Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

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RNM
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por RNM » 06 mar 2017, 19:40

sparrow Escreveu: dá para pôr Like como no Facebook?
:lol:
jfr2006 Escreveu:No caso de mudança de 24 para 30, a questão nem se deve por, mas no caso de uma mudança para mais capacidade (por exemplo, para 48kWh), o tempo de carga em DC vai estar apenas dependente do posto, ou vai passar a demorar 1 hora?
Fazendo a troca de bateria, com o mínimo de intervenção possível no carro, o limite continuará nos 125A (~50kW). Ou seja, fazendo a troca por uma bateria de 30 kWh ficaremos com carga mais rápida, tal como acontece com os Leaf com a bateria original de 30.

No caso de 48 kWh (ou o que for), temos a hipótese de continuar com 50 kW DC ou instalar um novo controlador e ficha DC para potências mais elevadas.

FullElectric
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por FullElectric » 06 mar 2017, 21:24

Estou a adorar este tópico. Força Rodrigo, espero que consigas levar este projeto a bom porto

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mjr
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por mjr » 06 mar 2017, 22:45

Do que já li, a principal dificuldade tem a ver com um emparelharento que é feito entre o controlador principal do carro e o LBC que está na bateria. Mas não sei quão difícil é dar a volta a isso (se o protocolo é encriptado por exemplo).

Uma solução mais simples seria usar o mesmo LBC da bateria antiga com a nova química, mas com resultados imprevisíveis relativamente a como o LBC iria interpretar uma bateria maior e com uma química diferente.
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por BrunoAlves » 06 mar 2017, 23:05

A bateria igual (mesma capacidade) parece ser mesmo assim, trocas os módulos, trocas as barras dc e manténs o LBC original, que já está emparelhado com o carro. Ainda ontem vi um vídeo que mostrava um tipo a fazer isso.
edit:
https://youtu.be/d-ka4-mG_0I
https://youtu.be/9DQREzvj65Y

Para as de 30kWh não sei mas o que li tinha a ver com pinout diferente e tramas diferentes no CAN. Para este caso deve ser sempre preciso acesso ao Consult ou a outra ferramenta do género
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por mjr » 07 mar 2017, 00:13

Adaptando o pinout dá para ligar as células de 80Ah ao LBC de 65Ah. Mas o comportamento do LBC com uma célula com mais capacidade e uma curva de descarga diferente é que não sei prever. No mínimo iria indicar uma reserva enorme, pois o joelho das células de 65Ah anda pelos 3,7V e nas de 80Ah pelos 3,4V.
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por RJSC » 07 mar 2017, 00:24

Mesmo 30kWh é curto.
Houvesse pack de 40kWh como no ZOE e trocava já!

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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por sparrow » 07 mar 2017, 00:38

mjr Escreveu:Adaptando o pinout dá para ligar as células de 80Ah ao LBC de 65Ah. Mas o comportamento do LBC com uma célula com mais capacidade e uma curva de descarga diferente é que não sei prever. No mínimo iria indicar uma reserva enorme, pois o joelho das células de 65Ah anda pelos 3,7V e nas de 80Ah pelos 3,4V.
É provável que o GOM fique um bocado marado e os consumos não correspondam ao real... Mas se for só isso ta-se bem!

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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por Filipe » 07 mar 2017, 01:56

RJSC Escreveu:Mesmo 30kWh é curto.
Houvesse pack de 40kWh como no ZOE e trocava já!
Continuo com a esperança dum Leaf 40, como pré 60 do de 2018. 8-)
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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por RNM » 07 mar 2017, 02:04

Trocando uma bateria de 24 por outra igual, eu diria que a melhor maneira seria a apresentada nos vídeos que o Bruno partilhou (não tendo acesso ao Consult com todos os níveis de permissões necessários).
Mesmo na troca por troca, há que fazer reset às barras de degradação com o Consult (para fazer um serviço em condições)

Trocando para 30, como diz o MJR e bem, o problema será a grande diferença entre as curvas de descarga das diferentes químicas. A 3.7 V, uma bateria de 24 já descarregou mais de 80% da sua energia, dando o aviso de bateria fraca. Só trocando os módulos, a bateria de 30 a 3.7 V (e as restantes químicas disponíveis noutros carros) ainda só descarregou ~50%. Agora imaginem usar metade da autonomia do carro com o aviso de bateria fraca...

Há um homem que afirma ter electrónica para adaptar uma bateria de 30 num carro de 24, mas ainda não vi nada...
Agora para Março, tenho um amigo que vai trazer um LBC e vamos começar a fazer engenharia inversa.
E com isso feito, qualquer bateria passará a ser compatível com os nossos carros, até Tesla.

Uma coisa podem ter a certeza, sejamos nós a fazer engenharia ou outras pessoas quaisquer por esse mundo fora, uma coisa é certa: está por meses arranjar solução.

O Leaf de 40 deve sair este ano e o de 60 kWh já andam a testar 1.5 anos

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Re: Troca de packs de bateria, alternativas às marcas

Mensagem por MVS » 07 mar 2017, 13:12

RNM Escreveu:À medida que vou falando com mais gente fora de Portugal, estou cada vez mais confiante de que teremos solução para meter baterias de 30 kWh nos carros de 24 kWh ainda este ano.
Quem puder aguardar por desenvolvimentos nesta matéria, não vá à Nissan deixar 7k por uma bateria de 24 kWh, arrepender-se-á.
Cada vez tenho mais a certeza de que um upgrade para 30 kWh fora da marca será mais barato que 24 kWh na marca.
Seria óptimo para todos mas na minha opinião estão a ser criadas aqui falsas expectativas.
O acima exposto implicaria comprar de forma pontual material nas mesmas condições comparativamente a um grande fabricante automóvel com contratos de longa duração.
Não é simplesmente plausível.

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