesta nova geração com ecrãn de 8''.
O meu Nissan Leaf 30 em resultado de um acidente, esteve este verão mais de 3 meses na oficina, apenas à espera de peças e com umas peripécias inacreditáveis.
Olhando para os grupos da Tesla, as queixas e relatos de problemas continuam no seu ritmo constante desde há vários anos, apesar das vendas estarem a disparar de forma vertiginosa.

Isto é só uma percepção a olho - uma sensação, sem qualquer análise concreta de dados. Ainda assim, não deve andar muito longe da realidade que a fiabilidade na Tesla está numa linha exponencial crescente contra uma linha em queda livre de fiabilidade, assistência e satisfação do cliente Nissan. Não sei até se essa linha da Nissan não estará já abaixo da da Tesla.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”